10 curiosidades sobre a pele dos bebês

Os bebês têm a pele sensível e delicada, mas também muito macia e agradável ao toque. Aqui contamos algumas curiosidades que você provavelmente não conhece.
10 curiosidades sobre a pele dos bebês
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 13 abril, 2023

Além de muito macia, a pele do bebê é seu escudo contra os fatores agressivos do mundo exterior. Da mesma forma, conhecê-la e cuidar dela, além de interagir com todos os seus sentidos, promove um desenvolvimento saudável e nutre ainda mais o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Curiosidades da pele dos bebês

Com certeza, quando você segura o bebê nos braços não pensa nessas coisas, mas existem várias curiosidades sobre a sua pele que podem surpreender. A seguir, apresentamos dez dos dados mais impressionantes a esse respeito.

1. Mãos e pés frios

Os recém-nascidos costumam ter mãos e pés frios. Isso ocorre porque eles ainda não têm a capacidade de regular corretamente a temperatura e possuem um sistema circulatório que ainda não está totalmente amadurecido.

Nesta etapa, prioriza-se a distribuição do sangue para os órgãos vitais, de modo que as partes distais, como as extremidades, permanecem frias.

2. Marcas de nascença

Cerca de 1 em cada 3 bebês tem algum tipo de marca de nascença. A mais comum é a mancha salmão, que quando aparece no pescoço é chamada de bico de cegonha e quando aparece na testa, beijo de anjo.

De acordo com um estudo da Actas dermo-sifilograficas, a mancha salmão aparece em mais de 80% dos bebês.

Quando a mancha salmão aparece na testa do bebê, é chamada de “beijo do anjo”. Por outro lado, se aparecer no pescoço, é chamada de “bico de cegonha”.

3. Pelos em todo o corpo

Os recém-nascidos têm pelos por todo o corpo: costas, rosto, pernas, braços e até orelhas. Isso se chama lanugo e é o que lhe dá proteção dentro do útero. Na maioria dos casos, eles o perdem antes do nascimento, o digerem e o integram ao mecônio.

Outras crianças nascem com esse pelo, que cairá lenta e gradualmente.

4. Glândulas mamárias ativas

Alguns recém-nascidos podem produzir leite como resultado da estimulação dos hormônios maternos. Em alguns casos, o pediatra pode aconselhar uma leve pressão para drenar o conteúdo e evitar dores na região e a formação de cistos de gordura.

5. Não suam

O suor é uma das formas que o nosso corpo utiliza para regular a temperatura corporal, principalmente quando está calor ou quando se pratica exercício físico.

Embora as glândulas sudoríparas do recém-nascido sejam normais, elas são ineficazes no cumprimento de sua função. Por isso, é fundamental protegê-los do calor e do frio, já que são muito sensíveis.

6. Crescimento do cabelo

Alguns bebês nascem carecas e outros com muito cabelo. Isso ocorre porque a quantidade de cabelo com que nascem depende da quantidade de cabelo de seus pais, ou seja, de sua herança genética.

Na maioria dos casos, os cabelos escuros são mais aparentes e os cabelos claros, além de às vezes serem mais finos, podem ser menos visíveis. Da mesma forma, o cabelo que eles têm ao nascer não é o definitivo.

7. Pele diferente em comparação com os pais

A pele dos recém-nascidos é diferente da de um adulto. Embora pareça perfeita, é sensível e requer proteção e cuidados específicos durante os primeiros 12 meses.

Na verdade, alguns aspectos que a diferenciam da pele mais velha, de acordo com a Pharmaceutics, incluem:

  • Seca com mais facilidade.
  • Embora absorva mais umidade, também a perde mais rapidamente.
  • É mais propensa a irritações e alergias.
  • É 30% mais fina.
A higiene do bebê ajuda a cuidar da pele e a estimular os sentidos. Por exemplo, o olfato é muito importante, pois, entre outras coisas, os pequenos reconhecem a mãe pelo cheiro.

8. A higiene estimula os sentidos

Tanto quando se limpa a pele do recém-nascido ou quando se aplica uma emulsão hidratante, não só a sua pele delicada é cuidada. Essas rotinas diárias podem estimular vários sentidos, como o tato e o olfato.

Ao combinar o toque amoroso com fragrâncias agradáveis, são criadas memórias que durarão para o resto da vida. Na verdade, o olfato é o sentido mais poderoso dos bebês, que reconhecem a mãe pelo olfato.

9. A pele dos bebês tem memória

A pele é caracterizada por ter memória e acumular os danos sofridos desde a infância, por isso é tão importante que todos os cuidados necessários sejam levados em consideração e colocados em prática para protegê-la.

Por sua vez, funciona como uma barreira para evitar a invasão de germes e a perda de água, ao mesmo tempo que protege contra as mudanças de temperatura. Além disso, bloqueia os raios ultravioleta que podem ser prejudiciais.

10. Fenômeno Arlequim

Esse fenômeno ocorre com frequência em prematuros, nas primeiras semanas de vida. Consiste em que, ao colocar o bebê de lado, a metade do corpo que está apoiada assume uma cor vermelha intensa, enquanto o outro lado permanece pálido. Esse fenômeno é benigno e desaparece após alguns minutos quando o bebê é colocado de costas.

A pele temporária dos bebês

Fisiologicamente, os bebês apresentam imaturidade em seus sistemas reguladores do fluxo sanguíneo para a pele. Esta circunstância temporária é a causa de algumas curiosidades marcantes serem representadas neles.

No entanto, embora possam gerar alerta e preocupação nos pais, deve-se levar em consideração que são processos benignos e transitórios do recém-nascido.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Mack MC, Tierney NK, Ruvolo E Jr, Stamatas GN, Martin KM, Kollias N. Development of solar UVR-related pigmentation begins as early as the first summer of life. J Invest Dermatol. 2010 Sep;130(9):2335-8. doi: 10.1038/jid.2010.104. Epub 2010 Apr 29. Erratum in: J Invest Dermatol. 2011 Jun;131(6):1388. Ruvolo, Edvardo Jr [corrected to Ruvolo, Eduardo Jr]. PMID: 20428184.
  • Monteagudo B, Labandeira J, Acevedo A, Cabanillas M, León-Muiños E, Fernández-Prieto R, Toribio J. Mancha salmón: estudio descriptivo [Salmon patch: a descriptive study]. Actas Dermosifiliogr. 2011 Jan;102(1):24-7. Spanish. doi: 10.1016/j.ad.2010.06.019. Epub 2010 Dec 22. PMID: 21315858.
  • Verhave BL, Nassereddin A, Lappin SL. Embryology, Lanugo. 2021 Oct 18. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan–. PMID: 30252348.
  • Rahma A, Lane ME. Skin Barrier Function in Infants: Update and Outlook. Pharmaceutics. 2022 Feb 17;14(2):433. doi: 10.3390/pharmaceutics14020433. PMID: 35214165; PMCID: PMC8880311.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.