O desenvolvimento da personalidade em crianças

O desenvolvimento da personalidade em crianças ocorre de forma progressiva. A seguir, descubra as fases pelas quais os pequenos passam para criar a sua própria identidade.
O desenvolvimento da personalidade em crianças

Última atualização: 25 Janeiro, 2021

A personalidade é uma construção psicológica que se refere a um conjunto de traços emocionais, cognitivos e comportamentais, mais ou menos estáveis ​​e duradouros, que caracterizam uma pessoa e a diferenciam das demais. Porém, precisamos saber que não nascemos com um caráter claramente marcado, mas sim que o desenvolvimento da personalidade ocorre de forma progressiva e ao longo do tempo.

As experiências e relações afetivas que são estabelecidas durante os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da personalidade. Você quer saber como isso evolui durante a primeira infância? Descubra todas as etapas pelas quais os pequenos passam!

O desenvolvimento da personalidade em crianças

De acordo com o psicólogo francês Henri Wallon, é possível diferenciar várias etapas no desenvolvimento da personalidade durante a primeira infância. A seguir, vamos descrever quais são elas.

O desenvolvimento da personalidade em crianças

O desenvolvimento da personalidade desde o nascimento até os 3 anos

A partir do momento em que os bebês nascem, eles já começam a desenvolver a sua personalidade. Assim, aos poucos, até os 3 anos de idade, as crianças adquirem as seguintes competências relacionadas com a construção da sua própria identidade:

  • Diferenciam entre o eu e o não-eu, isto é, entre o mundo interno e o externo. Dessa forma, as crianças começam a se perceber como pessoas individuais e diferentes das outras.
  • Tornam-se conscientes das suas próprias ações (o que elas mesmas fazem) e das diferenças com as ações de outras pessoas (o que os outros fazem).
  • Aprendem a diferenciar entre o que pertence a elas e o que é propriedade de outros.

Dos 3 aos 6 anos

Entre os 3 e os 6 anos de idade ocorre o estágio do personalismo, que se divide em três fases distintas:

Quais fatores influenciam o desenvolvimento da personalidade das crianças?

Conforme vimos até agora, existem diferentes períodos pelos quais as crianças passam para desenvolver a própria personalidade. Além disso, existem vários fatores que influenciam e condicionam esse processo:

  • Fatores hereditários: é a herança genética herdada dos pais. Refere-se aos aspectos mais estáveis ​​e imutáveis ​​da personalidade que são observados em crianças desde muito pequenas.
  • Fatores ambientais: o ambiente em que as crianças crescem desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da personalidade, pois, dependendo do contexto cultural e social em que vivem e das relações afetivas que estabelecem com o entorno, elas vão interpretar o mundo e responder a ele de diferentes maneiras. Assim, entre os fatores ambientais, estão os seguintes:
O desenvolvimento da personalidade em crianças

  • Experiências afetivas e sociais: são todos os eventos relevantes que ocorrem no ambiente próximo das criançasAs primeiras experiências são marcadas pelos laços de apego criados com os cuidadores principais. Mais tarde, conforme as crianças vão crescendo, elas precisam enfrentar situações afetivas e sociais cada vez mais complexas. Por exemplo: o nascimento de um irmão, a entrada na escola, etc.
  • Valores e crenças: as crianças, desde muito cedo, assimilam e adquirem os valores e as crenças transmitidos pelos pais e, por isso, os seus comportamentos são determinados por um conjunto de regras e normas sociais.

“Todos nós nascemos com um mapa genético único, que estabelece as características básicas da nossa personalidade, bem como nossa saúde física e nossa aparência. No entanto, todos sabemos que as experiências de vida nos mudam”.

-Joan D. Vinge-

Em resumo: os primeiros anos de vida das crianças são cruciais para o desenvolvimento da personalidade.

Pode interessar a você...
Gênio ruim não é sinônimo de personalidade
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Gênio ruim não é sinônimo de personalidade

Hoje, vamos conhecer as diferenças entre gênio ruim e personalidade para tentar compreender que não se tratam de sinônimos. Confira!



  • Carrillo-Siles, B. (2009). La personalidad infantil. Revista digital Innovación y Experiencias Educativas, (15)
  • Wallon, H. (1965). Estudios sobre psicología genética de la personalidad. Buenos Aires: Lautaro.