O desenvolvimento da percepção nas crianças

O desenvolvimento da percepção evolui gradualmente a partir do momento do nascimento. A seguir, vamos explicar esse processo.
O desenvolvimento da percepção nas crianças

Última atualização: 14 Outubro, 2019

Os bebês vão crescendo e os seus sentidos vão evoluindo gradualmente. Esse é o primeiro passo no longo processo de desenvolvimento da percepção nas crianças.

A percepção vai mudando de acordo com as experiências e a maturação neurológica. É por isso que a estimulação precoce é tão importante, uma vez que ela proporciona situações e recursos para que o bebê explore o ambiente livremente.

O que é a percepção?

Para entender o mundo, primeiramente devemos explorá-lo. Para isso, as sensações são essenciais. Mas é necessário saber selecionar, organizar e interpretar essas sensações para poder fazer uma representação mental correta do ambiente. É nisso que consiste a percepção.

Portanto, pode-se dizer que a percepção é a capacidade de obter informações sobre o ambiente, experimentando sensações por meio de uma série de estímulos. Ou seja, é a interpretação daquilo que se sente.

“A percepção é um processo ativo de busca pelas informações correspondentes, de distinção das características entre si, de criação de uma hipótese apropriada e, em seguida, de comparação dessa hipótese com os dados originais.”

– Vygotsky –

a percepção nas crianças

O desenvolvimento da percepção nas crianças

Percepção do movimento

A percepção do movimento contribui para a percepção de outros aspectos ou dimensões das imagens, tais como:

  • Profundidade: percepção da terceira dimensão dos objetos.
  • Movimento biológico: identificação da forma dos objetos em movimento.

A percepção do movimento é a percepção mais primária da criança. De fato, vários estudos afirmam que, entre os três e os sete meses, os bebês têm uma sensibilidade ao movimento visual semelhante à dos adultos.

Percepção do espaço

O mundo tem três dimensões espaciais. Mas, para que uma criança se conscientize de sua situação no ambiente, ou seja, para que ela possa perceber o espaço corretamente, ela precisa reconhecer:

  • O espaço no qual o próprio corpo está localizado.
  • As áreas próximas nas quais se move.
  • O entorno distante ao seu redor.

Assim, com base na teoria do desenvolvimento de Jean Piaget, a percepção do espaço é adquirida ao longo de quatro estágios:

  • No estágio sensório-motor (0 a 2 anos) e no pré-operatório (3 a 6 anos), a criança constrói a visão do seu próprio espaço. Isso é desenvolvido a partir das experiências motoras e da percepção imediata que a criança tem do espaço.
  • No estágio operatório concreto (7 a 11) e no operatório formal (de 12 a 14 anos), a criança desenvolve relações espaciais mais complexas, envolvendo diferentes pontos de vista sobre o mundo e sobre os outros a partir do próprio corpo.

Percepção da cor

Os humanos são capazes de perceber milhões de cores. A cor que percebemos depende do grau de ativação dos três receptores na retina (cones de ondas curtas ou azuis, médias ou verdes e longas ou vermelhas). Assim, o cérebro analisa a porcentagem de luz que ativa cada receptor na retina constantemente, produzindo a visão das cores.

O desenvolvimento da percepção

Mas os bebês recém-nascidos não conseguem enxergar com nitidez, apenas distinguindo entre luz e sombra e percebendo movimentos. Porém, com um mês de vida, já são sensíveis ao brilho e à intensidade. E, aos quatro meses, já conseguem visualizar todo o espectro de cores.

Estimulação do desenvolvimento da percepção nas crianças

Para que o desenvolvimento da percepção ocorra adequadamente, espaços de estimulação podem ser criados com brinquedos, cores, texturas variadas, formas etc. Isso deve ser feito especialmente durante a infância.

Tudo isso ajuda a criança a ter a oportunidade de se mover e explorar, de modo que ela possa desenvolver todas as suas capacidades e habilidades perceptivas. 

“O que vemos muda o que sabemos. O que sabemos muda o que vemos.”

– Jean Piaget –

Pode interessar a você...
Por que os bebês acordam chorando de repente?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Por que os bebês acordam chorando de repente?

Muitos pais sofrem de insônia porque os bebês acordam chorando de repente. Isso tende a acontecer com mais frequência durante a noite do que durant...



  • Fernández, D. (2009). El esquema corporal en niños y niñas. Innovación y Experiencias Educativas14, 1-14.
  • Holloway, G. E. T. (1982). Concepción del espacio en el niño según Piaget. Buenos Aires: Paidós Ibérica.
  • Urtubia, C. (2005). Neurobiología de la visión. Barcelona: Edicions UPC.