Descubra como o bebê se adapta à sua maneira de ser

01 Agosto, 2018
Você sabia que um bebê se adapta à sua maneira de ser? Isso acontece principalmente com aquelas crianças que pertencem a uma família na qual um dos pais ou ambos são irascíveis.

O bebê se molda para ser capaz de evitar situações desagradáveis desde e mais tenra infância. Muitas pessoas vão se perguntar como pode uma mãe ou um pai tratarem mal um filho ou ter atitudes excessivamente irascíveis ou agressivas com relação a ele. Infelizmente, e por mais incrível que pareça, isso é algo que acontece muito mais do que pensamos.

No entanto, nosso amados rebentos são muito mais inteligentes do que podemos imaginar. Eles são capazes de sobreviver a situações muito mais complexas do que a priori podemos acreditar. Por isso, demonstram uma incrível capacidade de se adaptar, segundo alguns estudos.

Um bebê se adapta à sua maneira de ser? Estudos científicos confirmam que sim

Segundo um estudo científico realizado dentro do Instituto de Ciência do Cérebro e da Aprendizagem, na Universidade de Washington, em Seattle, nos Estados Unidos, as crianças, com apenas 15 meses de idade, são capazes de se adaptarem às circunstâncias dos adultos que estão à sua volta. 

A ciência demonstrou que uma criança, mesmo tão pequena, é capaz de observar, analisar, entender e se adaptar ao ambiente à sua volta para agir em seu próprio benefício. Essa circunstância tem especial relevância para aqueles bebês que vivem em ambientes irascíveis, moldando assim, suas atitudes para evitar irritar seus pais ou tutores.

Segundo o estudo realizado, a adaptação da criança ao contexto social é fantástico. Para demonstrá-lo, foram realizados testes em que a criança deveria entregar um brinquedo a um adulto. Contaram com a participação um total de 270 bebês de 15 meses de idade.

Na maioria dos casos, o bebês sentados nos colos de seus pais entregaram o brinquedo com maior facilidade quando pedido por seu progenitor por saber que dessa forma evitariam uma situação desagradável.

As crianças demonstraram diferentes capacidades, como grande habilidade para evitar situações desagradáveis e imitação dos modelos adultos. Ou seja, ficou evidente que um bebê com apenas 15 meses de idade tem uma inteligência prodigiosa e uma formidável capacidade de adaptação ao ambiente que o cerca.

bebê se adapta

Um bebê tem ótima memória

Pensamos que um bebê simplesmente tem memória. Mas não é bem assim. Segundo o estudo, as crianças têm uma grande capacidade para se lembrar dos possíveis comportamentos do adulto, não se esquecendo, principalmente, dos fatos desagradáveis. Isso ocorre pois se foca neles para se adaptar e evitar situações de risco.

Além disso, perante situações de agressividade ou raiva, o bebê é capaz de agir com gestos apaziguadores, podendo redirecionar a situação para torná-la mais segura e neutra para si mesmo.

Quais conclusões podemos tirar?

Uma vez que sabemos que nossos bebês são muito mais inteligentes do que pensávamos, temos uma série de conclusões importantes. No entanto, considerando que eles têm mais memória do que acreditávamos, é importante agir em conformidade com isso.

Primeiro, devemos tentar evitar as atitudes agressivas ou de raiva na frente de um bebê. O fato de que a criança se adapta não deve ser interpretado como uma ferramenta para tirar dela tudo o que quisermos. Dessa forma, na verdade, somente fomentamos sua própria insegurança e sua atitude tirânica e enfurecida no futuro.

Ao saber que uma criança pode se adaptar e se lembrar de situações desagradáveis, sendo que age em seu próprio benefício, por que não aproveitar isso para permitir que memorize exatamente o contrário? Ou seja, ela também não vai se esquecer de ambientes e contextos em que se sinta segura e protegida.

bebê se adapta

Naturalmente, fornecer um ambiente protegido para a criança é uma necessidade. Se ela se sentir bem, será muito mais fácil orientar sua educação, pois aprenderá como se tudo fosse uma brincadeira e tirará proveito dos mais diferentes desafios e situações que possam se apresentar.

Um bebê é o maior tesouro que existe nessa vida. Além disso, as novas pesquisas afirmam que os pequenos são muito mais inteligentes em seus primeiros dias de vida do que pensávamos. Nunca devemos utilizar isso em proveito próprio, mas para o dos pequenos. Dê ao seu bebê tudo o que ele precisar e faça-o feliz. Não há maior satisfação do que essa no mundo.