Dicas para que a criança não passe muito calor

29 de dezembro de 2018
O calor está chegando. É um ótimo momento para tirar férias, mas também é uma estação difícil, pois o sol fica muito forte.

No verão, é preciso procurar opções para que seu filho passe menos calor. Uma boa opção é deixar o ar condicionado ligado o dia inteiro.

Mas como você já sabe, é impossível manter uma criança o dia inteiro dentro de casa. Aqui vamos te ajudar a encontrar as opções para mantê-la fresca.

Dicas para que a criança não passe muito calor

Vista a criança com roupa folgada, curta e de cores claras

Mãe, para que a criança passe menos calor, deve-se evitar tecidos de nylon e tecidos grossos.

Opte por comprar roupas curtas: por exemplo, shorts, camisetas, tops para as meninas. Sempre prefira cores pastéis e brancas.

Escolha roupas que a protejam do sol

Se a criança vai se expor ao sol, então deve usar gorros, chapéus e até guarda-sol caso seja necessário.

Dê comidas e bebidas refrescantes

É muito importante que seu filho fique hidratado o tempo todo durante os dias de calor. Ofereça-lhe sucos, sorvetes, gelatinas, vitaminas etc. Além disso, sempre que sair de casa, não se esqueça da garrafa de água.

Refresque com vários banhos ao longo do dia

A água é o que há de mais refrescante. Mas fique de olho na temperatura. Não deve ser nem muito quente nem muito fria, pois a criança pode se resfriar.

muito calor

Aproveite os espaços naturais

Se você tem uma casa com ar condicionado, isso é ótimo e ajuda bastante. Mas, mesmo assim, você sempre pode economizar um pouco de energia para contribuir com seu bolso e com o meio ambiente.

Nas horas mais frescas do dia, desligue o ar-condicionado e utilize as áreas verdes da casa onde houver sombra e plantas para arejar o ambiente. Vocês podem aproveitar para se sentar juntos, conversar, brincar e passar o tempo enquanto desfrutam do ar livre.

Você também pode programar visitas a parques naturais, florestas ou jardins botânicos. Também convide seu filho para ir acampar em um local em que as copas das árvores não deixem o sol passar e as temperaturas se mantenham mais frescas.

Ir pescar e se banhar em rios também é uma boa ideia, desde que esses rios não sejam perigosos. Explore cavernas e aproveitem a oportunidade de conhecer ambientes completamente diferentes. O verão é a estação ideal para fazer isso.

Utilize a piscina

Se você tem piscina em casa, não hesite em usá-la sempre que o termômetro estiver prestes a explodir. Se você não tem, mesmo assim pode ir com seu filho a uma piscina pública ou de algum clube.

Não limpe o suor

Se seu filho sua, terá a pele hidratada para suportar melhor o calor. Sempre que os poros liberam gotinhas de suor que permanecem na pele, esta fica hidratada por si mesma.

É por isso que você não deve andar atrás dele com uma toalha tentando limpar o suor continuamente. Deixe-o suar para que sua pele permaneça fresca e hidratada.

Deixe seu filho deitar no chão

O piso é sempre fresco, mesmo quando o dia está muito quente. Então, uma boa maneira de fazer com que a criança passe menos calor é deixando que ela se deite no chão por alguns minutos.

Algumas mães não permitem que seus filhos façam isso por medo de resfriados. Mas sempre que eles não estiverem nus e só fazendo isso por cerca de 2 minutos, não haverá problemas.

muito calor

Convide a criança para brincar com água

Normalmente as mães repreendem seus filhos quando os veem brincando com água. Mas se molhar e se divertir com a água potável é ideal para se proteger do calor.

Portanto, antes de repreender seu filho por isso, participe da atividade de brincar com água: brinquem com a mangueira, façam corrida com balão nas costas, joguem voleibol splash, façam castelos de gelo, etc. Enfim, existem milhares de maneiras de brincar com água.

Seu filho com certeza também terá muitas ideias para brincar e se divertir. Somente lembre-se de fazer isso enquanto for dia para evitar qualquer corrente de vento.

Aqui em Sou Mamãe esperamos que todas estas recomendações possam te ajudar para que o verão seja mais suportável e alegre para seu filho.