Tempo livre em casa com a família: não fazer nada também é bom

20 de maio de 2020
Agora temos muito tempo livre em casa com a família. Não se sinta mal se você não quiser fazer nada ou não aproveitar o seu tempo ao máximo!

Tudo bem se você não fizer nada “extra” com o tempo livre em casa com seus filhos. Isso também vai gerar uma conexão emocional entre vocês e é importante estimular essa sensação. Quando a pandemia começou e você descobriu que passaria mais tempo com seus filhos, talvez a primeira coisa que tenha pensado foi em como aproveitar ao máximo esse tempo.

E milhares de pais no mundo todo também fizeram a mesma coisa. Organizaram tarefas, atividades, jogos, compraram ingredientes para fazer receitas em família, pensaram em artesanatos para as crianças, experimentos

Talvez essas tarefas produtivas também incluíssem reorganizar a sala ou o armário de brinquedos, reencontrar os cartões de vocabulário do alfabeto e baixar dezenas de aplicativos educacionais.

Confinamento: pensamentos sobre o tempo livre em casa

É possível que você tenha ido mais além e também tenha pensado em se dedicar a cuidar da mente com quebra-cabeças, livros para pintar, melhorar a caligrafia dos seus filhos… Alguns dos seus pensamentos sobre esses dias de isolamento social podem ter sido:

  • “Talvez agora, finalmente, eu consiga me comprometer com aquela dica de sete passos de cuidados noturnos com a pele”.
Mãe olhando a rua pela janela com o filho no colo

  • “Onde vou criar meu espaço de treinamento em casa?”.
  • “Aah! Finalmente, vou poder organizar as milhares de fotos que estão deixando meu computador tão lento!”.
  • “Qual livro vou ler primeiro?”.
  • “Esse é o momento perfeito para realmente focar em treinar meu cachorro para parar de latir quando o interfone toca …”

Na verdade, não há nada de errado com esses pensamentos. Se você é uma pessoa orientada a objetivos e se sente melhor com a estrutura e os limites da semana, tudo bem. Mas, depois do primeiro dia de trabalho em casa com seus filhos pequenos, você vai sentir que falhou em algum ponto.

Você não fez nada do que tinha pensado, e não há motivos para se sentir mal por causa disso. Você não fez nada extra com seu tempo livre em casa. Talvez você tenha sentido que não fez nada de nada, e isso fez você se sentir pior ainda.

Provavelmente, você percebeu a inutilidade dessa pequena visão de querer transformar essas semanas de confinamento em um treino de alta intensidade de resoluções do Ano Novo.

Não tem problema não fazer nada

Você tem que se dar permissão para sobreviver e para aproveitar sua família. O resto, novamente, pode esperar. Para medir seu sucesso, meça sua felicidade. Você não precisa passar horas e horas com seus filhos pequenos fazendo lição de casa, receitas ou artesanato para sentir que está fazendo as coisas corretamente. Ficar sentada no sofá abraçando seus filhos e cantando músicas em seus ouvidos também é bom.

Seu valor é medido com as coisas mais simples. Seus filhos estão seguros? Eles são amados? Se você quiser limpar o guarda-roupa do seu filho, ótimo. Mas se tudo o que você quer fazer agora é adormecer sete minutos depois de apagar as luzes do quarto do bebê, tudo bem.

Pai brincando com a filha: tempo livre em casa

Porque, sim, depois que esse período que induz à ansiedade passar, tudo o que você precisará ter é uma família que se manteve segura e amada. Mesmo que seus filhos não tenham feito a lição de casa todos os dias, mesmo que o artesanato tenha sido raro ou mesmo que você perdesse a calma quando seus filhos faziam receitas junto com você.

E talvez, quando todos voltarmos à normalidade, vamos nos lembrar disso. Talvez, quando voltarmos às nossas vidas de levar as crianças para atividades extracurriculares, buscá-las na escola, costurar fantasias, ter pouco tempo para ficar juntos…, talvez você sinta falta daqueles momentos de não fazer nada, mas em que todos ficavam juntos em casa.

Seus filhos precisam de você no tempo livre deles

Sim, o que seus filhos realmente precisam para aproveitar o tempo livre é gastá-lo com você. Eles não precisam que você corra para comprar materiais para fazer artesanato, pois há muitas opções que podem ser feitas com coisas que vocês têm em casa. Seus filhos não precisam fazer coisas o dia inteiro. Talvez eles não queiram tirar um cochilo à tarde, mas provavelmente vão querer assistir a um filme com você ou fazer cócegas na cama deitados ao seu lado.

Esses dias de confinamento são dias de reflexão. Portanto, como pai ou mãe, não se sinta culpada se você não tiver feito tudo que estava na sua lista de coisas a fazer. Também não se sinta mal se não fizer algo hoje e quiser deixar para amanhã. Vocês estão felizes em casa? E é isso que realmente importa.