10 dicas para criar filhos resilientes

12 Outubro, 2020
Hoje trazemos a boa notícia de que é possível criar filhos resilientes. Continue lendo se quiser saber como.

Ultimamente, é provável que você tenha ouvido falar bastante sobre a palavra ‘resiliência’. Caso haja alguém que ainda não tenha certeza sobre o seu significado, vamos explicar brevemente. De acordo com a definição dada pelos dicionários, trata-se da capacidade humana de enfrentar situações extremas com flexibilidade e superá-las.

Assim, neste artigo, vamos dar algumas dicas para que os pais possam criar filhos resilientes. Dessa forma, tanto pais quanto filhos poderão se beneficiar e lidar da melhor maneira possível com as situações adversas que surgirem.

“Uma boa parte da arte de viver é a resiliência”.

– Alain de Botton –

Como criar filhos resilientes?

A resiliência é uma habilidade que todos podem desenvolver e aprender. A ideia é criar filhos resilientes para que eles possam lidar adequadamente com a adversidade, o trauma, a tragédia, as ameaças ou até mesmo grandes fontes de estresse. Dessa forma, a resiliência poderá ajudá-los a controlar o estresse e os sentimentos de ansiedade e incerteza em momentos difíceis.

A resiliência é quase essencial para lidar com crises e mudanças de uma maneira adequada. As pessoas resilientes aproveitam os problemas para crescer. Sem dúvida, isso não significa que elas não sofram com as dificuldades que precisam enfrentar, mas elas são capazes de superá-las, mantendo o foco na solução e se adaptando às novas circunstâncias.

dicas para criar filhos resilientes

Cada um de nós pode desenvolver a resiliência e também ajudar nossos filhos a desenvolvê-la. A capacidade de resiliência envolve comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidos com o passar do tempo. A seguir, vamos apresentar as diretrizes propostas pela Associação Americana de Psicologia para desenvolver a resiliência (APA, 2020):

1. Estabelecer relacionamentos

Ensinar os nossos filhos a fazerem amigos, incluindo a capacidade de ter empatia ou de sentir a dor do outro. Incentivar os nossos filhos a serem amigos para que possam ter amigos.

O relacionamento com as outras pessoas nos fornece suporte social e fortalece a resiliência. Além disso, o desenvolvimento de uma forte rede familiar dá apoio aos nossos filhos diante das inevitáveis ​​decepções e mágoas.

2. Ajudar os nossos filhos fazendo com que eles ajudem os outros

Ajudar o próximo pode ser útil para que as crianças superarem a sensação de que não podem fazer nada. Incentivar os nossos filhos a fazerem trabalhos voluntários adequados à sua idade ou pedir ajuda em tarefas que possam fazer em casa pode ser algo benéfico.

3. Manter uma rotina diária para criar filhos resilientes 

Respeitar e manter uma rotina pode ser bastante reconfortante para as crianças, principalmente para crianças pequenas, que anseiam por estrutura em suas vidas. Portanto, é bom encorajar os nossos filhos a estabelecerem suas próprias rotinas.

4. Fazer uma pausa

Ensinar aos nossos filhos como eles podem se concentrar em algo diferente daquilo que os preocupa. Como pais, precisamos observar tudo a que nossos filhos estão expostos, sejam as notícias, a internet ou as conversas que ouvem por acaso, para fazer com que os pequenos se afastem dessas coisas se elas causarem inquietação ou desconforto.

5. Autocuidado

Dar o bom exemplo e ensinar aos nossos filhos a importância de reservar um momento para comer adequadamente, fazer exercícios e descansar. Certificar-nos de que tenham tempo para se divertir e que não tenham todos os minutos de suas vidas programados, sem nenhum momento para relaxar.

Cuidar de nós mesmos e até mesmo nos divertir é algo que ajudará a manter o equilíbrio e enfrentar melhor os momentos estressantes.

6. Caminhar em direção às metas para criar filhos resilientes 

Ensinar os nossos filhos a estabelecerem metas razoáveis ​​e, então, avançar pouco a pouco para alcançá-las. Caminhar em direção à meta, ainda que com pequenos passos, e receber elogios por isso é algo que fará com que os pequenos mantenham o foco em suas realizações, em vez de pensar no que não conseguiram. I isso pode ajudá-los a desenvolver a resiliência para seguir adiante e enfrentar os desafios da vida.

7. Alimentar uma autoestima positiva

Lembrar os nossos filhos de alguma situação e de como eles foram capazes de enfrentá-la com sucesso no passado, apesar das dificuldades. Em seguida, ajudá-los a compreender que os desafios do passado vão servir para desenvolver força para lidar com os desafios futuros.

Ajudar as crianças para que aprendam a confiar nelas mesmas para resolver problemas e tomar decisões corretas. Ensiná-las a encarar a vida com humor e com a capacidade de rir de si mesmas.

dicas para criar filhos resilientes

8. Manter a perspectiva e uma atitude positiva para criar filhos resilientes

Mostrar a eles que há um futuro além dessa situação complicada que está sendo vivida e que o futuro pode ser bom. Uma atitude otimista e positiva nos permite perceber as coisas boas da vida e seguir em frente, mesmo nos momentos mais difíceis.

9. Buscar oportunidades de autodescoberta

Os momentos difíceis geralmente são momentos de autodescoberta e autoconhecimento nos quais tanto crianças quanto adultos aprendem mais sobre si mesmos. Devemos ajudar os nossos filhos a verem como o que eles estão enfrentando pode ensiná-los a compreender quem eles são, para que possam perceber os seus pontos fortes.

10. Aceitação: a mudança faz parte da vida

As mudanças muitas vezes podem ser assustadoras para crianças e adolescentes. Ajudar os nossos filhos a verem que o mundo está em constante mudança e que isso faz parte da vida é fundamental. As metas sempre podem ser substituídas por novas metas ou podemos esperar por outro momento para alcançá-las.

Sobre as dicas para criar filhos resilientes

Como você pode ver, essas 10 dicas podem ser muito úteis para criar filhos resilientes, capazes de se superar e de sair mais fortes das situações adversas. Então, o que você está esperando para colocá-las em prática?

  • https://www.apa.org/centrodeapoyo/guia