Cuidados com a pele do recém-nascido

5 de agosto de 2019
A pele dos bebês exige certas precauções que nem todos os pais conhecem. A limpeza, o sol e o banho são assuntos que geram muitas dúvidas.

A epiderme do bebê é diferente da de um adulto. Nos pequenos, a pele é ainda mais macia e delicada. Portanto, os cuidados com a pele do recém-nascido são muito importante. Neste artigo vamos contar as precauções necessárias para evitar irritações.


Conselhos e cuidados com a pele do recém-nascido

Quando um bebê nasce, ainda é um ser vulnerável em todos os sentidos, e isso inclui a sua pele. O órgão mais extenso do corpo é extremamente delicado durante os primeiros meses de vida e, portanto, é preciso levar em consideração certos cuidados. Veja alguns deles:

1. Limpar com sabão neutro

Há muitas opções de “sabonetes para bebês” no mercado, mas também se pode usar o sabonete neutro comum ou de glicerina. Consulte o pediatra para confirmar quais são os tipos mais apropriados. Em geral, evite sabonetes com perfumes e com pH muito ácido.

Além disso, lembre-se de que durante os primeiros dias o bebê não pode tomar banhos completos, uma vez que é preciso esperar até que o cordão umbilical caia. Nesse meio tempo, você pode limpar seu pequeno com um pano umedecido apenas com água e sabão.

2. Hidratar a pele

A pele de um bebê é mais hidratada do que a de um adulto. Quando se trata de um recém-nascido, não é necessário colocar nenhum tipo de creme ou hidratante, mesmo que sejam adequados para crianças.

Ao nascer, a pele do bebê é recoberta pelo que é conhecido como “vérnix caseoso”, que nada mais é do que uma camada que o protege. No entanto, com o tempo essa camada começa a sair e já terá desaparecido completamente quando o bebê começar a tomar banho.

A partir desse momento, a pele do bebê já pode receber certos produtos como hidratantes específicos para bebês, tanto em creme quanto em óleo. No entanto, é preciso estar atenta a sinais que podem indicar alergias, como o avermelhamento da pele. Nesse caso, suspenda o uso e consulte um médico.

Existem áreas que precisam de mais hidratação do que outras. Estas são: o queixo, as nádegas, atrás das orelhas ou em qualquer lugar onde se formam dobras.

O cuidado com a pele do recém-nascido é importante para evitar problemas como a dermatite.

3. Proteger do sol

Proteger do sol é um dos principais cuidados com a pele do recém-nascido, mesmo que seja inverno. Durante os primeiros meses de vida, a derme não possui melanócitos suficientes para ficar protegida dos raios solares. Além disso, não existem filtros solares adequados para crianças menores de seis meses.

Portanto, não exponha o bebê ao sol, não o leve à praia e, se estiverem passeando ao ar livre, cubra-o completamente com mangas compridas e chapéu.

4. Não dar banho todos os dias

Os bebês pequenos não ficam tão sujos quanto uma criança maior. Portanto, não é necessário dar banho diariamente.

Além de esperar que o cordão umbilical caia para dar o primeiro banho completo, é aconselhável fazer a limpeza por áreas. Esse cuidado deve ser tomado principalmente no verão, pois o bebê pode transpirar um pouco durante o sono.

“Lembre-se de que o bebê não pode tomar banho completamente durante os primeiros dias. É preciso esperar até que o cordão umbilical caia.”

5. Fazer massagens

Para que a pele do bebê fique ainda mais macia e bonita, nada melhor do que uma boa sessão de massagem com creme ou loção adequada.

Além de tudo, fortalece ainda mais o vínculo entre vocês. Você pode fazer à noite antes de dormir ou quando ele não parar de chorar, pois isso irá tranquilizá-lo.

6. Não esperar para trocar as fraldas

Outro cuidado com a pele do recém-nascido tem a ver com a área que a fralda cobre. Se ela não for trocada com frequência – quando tiver urinado ou defecado – aumentam as chances de o bebê apresentar assaduras, entre outros problemas.

Por isso, não deixe passar muito tempo para trocá-lo assim que perceber que o bebê fez as necessidades. Nesse momento, primeiro use toalhinhas ou panos especiais para limpar completamente a sujeira, especialmente na parte das dobras. Depois, espere a pele secar antes de colocar uma fralda nova.

Os cuidados com a pele do recém-nascido são importante para não trazer complicações

7. Escolher roupas de tecidos naturais

Tudo o que está em contato com a pele do bebê pode irritar ou causar alergias. Desde os primeiros dias de vida, é recomendável que você coloque apenas roupas de algodão ou de outro tecido natural.

É importante que as roupas não tenham substâncias químicas em sua confecção. Além disso é recomendável lavar com sabão neutro à mão e remover etiquetas ou costuras que possam incomodar.

Se você colocar essas dicas em prática e ter certos cuidados com a pele do recém-nascido, evitará que o bebê apresente dermatite, alergias e qualquer outro problema relacionado. Não hesite em fazer todo o possível para cuidar do bem-estar do seu pequeno.

  • Dumet J, Prado Z, Rivitti M. Children and newborn skin care and prevention. An Bras Dermatol. 2011; 86 (1): 102-10.
  • Sarkar, Rashmi & Basu, Srikanta & K Agrawal, R & Gupta, Piyush. (2010). Skin Care for the Newborn. Indian pediatrics. 47. 593-8. 10.1007/s13312-010-0132-0.