Desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos

Desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos
María Alejandra Castro Arbeláez

Revisado e aprovado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 21 janeiro, 2018

Você já se perguntou como é possível que seu filho, que antes tinha dificuldades para engatinhar, agora pratica esportes e faz acrobacias? Em seguida, vamos examinar as características do desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos de idade.

Desde os reflexos neonatais até a escrita de frases, o desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos é um estágio de evolução e aprendizagem contínuo, tanto para elas quanto para seus pais.

Neste período, uma série de mudanças nas habilidades motoras permitem a coordenação de ossos, músculos, tendões e nervos. A capacidade de caminhar e a precisão para pegar as coisas são duas habilidades que definem os seres humanos.

Começam a se desenvolver no momento do nascimento, e alguns órgãos são vitais nesse processo, entre os quais destacamos:

  • Cérebro.
  • Medula espinhal.
  • Nervos periféricos.
  • Músculos.
  • Articulações.

O sistema nervoso, responsável pelo desenvolvimento motor, amadurece em uma ordem preestabelecida. A sequência é clara e previsível, por isso permite monitorar e detectar possíveis anomalias.

O primeiro sinal de desenvolvimento motor nas crianças

O primeiro sinal de atividade motora está na cabeça. O recém-nascido pode virar de um lado para o outro quando está de barriga para cima. Se estiver virado para baixo, consegue levantá-la um pouco.

Pouco a pouco, o bebê vai desenvolver o movimento das mãos, essencial para o desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos.

Há várias etapas pelas quais a criança passa. Quando nasce mede, em média, 50 centímetros e pesa 3,5 quilos. Ele tem cabeça e olhos grandes, um nariz pequeno e bochechas gordas. A partir daí, começa a curva do desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico e social.

“No desenvolvimento motor de crianças, alguns órgãos têm papel fundamental, como o cérebro, a medula espinhal, os nervos periféricos, os músculos e as articulações”.

A partir dos dois meses de idade, começa a coordenação dos olhos com as mãos. A criança vê um objeto e tenta agarrá-lo, até que com a prática ele consegue pegar.

Sorri e mostra a língua

De três meses a um ano de idade, podemos diferenciar três estágios bem marcados em termos de desenvolvimento motor da criança:

  • Aos três meses, o bebê começa a sorrir e a mostrar a língua. Ele consegue ficar sentado com apoio. Com o desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos, elas também começam a balbuciar. Mantêm as mãos abertas e seguram um objeto com os dedos e a palma da mão.
  • A partir dos seis meses, o bebê começa a engatinhar e senta sem ajuda. Alguns meses depois, ele poderá se sustentar em pé sozinho e dar alguns passos. Embora desajeitadamente, ele segura objetos com as duas mãos sem envolver os dedos e solta. Também consegue levar a mão até o lado oposto do corpo.
  • Mais ou menos a partir dos 6 meses, sua independência e curiosidade aumentam. Leva tudo à boca, por isso é uma etapa que exige muita atenção por parte dos pais.
a partir de certa idade, o desenvolvimento motor de uma criança evoluirá de modo acelerado

Caminhando com ajuda

Com um ano, descobre as escadas, que consegue subir com ajuda. Constrói uma torre de dois cubos, joga e busca a bola com as mãos e os pés. Ele também é capaz de pegar objetos com o indicador e o polegar.

Ele começa a comer sozinho e se senta em uma cadeirinha. Sua autonomia aumenta, mas também suas manhas e os ciúmes.

Aos dois anos sobe e desce as escadas sozinho, pula com os dois pés e chuta uma bola. Seu desenvolvimento social e cognitivo aumenta e interage mais com outras crianças.

É capaz de desenhar linhas e folhear livros. Ele se alimenta com uma colher e forma frases, embora às vezes incoerentes.

Desce no escorregador

Correr rápido, copiar um círculo ou ficar em um pé só são habilidades que são desenvolvidas após os 3 anos. Cortar com tesoura, montar um quebra-cabeça de três peças, descer no escorregador e caminhar na ponta dos pés também.

Aos quatro anos, a criança fica em um pé só por mais tempo. Pula, escala e dança com habilidade. Ela se inclina e toca o chão com as mãos e abre uma fechadura com uma chave. Expressa pensamentos, aperfeiçoa desenhos e gosta de brincadeiras e jogos em grupo.

brincar tem muitos benefícios para as crianças

Completou 5 anos: já escreve palavras

A partir dos cinco anos, a criança pode descer escadas com um pé em cada degrau. Copia triângulos, números e palavras simples, em letras maiúsculas e minúsculas. Também faz nós e corta com as tesouras seguindo as linhas. Também já consegue escrever frases.

Nesta idade, a criança pode mudar de direção enquanto corre e anda em uma tábua, mantendo o equilíbrio. Também pula para trás.

Aparece a dominância lateral

Posteriormente, começa a estabelecer a preferência por uma mão, um olho e um pé, processo conhecido como dominância lateral. Se conseguir a correspondência entre os três órgãos, falamos em lateralidade homogênea. Caso contrário, ela será cruzada.

O desenvolvimento motor em crianças de 0 a 5 anos alcançou, a esta idade, uma gama bastante ampla de atos próprios, o que aumentará em precisão, resistência, velocidade, coordenação e força durante o crescimento.


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