7 atividades e trabalhos manuais sensoriais para crianças inquietas

As atividades e trabalhos manuais sensoriais trazem muitos benefícios para o desenvolvimento infantil. Além disso, são perfeitos para crianças que têm muita energia.
7 atividades e trabalhos manuais sensoriais para crianças inquietas

Última atualização: 20 Dezembro, 2020

Você tem em casa um pequeno que não para quieto? Você não sabe mais o que fazer para distraí-lo? A seguir, trazemos algumas ideias de atividades e trabalhos manuais sensoriais para crianças inquietas com os quais o seu filho passará momentos muito divertidos. Além disso, certamente essas atividades vão favorecer o seu desenvolvimento integral.

As atividades sensoriais ajudam a desenvolver a imaginação e a motricidade fina dos pequenos. Além disso, esses trabalhos manuais também ajudam a orientar o excesso de energia e frustração e trazem enormes benefícios e aprendizados por meio da descoberta e da experimentação.

Benefícios das atividades e trabalhos manuais sensoriais para crianças inquietas

São muitos os benefícios que os estímulos sensoriais podem trazer para as crianças. Além disso, eles também ajudam os pequenos mais inquietos a canalizar a sua energia para atividades educativas que vão beneficiar o seu desenvolvimento. Veremos alguns desses benefícios:

atividades e trabalhos manuais sensoriais para crianças inquietas

  • Relaxam, acalmam e desaceleram crianças que estão agitadas. Essas atividades fazem com que elas parem para observar, interagir, raciocinar, pensar…
  • Melhoram a motricidade fina dos pequenos, já que em muitas dessas atividades é necessário usar os dedos, as mãos, pegar objetos pequenos ou até mesmo usar pinças.
  • Aumentam a sua autoestima e segurança, pois são atividades nas quais terão sucesso garantido. Isso, para crianças com facilidade para se frustrar ou que não tem autoconfiança, é muito útil, pois, quando fizerem a atividade, perceberão que se saíram bem.
  • Encorajam habilidades sociais, especialmente se as crianças tiverem que interagir com outras crianças ou adultos.

Algumas atividades e trabalhos manuais sensoriais para crianças inquietas

Já vimos os enormes benefícios das atividades sensoriais para as crianças, por isso não perca alguns destes trabalhos manuais e exercícios que podem ser realizados com os pequenos.

Sacos sensoriais

Os sacos sensoriais podem se tornar uma das melhores atividades e trabalhos manuais sensoriais para crianças inquietas. Através desses sacos, os pequenos podem explorar o mundo sem sujar tudo.

Aqui podemos usar a nossa imaginação para encher esses sacos e, quando estiverem prontos, as crianças poderão desfrutar das diferentes experiências que eles proporcionam. Vamos precisar de:

  • Sacos para congelador. Podemos usar dois para garantir que o conteúdo não vaze.
  • Gel, creme de barbear, corante, purpurina, pequenos objetos chamativos, letras e números, bolas de gude, etc.
  • Água, óleo de bebê…

Com todos esses materiais, vamos criar o saco sensorial. Podemos colocar gel e letras para que possam manipulá-las juntamente com a viscosidade do gel. Além disso, também podemos usar espuma de barbear com diferentes cores, para que possam misturar… Aqui quem manda é a imaginação!

Massa sensorial

Essa massa é ideal, pois pode ser líquida e dura ao mesmo tempo. É muito divertida e, além disso, as crianças não correm perigo ao colocá-la na boca porque ela é feita de amido de milho e água. É uma forma de observar diferentes texturas em uma única massa.

Bolhas

Qual criança nunca brincou com bolhas? Além disso, elas adoram essa atividade. Essa brincadeira deve ser feita, idealmente, em um quintal, uma varanda ou um jardim, para que o chão da sua casa não fique manchado.

É muito útil para focar o olhar das crianças enquanto elas observam as bolhas. Além disso, também favorecerá o desenvolvimento da habilidade de causa e efeito, pois, ao tocar as bolhas, elas explodem.

Massa de modelar natural

Trabalhar com massa de modelar é algo que todos gostamos e que é relaxante. Nós mesmos podemos fazer a massa de modelar ou podemos usar argila e brincar de modelar com os nossos filhos. Dessa forma, eles vão exercitar a motricidade das mãos e dos dedos, e promover a sua criatividade. A agradável sensação de manusear a massa de modelar fará com que relaxem aos poucos.

Outras atividades e trabalhos manuais sensoriais para crianças inquietas

atividades e trabalhos manuais sensoriais para crianças inquietas

Painel sensorial

Podemos fazer um painel sensorial com diferentes texturas para que os pequenos possam tocar cada uma delas e experimentar as diferentes sensações transmitidas.

Papelão, tecidos, botões, lã, esponja, penas, conchas, palitos de madeira, macarrão… Com todos esses materiais, além de qualquer outro que se possa imaginar, podemos criar o nosso quadro sensorial para que as crianças possam experimentar as diferentes sensações oferecidas ao tocar cada um desses objetos.

Garrafas sensoriais 

Para fazer essa atividade, precisaremos de uma garrafa de plástico. Nela, podemos colocar arroz, lentilha, água, bolinhas que incham na água, óleo, purpurina, corante, etc.

Podemos usar os materiais que quisermos e combiná-los de acordo com a nossa preferência para criar essa garrafa sensorial, que fará com que a criança passe um tempo se divertindo ao agitá-la, vendo o barulho que ela faz ou o que está dentro dela.

Mesa pegajosa

Com a mesa pegajosa, estaremos promovendo o pensamento da criança, pois ela observará que tudo o que deixar na mesa ficará preso. É ideal para desenvolver a motricidade fina, para fazer a pinça com os dedos e para melhorar a concentração e as habilidades analíticas.

Podemos fazer essa mesa pegajosa com papel contact e fita adesiva. Para isso, devemos colocar o papel contact na mesa, colando-o com a fita adesiva. Assim, transformamos uma mesa normal em uma pegajosa.

Em suma, as atividades e trabalhos manuais sensoriais para crianças inquietas são uma ótima maneira para que elas aprendam enquanto canalizam o excesso de energia. Elas exploram o ambiente, experimentam diferentes jogos sensoriais e se divertem por meio dos sentidos.

Os diferentes estímulos sensoriais proporcionam inúmeros benefícios para o desenvolvimento da inteligência, do pensamento e da linguagem. Além disso, essas atividades também permitem que a criança analise e entenda o que está acontecendo ao seu redor. Então, o que você está esperando para colocá-las em prática com os seus filhos?

Pode interessar a você...
Histórias de ninar para garotas rebeldes
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Histórias de ninar para garotas rebeldes

Histórias de ninar para garotas rebeldes vai quebrar estereótipos por meio das mulheres que deixaram a sua marca na história.