Desmame noturno: como e quando começar

· 12 de dezembro de 2017

Quando os bebês estão prontos para o desmame? Entre os 4 e os 6 meses mais ou menos, o bebê consumirá calorias suficientes durante o dia para conseguir dormir durante toda a noite. Inclusive, alguns bebês menores conseguem dormir durante várias horas sem precisar acordar para se alimentar.

O desmame noturno é um processo que deve ser realizado gradualmente. É importante que satisfaça as necessidades tanto do bebê quanto da mãe.

Caso a mãe esteja menos disponível para o bebê durante o dia, provavelmente ele vai querer o peito ou a mamadeira durante a noite para ter mais contato com ela. Também é muito comum que a criança acorde à noite por causa de um resfriado ou porque está passando por uma mudança em seu desenvolvimento, ou ainda porque os seus dentes estão nascendo. Por isso, é importante começar o desmame pouco a pouco. Lembre-se de que o bebê precisa da mãe para se sentir seguro.

Como saber se o bebê está pronto para o desmame?

A mãe pode começar com o desmame noturno quando o bebê tiver entre 4 e 6 meses de idade, sempre de forma gradual. Neste momento, embora ele não precise tomar leite no meio da noite, é possível que acorde simplesmente porque está acostumado. Não é tão simples mudar essa rotina pois os bebês geralmente estão acostumados a acordar depois da meia-noite para comer.

Criança com mamadeira como começar o desmame noturno

Se for mais confortável para a mãe alimentar o bebê no meio da noite, ela não vai precisar mudar essa rotina. No entanto, também é preciso lembrar de cuidar do próprio bem-estar e da própria saúde. A falta de sono pode causar diferentes problemas no corpo. Se você estiver cansada por causa falta de sono e sente que o seu bebê está pronto para mudar de rotina, já pode começar com o desmame noturno. Em caso de dúvida, o pediatra pode orientá-la no processo.

Dicas para o desmame noturno

O desmame noturno não vai prejudicar o bebê. Pelo contrário, esse processo vai ajudar a estabelecer uma rotina e o bebê vai conseguir dormir a noite toda. Se você tem certeza de que pode começar o processo de desmame noturno, aqui estão algumas dicas úteis:

  • Comece o processo de desmame noturno de forma gradual. Antes da hora de dormir, diminua o tempo de mamada em cada peito ou coloque menos leite na mamadeira. Prolongue os intervalos entre as mamadas e acaricie as costas do bebê para que ele volte a dormir.
  • Certifique-se de que o bebê seja alimentado o suficiente durante o dia. Faça pausas programadas durante o dia para dar o peito ou a mamadeira.
  • Não é recomendável começar com o processo de desmame durante um período de transição. Por exemplo, se você começar a trabalhar durante o dia, é melhor esperar um pouco para que o bebê se adapte à nova mudança antes de começar o desmame noturno.
  • Quando o bebê chorar à noite, é importante que o pai também o conforte. Por causa do cheiro da mãe e do cheiro do leite materno o bebê vai querer mamar se for só a mãe quem o conforta à noite.
  • Diminua as mamadas gradualmente. Acalme o bebê quando ele acordar no meio da noite e explique que é hora de dormir. Fale com firmeza, mas também com carinho. Pouco a pouco, ele vai entender e se adaptará ao novo hábito.
  • Mamadas extras no final do dia. Ao dormir com o estômago cheio, é mais provável que o bebê não acorde no meio da noite.

Os bebês choram uma ou duas noites antes de se adaptarem aos novos hábitos

O que dizem os especialistas?

No livro Solve Your Child’s Sleep Problems (“Resolva os problemas de sono do seu filho”, tradução livre), o pediatra Richard Ferber afirma que as mamadas noturnas desnecessárias podem causar problemas de sono na criança. Segundo Ferber, se um bebê acorda várias vezes durante a noite para comer, outros motivos como problemas digestivos ou fraldas molhadas também podem se tornar desculpas perfeitas para querer mamar mais.

Bebê dormindo com chupeta para ajudar o desmame noturno

Por outro lado, o pediatra William Sears fala sobre as mamadas noturnas como uma forma positiva de fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Por esse motivo, ele recomenda que os pais não apressem o processo de desmame noturno para evitar causar grandes problemas na família. Em seu livro The Baby Sleep Book (“O livro do sono do bebê”, tradução livre), ele oferece estratégias de como dormir com o bebê ou dar de mamar na cama dos pais para que as mamadas noturnas sejam mais convenientes ​para ambos.

A decisão de começar com o processo de desmame noturno depende dos pais e do quanto os pequenos se sentem confortáveis com esse novo hábito. Ao começar o desmame noturno, é importante estar seguro de que o bebê está pronto para essa nova fase. Se você não estiver totalmente confiante, o pediatra poderá ajudar e determinar se o seu filho já está preparado para começar ou não.