Descubra como o leite materno se transformou em um negócio

· 18 de agosto de 2018
O leite materno é uma substância vital para o ser humano. Funciona como a primeira vacina do bebê porque ajuda a proteger seu sistema imunológico e o alimenta durante seus primeiros meses de vida.

Hoje em dia, muitas coisas mudaram no que se refere à amamentação. Algumas mulheres decidem não amamentar e outras não podem fazê-lo por diferentes razões. Isso é algo que levou à criação de um surpreendente comércio desse sagrado produto.

O comércio do leite materno é um fenômeno que surgiu recentemente. Até o momento pode-se dizer que o principal mercado é o dos Estados Unidos. Como se fosse uma mercadoria, o leite é vendido online e em lojas físicas. Mas não deixa de apresentar um risco muito grande para a saúde.

Entre os principais compradores do conhecido “ouro branco”, temos os casais homossexuais e mulheres que conhecem o valor da substância, mas decidiram não amamentar. Também é comum o caso de casais que utilizaram uma barriga de aluguel para ter um filho. Em todos os casos, a ideia é beneficiar o baixinho com as virtudes do leite de origem humana. Por isso muitas pessoas optaram por comprá-lo.

o leite materno

Como é comercializado o leite materno?

Para comprar o produto, as pessoas têm a oportunidade de escolher entre diferentes variedades. Um dos principais portais de Internet que oferece esse produto nos Estados Unidos é o Onlythebreast. Nesse site, é possível encontrar bolsas de leite congelado e previamente classificadas de acordo com as características da mãe doadora. Por exemplo, mães não-fumantes, mães saudáveis ou mães não-usuárias de drogas.

A loja The Pump Station é pioneira no negócio da venda do leite materno. Além disso, ela se tornou popular pelo serviço prestado de ama de leite. Ou seja, você pode contratar uma jovem mãe para amamentar em casa.

Mães comercializam seu próprio leite de maneira independente porque estão habituadas a extraí-lo para dar aos filhos. O preço por 30 ml é, aproximadamente, dois dólares e o envio fica por conta do cliente. Contudo, algumas mães mantém o estoque do seu negócio em geladeiras. Elas fazem isso quando se trata de clientes locais com quem combinam um lugar para levar o leite conservado em gelo.

É seguro comprar leite materno?

Para muitos clientes e proprietários de lojas especializadas, é preocupante que se comercialize leite materno pela Internet. Isso porque existem poucas garantias da qualidade do produto. É difícil para os clientes ficarem seguros do que compraram e na maioria dos casos, os preços são mais altos.

o leite materno

A comercialização do leite materno pela Internet é muito mais arriscada, pois não só encontramos lojas virtuais que o oferecem, mas também é possível encontrar anúncios de mulheres que vendem seu leite de maneira independente. No geral, a descrição do produto e as características da mãe são exaltadas. Mas no final das contas é fácil desconfiar do que nos é entregue.

A conservação e o transporte

Além disso, existe o risco de adquirir um leite que não tenha sido conservado corretamente porque as bactérias podem contaminá-lo antes de chegar até nós. No Hospital Infantil de Cincinnati, conseguiram demonstrar que quase a metade do leite comprado pela Internet estava contaminado por bactérias. Em especial, porque estavam misturados com leite de vaca e de outras espécies de animais.

O transporte do produto nem sempre é controlado. Além disso, não se sabe, totalmente, a verdadeira procedência do leite. Os especialistas consideram que, pelo menos, a cada quatro amostras de leite materno comprados pela Internet, uma esteja contaminada. Seja por causa da origem da mistura ou pela conservação desse leite.

Emma Kwasnica, fundadora do site Human Milk 4 Human Babies, recomenda que a troca de leite materno seja feita gratuitamente e entre pessoas conhecidas. Kwasnica propõe que seja possível ver as doadoras enquanto amamentam nossos filhos para garantir a qualidade do leite, pois considera que quando se trata de um negócio, em muitos casos, se perde a garantia da qualidade do produto.

Recomendados para você