Crianças que falam demais em sala de aula

11 de março de 2019
Se o seu filho fala demais na aula, saiba que é possível corrigir esse comportamento. No artigo a seguir, damos algumas dicas para conseguir. Anote!

As crianças que falam demais em sala de aula sofrem com um problema de atenção que pode afetar negativamente o desempenho escolar. Embora seja verdade que isso mostra que a criança tenha muitos amigos e facilidade para socializar, as conversas costumam acontecer na hora errada.


Essas situações são particularmente difíceis para os pais, uma vez que eles não estão na sala de aula para controlar o comportamento da criança.

Portanto, nestes casos, o mais importante é encontrar uma maneira de motivar a criança e explicar a importância de assistir às aulas.

Se você quiser que as crianças que falam demais em sala de aula mudem de comportamento, é recomendável ter uma conversa construtiva com elas.

O objetivo é descobrir por que elas se distraem tão facilmente, tentar incentivar a seguir as explicações do professor e, por fim, fazer com que elas deixem as conversas com os colegas para a hora do intervalo.

Uma vez que você permitir que a criança expresse a sua opinião sem interrompê-la, incentive-a a refletir sobre o próprio comportamento em sala de aula.

Descubra o motivo

Para corrigir certas atitudes, é necessário descobrir a origem do problema. Entre outras causas, pode ser devido aos seguintes fatores:

  • A criança tem a sensação de que é o único momento que recebe atenção, seja do professor ou de seus colegas.
  • Ela se sente entediada com a matéria e precisa de algo mais desafiador.
  • Tem dificuldades para entender o conteúdo.
  • Tem um colega falante ao lado dela.
  • Sente a necessidade de descansos físicos frequentes.
  • Não tem interesse em seguir as instruções do professor.
  • O professor não explica os conceitos da maneira mais didática para ela.
  • A criança apenas começou a ir à escola, ou mudou de escola, e se encontra em uma situação completamente nova.

Pratique em casa

Se você quer que o seu filho melhore o comportamento na escola, é importante praticar em casa. Você pode começar a colocar em prática alguns hábitos, como ensinar criança a ouvir e esperar a outra pessoa terminar para poder falar. Assim, ela vai aprender a controlar os seus impulsos.

Se o seu filho fala demais em sala de aula, pratique alguns hábitos em casa.

Por exemplo, evite que a criança interrompa as conversas. Se ela estiver falando demais, lembre-a de que ainda não é hora de conversar ou de que é hora de ficar mais calma e controlar os impulsos. Faça isso de uma maneira natural e respeitosa, e não como se ela tivesse feito algo errado.

Além disso, você também pode introduzir jogos que envolvam respeitar turnos. Por exemplo, os jogos de tabuleiro são uma atividade divertida e ideal para entender a necessidade de respeitar a vez do outro. Outra opção é inventar os seus próprios jogos de ouvir e falar, nos quais cada um se revezaria contando uma história, por exemplo.

O que fazer com as crianças que falam demais em sala de aula

Se você ver que o seu filho se distrai facilmente ou tem problemas de atenção na escola, talvez seja um boa oportunidade para trabalhar a atenção em casa. A seguir listamos alguns conselhos para fazer isso:

1. Mantenha um ambiente tranquilo em casa

O primeiro de nossos conselhos é que, na medida do possível, você tente não gritar com a criança e muito menos perder a cabeça. Manter um ambiente tranquilo em casa ajudará a minimizar as distrações do pequeno.

2. Limite de distrações em casa

Para ajudar a criança a não se distrair, recomendamos limitar a quantidade de tempo gasto na frente da televisão pois pode interferir na sua capacidade de concentração.

Da mesma forma, é importante controlar o tempo que elas passam brincando com o videogame ou outros aparelhos eletrônicos. Isso fará com que se concentrem mais em sala de aula.

Se você quiser que as crianças que falam demais na aula mudem de comportamento, é aconselhável ter uma conversa construtiva. O objetivo é descobrir por que elas se distraem com tanta facilidade.

3. Problemas de visão e audição

Se a criança começar a ter problemas de atenção na escola, leve ao pediatra para fazer um exame de visão e audição. De fato, às vezes os problemas de atenção da criança podem ser causados ​​por problemas para enxergar ou ouvir com clareza.

4. Mantenha uma atitude positiva na presença da criança

Se possível, recomendamos você a não discutir com o seu parceiro na frente das crianças. Essas discussões podem ter um grande impacto nelas e fazer com que tenham problemas de concentração na aula.

Além disso, é necessário compartilhar experiências e momentos positivos com a criança. Isso evitará motivos para causar ansiedade e, portanto, distração.

5. Passe mais tempo com o seu filho

Para melhorar a atenção da criança é necessário passar um tempo com ela todos os dias e realizar atividades em conjunto. Por exemplo, leia uma história, jogue um jogo de tabuleiro ou até mesmo pinte ou desenhe. Isso ajudará a desenvolver o interesse e a concentração na mesma atividade.

Embora pareça estranho, os jogos de tabuleiro beneficiam as crianças que falam demais em sala de aula.

6. Imponha regras em casa

Para que uma criança não tenha problemas de atenção, é preciso impor regras em casa. É essencial que elas sejam respeitadas, tanto pelo pai quanto pela mãe da criança.

Os pais devem estar de acordo com as regras que dizem respeito a seus filhos e apoiar um ao outro. Estar em sintonia em relação à disciplina é fundamental quando uma criança tem dificuldade para se concentrar.

Finalmente, lembre-se de que mudar o comportamento das crianças que falam demais em sala de aula é possível, sim. Tente colocar esse conselhos em prática. Recomendamos que você também seja paciente e dedique o tempo necessário para que o pequeno preste mais atenção. Com certeza você vai conseguir!