Ela não quis cuidar dos netos e preferiu viajar: essa atitude da avó é válida ou egoísta?

Uma avó brasileira realizou o sonho de viajar pelo mundo aos 62 anos. O evento viralizou e dividiu opiniões.
Ela não quis cuidar dos netos e preferiu viajar: essa atitude da avó é válida ou egoísta?

Última atualização: 17 Setembro, 2021

Josefa Fitosa, uma avó brasileira, decidiu deixar seu país e dar a volta ao mundo. A decisão foi tão radical que ela nem sequer cogitou a ideia de ficar para cuidar de um dos netos.

Esse sempre foi seu sonho, aposentar-se depois de trabalhar por muitos anos como assistente social e se dar a oportunidade de encontrar a liberdade. Por isso, quando esse momento chegou, ela saiu de casa, vendeu todos os seus pertences e começou a aventura com uma única mala de mão.

A viagem começou em 2017, ano em que fez um tour pela Europa. Posteriormente, voltou ao Brasil apenas para alugar sua casa e a partir de 2018 retomou a atividade de mochileira. Então, ela também passou a se aventurar em terras africanas e asiáticas.

Josefa conheceu um total de 40 países. Porém, sempre que a oportunidade se apresenta, afirma que a intenção é conhecer o máximo possível.


Continue lendo: O papel dos avós


[/ atomik -read-too]

As redes sociais foram o meio que ela encontrou para compartilhar suas experiências e motivar outras pessoas a lutarem por seus sonhos. No entanto, desde o primeiro momento recebeu várias críticas por não ter passado a terceira idade ao lado de seu neto.

Então, a avó não hesitou em se defender. “Há muita vida fora dessa caixa chamada casa. Não se torna avó para cuidar do neto”, disse Josefa Fitosa.

O que dizem os especialistas sobre a decisão da vovó?

Alguns especialistas encontraram motivos para entender o comportamento. Um deles é que muitos avós precisam de um espaço pessoal para realizar o dia a dia no seu próprio ritmo e encontrar sua realização própria.

Além disso, embora muitos avós se sintam realizados cuidando dos netos, não existe um manual afirmando que esse deva ser o destino de todos. Na verdade, se uma pessoa é forçada a isso apesar de se sentir despreparada, pode colocar sua saúde física e mental em risco.

Pode interessar a você...
A síndrome dos avós escravos
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A síndrome dos avós escravos

A síndrome dos avós escravos é considerada uma nova doença do século XXI. Inclusive, a OMS a reconhece como um abuso do papel dos avós.