Temperatura basal na gravidez

Conhecer sua temperatura basal pode ajudar você a engravidar, saber se já está grávida e, se estiver, verificar se a gravidez está progredindo corretamente.
Temperatura basal na gravidez

Última atualização: 28 março, 2022

Você sabia que sua temperatura basal pode ajudar você a engravidar? Pode até dar pistas sobre se você já está esperando um bebê. A seguir, contamos tudo o que você precisa saber sobre a temperatura basal na gravidez.

A temperatura basal é a temperatura do nosso corpo quando está em repouso. É, em suma, a temperatura mais baixa que alcançamos.

Quando estamos tentando engravidar, um dos métodos se resume em calcular nossa temperatura basal, pois ela oscila ao longo do ciclo menstrual. Embora seja verdade que como método de concepção não é 100% preciso, pode ajudar.

Temperatura basal para engravidar

Ao longo do seu ciclo menstrual, a sua temperatura basal varia. Isso pode ajudar você a descobrir os dias em que está mais fértil. É importante conhecer a regularidade dos seus ciclos menstruais. Para fazer isso, meça sua temperatura basal por pelo menos três meses. Todos os dias, antes de sair da cama, meça e registre sua temperatura.

A normalização da menstruação demora um pouco.

A razão para fazer a medição antes de acordar é simples: atingimos nossa temperatura mais baixa no momento em que acordamos, por isso é a maneira perfeita de saber sua temperatura basal. Além disso, é recomendável que você tenha descansado, pelo menos, por cinco horas seguidas. Isso garantirá que seu corpo tenha atingido um estado de “descanso”.

A medida deve começar a partir do primeiro dia da menstruação. Você notará que sua temperatura aumenta aproximadamente 0,5º C ao longo do ciclo até o seu final.

O aumento da temperatura ocorre logo após a ovulação. Quando você estiver anotando por vários meses, encontrará uma regularidade nesse aumento de temperatura, o que a ajudará a prever quando ocorrerá novamente.

A ovulação ocorre dois a três dias antes do aumento da temperatura, e este é o momento perfeito para tentar engravidar.

Temperatura basal para saber se estou grávida

O aumento da temperatura durante o ciclo geralmente dura 2 ou 3 dias após a ovulação até que o período menstrual recomece, momento em que a temperatura cai novamente.

Ao medir a sua temperatura basal, se você verificar que esse aumento da temperatura se mantém para além de 18-20 dias, numa medição de aproximadamente 37º C, é provável que já esteja grávida.

Se isso acontecer com você, não hesite em fazer um teste de gravidez ou consultar seu médico para ter certeza de que você está esperando um bebê. A partir daí, a temperatura basal na gravidez terá diferentes flutuações.

“A união simbiótica tem seu padrão biológico na relação entre a gestante e o feto. São dois e, no entanto, apenas um”

-Erich Fromm-

Temperatura basal na gravidez

Uma vez que você já está grávida, sua temperatura basal também não permanecerá estável. No início da gravidez e até cerca de 10 semanas, sua temperatura ficará mais alta que o normal.

A partir daí, cairá novamente até atingir os níveis típicos do início do ciclo, praticamente no final da gravidez. Isso se deve ao aumento da progesterona. Esse hormônio atinge níveis muito altos no início da gravidez e cai a partir da semana 11-12.

Para aliviar esse aumento da temperatura basal na gravidez durante o primeiro trimestre, você pode tomar banhos de água morna ou aplicar panos úmidos na testa ou no pescoço.

Um plano de parto nos permite determinar nossas preferências em relação ao processo de parto.

O aumento do estresse, da fadiga ou do desconforto durante a gravidez podem agravar a sensação de calor causada pelo aumento da temperatura. Por isso, não deixe de fazer sessões de ioga pré-natal ou pilates para mulheres grávidas. Sua tranquilidade será fundamental.

Sinais de alerta

Embora o aumento da temperatura basal na gravidez seja normal, você não deve deixar de prestar atenção a isso. Se a sua temperatura subir para 38º C, procure seu médico, pois esse aumento pode se dever a algum tipo de infecção. Nunca é demais prevenir e ficar sob supervisão médica durante a gravidez.

O aumento da temperatura indica febre e isso é um sinal de que algo está errado em nosso corpo.

A temperatura basal é, sem dúvida, uma indicação do nosso sobre o que está acontecendo. Se você está tentando engravidar, ou pensa que está grávida, pode usar sua temperatura corporal basal para descobrir. E caso você já esteja grávida, lembre-se de que sua temperatura basal pode ser mais uma aliada para saber se tudo está indo bem.

Pode interessar a você...
Febre durante a gravidez: sinais de alerta e como tratá-la
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Febre durante a gravidez: sinais de alerta e como tratá-la

A febre durante a gravidez sugere uma infecção e, embora o sintoma em si não afete o bebê, sua causa pode ser prejudicial.