5 dicas para crianças para aprender a tabela periódica

Memorizando, brincando, repetindo, associando. Como seu filho gosta de aprender?
5 dicas para crianças para aprender a tabela periódica

Última atualização: 22 maio, 2022

Quando chega o assunto dos elementos químicos na escola, tudo se torna uma confusão de números, letras e símbolos. Mas não é de fato assim, porque tudo está perfeitamente ordenado. Só é necessário aprender uma série de dicas para aprender a tabela periódica. Assim, seus filhos vão lidar com isso perfeitamente.

Em primeiro lugar, saberemos do que se trata e depois aprenderemos a decifrar seus segredos. Não perca!

O que é a tabela periódica dos elementos?

“A tabela periódica de elementos químicos é uma das conquistas mais importantes da ciência, pois captura a essência não apenas da química, mas também da física e da biologia.”

-Nações Unidas, 2019-

A tabela periódica foi criada pelo professor de química, Dmitri Mendeleev, em 1869. Esse modelo foi posteriormente ampliado e aprimorado e é a base da ferramenta que conhecemos hoje.

O esquema da tabela ordena os diferentes elementos e nos apresenta os seguintes dados e símbolos:

  • Letra ou letras que identificam cada elemento.
  • O número atômico.
  • As propriedades químicas.
  • A composição dos elétrons.

As colunas da tabela são chamadas de grupos ou famílias e as linhas são chamadas de períodos. No total, encontramos 118 elementos dispostos em 7 linhas e 18 colunas.

Resumindo, é muita informação! Portanto, vamos ajudar você a aprender mais facilmente.

Ser mãe de uma criança superdotada.
Aprender física e química não precisa ser chato ou tedioso. Encontre uma maneira de incentivar seus filhos a adquirir conhecimento… brincando!

Descubra as melhores dicas para crianças para aprender a tabela periódica

Escolha entre os seguintes métodos aquele que for mais confortável para o seu filho. Leia e experimente todos até encontrar o correto.

1. Utilizar a mnemoténica

Usar frases para lembrar os elementos é um truque muito eficaz para memorizar a tabela. Por exemplo, a famosa sequência que compartilhamos abaixo:

Hoje Li Na Kama Robinson Crusoé em Francês

Com essa série de palavras, você poderá lembrar facilmente os elementos dda família 1A, pois correspondem às letras maiúsculas iniciais: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).

Tente criar suas próprias frases ou histórias para implementar esse método!

2. Jogar cartas

ChemMend é um jogo desenvolvido por Vicente Martí Centelles e Jenifer Rubio Magnieto, professores do curso de Química da Universitat Jaume I.

As cartas ajudam as crianças a aprender jogando com os grupos e os períodos a que os elementos pertencem.

3. Construir um mapa conceitual

Esquemas ou mapas conceituais são ótimos para aprender por associação. Para fazê-los, você pode usar palavras comuns e associá-las a elementos químicos.

Outra forma de usar esse método é construir um mapa conceitual com imagens do cotidiano associadas aos elementos em vez de palavras. Uma boa fonte para isso é a tabela de imagens criada pelo físico Keith Enevoldsen: The Periodic Table of the Elements, in Pictures. Está disponível em seu site para download em formato pdf.

4. Experimentar o método Loci

A palavra loci significa ‘lugar’ em latim, então você já pode imaginar em que consiste esse método: associar o lugar onde você está com os elementos da tabela. Você pode fazer isso em casa, em uma caminhada diária ou na escola.

Essa estratégia é conhecida como “palácio das memórias”, pois ativa a memória e cria conhecimento por meio de associações.

5. Aproveitar a tecnologia

A tecnologia oferece uma infinidade de sites educacionais e ferramentas digitais que ajudam as crianças com a lição de casa. Seja para aprender história, geografia ou química, os aplicativos móveis são um ótimo recurso.

Jogar on-line é um truque válido para aprender. Existem muitos jogos que usam a tabela periódica e até que permitem autoavaliações e verificação do seu próprio progresso.

Experimente aplicativos como Tip, Atom ou Periodic Table Quiz para brincar com os elementos, completar enigmas e aprender de forma simples e divertida.

Criança surpresa com aplicativo educacional.
Aproveite as vantagens tecnológicas e pesquise aplicativos pensados para ajudar as crianças a aprender química.

Por que aprender a tabela periódica dos elementos?

Com certeza, com um dos métodos que explicamos para você, seu filho aprenderá rapidamente a tabela periódica e passará nos exames sem problemas. Mas também é bom explicar de forma prática a real utilidade desse conhecimento.

Uma boa ideia é relacionar a tabela periódica a um elemento cotidiano. Por exemplo, rótulos de alimentos ou medicamentos.

Dessa forma, as crianças encontrarão mais significado na aprendizagem dos elementos. Além disso, a tabela periódica perderá seu halo de mistério e se tornará algo útil para a vida cotidiana.

Pode interessar a você...
6 aplicativos incríveis para aprender química
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
6 aplicativos incríveis para aprender química

Aprender química não parece fácil, mas pode ser uma atividade divertida com alguns aplicativos incríveis. Não deixe de conferir as sugestões!