5 dicas para crianças para aprender a tabela periódica
Quando chega o assunto dos elementos químicos na escola, tudo se torna uma confusão de números, letras e símbolos. Mas não é de fato assim, porque tudo está perfeitamente ordenado. Só é necessário aprender uma série de dicas para aprender a tabela periódica. Assim, seus filhos vão lidar com isso perfeitamente.
Em primeiro lugar, saberemos do que se trata e depois aprenderemos a decifrar seus segredos. Não perca!
O que é a tabela periódica dos elementos?
“A tabela periódica de elementos químicos é uma das conquistas mais importantes da ciência, pois captura a essência não apenas da química, mas também da física e da biologia.”
-Nações Unidas, 2019-
A tabela periódica foi criada pelo professor de química, Dmitri Mendeleev, em 1869. Esse modelo foi posteriormente ampliado e aprimorado e é a base da ferramenta que conhecemos hoje.
O esquema da tabela ordena os diferentes elementos e nos apresenta os seguintes dados e símbolos:
- Letra ou letras que identificam cada elemento.
- O número atômico.
- As propriedades químicas.
- A composição dos elétrons.
As colunas da tabela são chamadas de grupos ou famílias e as linhas são chamadas de períodos. No total, encontramos 118 elementos dispostos em 7 linhas e 18 colunas.
Resumindo, é muita informação! Portanto, vamos ajudar você a aprender mais facilmente.
Descubra as melhores dicas para crianças para aprender a tabela periódica
Escolha entre os seguintes métodos aquele que for mais confortável para o seu filho. Leia e experimente todos até encontrar o correto.
1. Utilizar a mnemoténica
Usar frases para lembrar os elementos é um truque muito eficaz para memorizar a tabela. Por exemplo, a famosa sequência que compartilhamos abaixo:
Hoje Li Na Kama Robinson Crusoé em Francês
Com essa série de palavras, você poderá lembrar facilmente os elementos dda família 1A, pois correspondem às letras maiúsculas iniciais: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).
Tente criar suas próprias frases ou histórias para implementar esse método!
2. Jogar cartas
ChemMend é um jogo desenvolvido por Vicente Martí Centelles e Jenifer Rubio Magnieto, professores do curso de Química da Universitat Jaume I.
As cartas ajudam as crianças a aprender jogando com os grupos e os períodos a que os elementos pertencem.
3. Construir um mapa conceitual
Esquemas ou mapas conceituais são ótimos para aprender por associação. Para fazê-los, você pode usar palavras comuns e associá-las a elementos químicos.
Outra forma de usar esse método é construir um mapa conceitual com imagens do cotidiano associadas aos elementos em vez de palavras. Uma boa fonte para isso é a tabela de imagens criada pelo físico Keith Enevoldsen: The Periodic Table of the Elements, in Pictures. Está disponível em seu site para download em formato pdf.
4. Experimentar o método Loci
A palavra loci significa ‘lugar’ em latim, então você já pode imaginar em que consiste esse método: associar o lugar onde você está com os elementos da tabela. Você pode fazer isso em casa, em uma caminhada diária ou na escola.
Essa estratégia é conhecida como “palácio das memórias”, pois ativa a memória e cria conhecimento por meio de associações.
5. Aproveitar a tecnologia
A tecnologia oferece uma infinidade de sites educacionais e ferramentas digitais que ajudam as crianças com a lição de casa. Seja para aprender história, geografia ou química, os aplicativos móveis são um ótimo recurso.
Jogar on-line é um truque válido para aprender. Existem muitos jogos que usam a tabela periódica e até que permitem autoavaliações e verificação do seu próprio progresso.
Experimente aplicativos como Tip, Atom ou Periodic Table Quiz para brincar com os elementos, completar enigmas e aprender de forma simples e divertida.
Por que aprender a tabela periódica dos elementos?
Com certeza, com um dos métodos que explicamos para você, seu filho aprenderá rapidamente a tabela periódica e passará nos exames sem problemas. Mas também é bom explicar de forma prática a real utilidade desse conhecimento.
Uma boa ideia é relacionar a tabela periódica a um elemento cotidiano. Por exemplo, rótulos de alimentos ou medicamentos.
Dessa forma, as crianças encontrarão mais significado na aprendizagem dos elementos. Além disso, a tabela periódica perderá seu halo de mistério e se tornará algo útil para a vida cotidiana.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rodríguez-Blas, T., de Blas, A., Latorre-López, M., Picos-Nebril, S. (2021) “F ind Y nuestra P ersonal E LEMENTOS ”: un enfoque de acoplamiento a la introducción de Química a estudiantes de la escuela secundaria. Revista de Educación Química. Disponible en: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.1c00002
- Servicio de Información y Noticias Científicas (2014) Proyecto ChemMend Un juego de cartas para aprender la tabla periódica. Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología. Disponible en: https://www.agenciasinc.es/Noticias/Un-juego-de-cartas-para-aprender-la-tabla-periodica
- Zulfikar Abbany. (2017) ¿Por qué tengo que memorizar la tabla periódica de los elementos? Deutsche Welle Ciencia y Tecnología. Disponible en: https://www.dw.com/es/por-qu%C3%A9-tengo-que-memorizar-la-tabla-peri%C3%B3dica-de-los-elementos/a-39499233
- United Nations (2019) Acerca del Internatinal Year of the Periodic Table 2019. Disponible en: https://iypt2019.org/about-iypt2019/