3 dicas para uma boa transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Facilitar a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental vai ajudar as crianças a se sentirem mais seguras em seus novos papéis.
3 dicas para uma boa transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Pedro González Núñez

Escrito e verificado por o educador infantil Pedro González Núñez.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Nem sempre é fácil para uma criança aceitar uma mudança que vai transformar sua vida de uma forma mais ou menos drástica. A transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental pode ser difícil de digerir para algumas crianças.

Por mais que essa transição seja considerada como a passagem das crianças para a escola dos mais velhos, o que faz com que elas se sintam orgulhosas e felizes, às vezes pode ser difícil para algumas crianças que, apesar de se sentirem felizes no Ensino Infantil, não conseguem se adaptar como deveriam ao Ensino Fundamental. Isso pode acontecer porque é um ambiente às vezes menos controlado, mais movimentado e no qual o pequeno tem menos protagonismo, pois há mais crianças no local.

Além disso, durante essa mudança, muitos dos alunos perdem o contato com seus colegas do Ensino Infantil. Dessa forma, eles precisam se adaptar a um novo ambiente, a crianças que não conhecem e, às vezes, a algo tão simples quanto ter que usar as escadas para chegar à sala de aula, o que por si só também já é uma mudança.

Também é preciso considerar as preocupações da família. Ou seja, para os pais e mesmo para os avós, tios ou até mesmo irmãos mais velhos, a passagem da criança para o Ensino Fundamental é uma responsabilidade extra à qual são adicionados novos professores, adaptações, compra de livros, transporte, lições de casa…

dicas para uma boa transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Passando do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental

Mas não é nossa intenção assustar. Isso é algo que vai acontecer, queiramos ou não, e , em geral, não é algo muito preocupante, embora existam algumas dicas que podem ajudar os pequenos.

Devemos saber que, levando em consideração os estágios do desenvolvimento do ser humano, de acordo com a estimativa de Piaget, a criança passa do estágio pré-operacional para o das operações concretas ao completar 6 ou 7 anos de idade. Ou seja, essa mudança é natural para as crianças e a escola apenas intensifica isso para que a adaptação ocorra de acordo.

Durante essa nova etapa, a criança começa a usar o raciocínio lógico e seus fundamentos. É o momento em que ela pode começar a colecionar, melhorar suas habilidades matemáticas, etc.

Por esse motivo, as instituições educacionais estabelecem planos de transição. Ou seja, preparam atividades adequadas à idade das crianças para que, quando iniciarem o Ensino Fundamental, os currículos estejam adaptados à sua idade e às suas necessidades.

Como ajudar na transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental

Durante a transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental, todos os atores envolvidos no processo educacional podem contribuir de alguma forma. Começando pelos professores, que trabalham com crianças que estão acostumadas a ficar mais relaxadas na sala de aula e que podem se movimentar como quiserem, até os pais, que podem se sentir preocupados com essa transição.

Melhoria da atenção e exercícios mentais

Nessa fase, é muito importante que o pequeno se concentre mais, passe mais tempo sentado e respeite a vez de cada um. Para isso, podemos fazer exercícios em casa para ajudar a melhorar sua memória. Por exemplo, usando os jogos de tabuleiro, o que será ótimo para aumentar sua capacidade de atenção e retenção. Use os mais simples, tais como Ludo ou algum jogo de cartas de que você goste.

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Horas de leitura

A leitura e a escrita são uma constante a partir dos 6 anos de idade, ou seja, justamente quando o Ensino Fundamental está começando. Portanto, se quisermos que os pequenos melhorem sua ortografia e aprendam rápido, é necessário reforçar as horas de leitura em casa, porém sempre sem forçá-los, por meio de histórias, livros adaptados à sua idade, etc.

Motivação para fazer a lição de casa

Começa um dos grandes problemas na transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental. Fazer a lição de casa pode ser difícil para os pequenos. Eles vão precisar da ajuda dos adultos, de reforço, se necessário e, acima de tudo, de muita motivação. No entanto, sempre deve ficar claro que a responsabilidade é deles. Podemos ajudar, mas não facilitar demais, para que eles não fiquem excessivamente confortáveis.

Sobre a transição da criança para o Ensino Fundamental

Em outro contexto de atividades, podemos incentivar as crianças a assumir novos papéis. Por exemplo, elas podem se vestir sozinhas de manhã para que se sintam mais responsáveis ​​e autônomas.

Finalmente, como pais, não devemos nos esquecer de que, para facilitar a transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental, é importante seguir as indicações de professores e especialistas. Essa informação é vital para apoiar os nossos pequenos nesse processo.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.