7 maneiras de ajudar as crianças a relaxar sem tecnologia

As crianças podem relaxar sem tecnologia! Vamos te contar como isso pode ser feito por meio das propostas que vamos apresentar a seguir.
7 maneiras de ajudar as crianças a relaxar sem tecnologia

Última atualização: 12 Dezembro, 2020

Atualmente, muitas famílias permitem que as crianças passem várias horas por dia diante das telas, embora não haja nada de errado nisso se controlarmos o tempo e o conteúdo. No entanto, isso não pode ser usado para fazê-las relaxar.

A tecnologia, com a luz que emite, estimula a mente das crianças e, dessa forma, elas têm muita dificuldade para relaxar se estiverem diante da tela de um celular, por exemplo. Por isso, não perca essas maneiras de ajudar os seus filhos a relaxar sem tecnologia.

As crianças precisam de tempo suficiente durante o dia para relaxar e descansar, pois isso é necessário para o seu desenvolvimento cerebral e o seu bom crescimento. Além disso, elas terão tempo para ler, pintar ou brincar tranquilamente. São momentos maravilhosos nos quais os pequenos não precisam das telas por perto para que possam relaxar.

Ajude os seus filhos a relaxar sem tecnologia

A seguir, vamos dar algumas ideias para que você possa ajudar os seus filhos a relaxar sem tecnologia e para que, além disso, eles tenham a capacidade de permanecer calmos (ou até mesmo entediados) e de não pensar na necessidade de ter as telas nas mãos para que o tempo passe mais rápido.

maneiras de ajudar os seus filhos a relaxar longe da tecnologia

Jogo livre sem tecnologia

Talvez você não pense que a hora de brincar seja um “relaxamento”, mas é algo essencial para os pequenos tirarem as telas de suas vidas por um momento e também é muito importante para as suas mentes em crescimento. Por isso, você deve garantir que as tardes incluam tempo suficiente para que os seus filhos sejam crianças.

Jogo criativo

O jogo criativo é fundamental para a mente das crianças. Seja pintando, fazendo trabalhos manuais ou apenas deixando a imaginação correr solta, deixar as crianças chegarem a um estado em que o tempo desaparece é uma ótima maneira de relaxar. Você vai adorar olhar para a sua sala de jogos e ver os seus filhos em seu pequeno mundo particular.

Faça com que se acostumem a ficar sem tecnologia

Uma das melhores maneiras de ajudar os pequenos a relaxar é relaxando junto com eles. Depois do jantar, por exemplo, você pode brincar com o seu filho mais velho ou dar um passeio, se o tempo permitir. Além disso, durante o dia, vocês podem jogar bola juntos. Isso vai ajudá-lo a queimar energia e será ótimo para que ambos possam descansar melhor à noite.

Além disso, você descobrirá que, ao passar mais tempo de qualidade com o seu filho fazendo coisas juntos, ele não precisará das telas para se divertir ou relaxar. Afinal, para o seu filho, a coisa mais especial do mundo é estar com você.

As rotinas antes de dormir

A hora de dormir pode ser um verdadeiro desafio para muitas famílias. Talvez os seus filhos fiquem mais agitados justamente quando faltam 10 minutos para irem para a cama. Contudo, se você estabelecer uma rotina, ela vai te salvar para que a hora de dormir seja mais tranquila tanto para eles quanto para você.

Além disso, você pode estender esses momentos, especialmente quando precisar de um tempo para que relaxem. O ideal é tomar um banho quente, jantar, fazer a higiene, ler uma história e depois dormir.

Música relaxante

A música relaxante é boa para relaxar o corpo e a mente. Encontre músicas de que todos gostem para ouvi-las à noite, feche os olhos e simplesmente aprecie a melodia. Essa é uma ótima maneira de se sentir melhor antes de dormir.

maneiras de ajudar os seus filhos a relaxar longe da tecnologia

Meditar em família

Existem algumas técnicas simples de respiração que fazem maravilhas nas crianças e as ajudam a relaxar. Ao fazer respirações para meditar com crianças pequenas, é normal que vocês acabem rindo de vez em quando, mas, depois de um minuto, vocês ficarão mais calmos e relaxados. Você vai se surpreender ao ver como isso funciona bem!

Massagens suaves

Às vezes, pode ser difícil fazer os seus filhos dormirem à noite, mas o que pode ajudar os pequenos de qualquer idade é fazer uma boa massagem. Embora fazer cócegas também seja um bom recurso…

As massagens podem ser feitas com uma loção à base de lavanda. Bebês e crianças pequenas parecem enfeitiçados sempre que saem da banheira e recebem uma massagem carinhosa em seus corpinhos. Eles gostam da sensação relaxante que isso proporciona!

Crianças sem tecnologia

Dar às nossas crianças a oportunidade de relaxar é muito importante para os seus corpos e mentes. O equilíbrio é o segredo para as crianças, e encorajar essas técnicas pode ajudar a tornar essas horas difíceis do dia mais fáceis para você e para elas. Entretanto, o que realmente importa é ajudar os seus filhos para que se acalmem sem tecnologia.

Eles devem compreender que são perfeitamente capazes de acalmar um humor agitado sem ter que ligar nenhum tipo de tela. Isso é essencial para que, conforme forem crescendo, eles tenham boas habilidades de enfrentamento em cada situação.

Pode interessar a você...
Dependência de crianças à tecnologia
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Dependência de crianças à tecnologia

A dependência de tecnologia pode se tornar um problema sério em crianças. Na verdade, chega a se transformar em doença inclusive em adultos.