Dicas para o cuidado com a pele dos bebês

A pele de recém-nascidos e bebês pequenos exige certos cuidados para manter sua saúde em bom estado e evitar ao máximo as irritações. Hoje vamos apresentar algumas recomendações.
Dicas para o cuidado com a pele dos bebês

Última atualização: 27 maio, 2022

A pele dos bebês está mais exposta a fatores poluentes que podem causar alergias e irritações. É por isso que hoje apresentaremos alguns conselhos básicos para o cuidado com a pele dos bebês, a fim de protegê-la ao máximo e evitar maltratá-la.

Vamos recomendar desde a frequência de banho nos pequenos até o que fazer para proteger sua pele. Os cuidados com a pele dos recém-nascidos podem ser simples se forem usados produtos comprovados e seguidas as recomendações básicas. Por isso, procure se informar para dar aos seus filhos os cuidados que a sua pele sensível necessita.

Como cuidar da pele dos bebês

O primeiro passo é criar uma rotina específica para o seu bebê e fazer do banho um momento íntimo para se conectar ainda mais com o seu recém-nascido. Depois disso, tenha em mente as seguintes dicas.

1. Utilizar um sabão neutro

Mãe utilizando sabão neutro

Os recém-nascidos ainda carecem de uma flora cutânea forte que proteja sua pele dos agentes externos, o que a torna muito delicada e sensível. Por isso, é melhor optar por sabonetes líquidos hipoalergênicos, com pH neutro e sem perfume para não irritar a pele.

De acordo com a Associação Espanhola de Pediatria (AEP), não é necessário dar banhos diários nos bebês. Se as crianças forem propensas a alergias, dar banho uma vez a cada duas noites é mais do que suficiente para proteger a pele.

2. Hidrate a pele depois de cada banho

Vários estudos dedicados à importância dos cuidados com a pele dos bebês destacaram os benefícios dos cremes hidratantes ricos em ceramidas após cada banho. Isso se deve ao fato de que esse componente natural da pele é de vital importância para manter intactas a saúde, a vitalidade e a luminosidade.

Fornecer aos bebês a hidratação que sua pele precisa por meio de leites ou cremes hidratantes ajuda a prevenir o ressecamento e a irritação em áreas específicas. Portanto, é melhor optar por produtos especializados e recomendados por dermatologistas para evitar alergias e contraindicações.

3. Proteja seus filhos dos raios solares

É aconselhável não expor os recém-nascidos diretamente ao sol, mas se você for passear no parque com seu pequeno ou brincar com ele em uma tarde ensolarada, lembre-se de aplicar uma quantidade generosa de protetor solar para bebês. Foi comprovado que a exposição excessiva ao sol durante a infância é um fator de risco para o câncer de pele.

Portanto, não importa se seu bebê tem pele clara ou escura, pesquisas mostraram que o uso de protetor solar é muito importante para proteger a pele dos pequenos e transmitir bons hábitos de cuidados com a pele, especialmente em populações multirraciais.

4. Troque a fralda regularmente

Mãe trocando a fralda do bebê.

Segundo profissionais da Academia Americana de Pediatria (AAP), quando os bebês ficam longos períodos sem ter as fraldas trocadas, é muito provável que acabem desenvolvendo dermatite de fralda.

Ao trocar e limpar seu bebê, abuse da delicadeza e use bastante água e sabão neutro ou lenços descartáveis ​​sem álcool. Assim que a área estiver completamente limpa e seca, aplique uma camada grossa de creme protetor, óxido de zinco ou vaselina. Por fim, escolha uma fralda que seja absorvente e não muito apertada para permitir a circulação de ar.

5. Não abuse dos perfumes

Os bebês geralmente têm um delicioso aroma natural que é perfeitamente complementado por colônias leves e sem álcool. Portanto, evite ao máximo perfumes fortes que possam atrapalhar o conforto do seu bebê e opte por fragrâncias suaves que você possa aplicar nas roupas e cabelos, evitando o contato direto com a pele.

Siga essas dicas para o cuidado com a pele dos bebês

Fazer todo o possível para proteger ao máximo a pele sensível e delicada dos bebês é necessário para manter sua saúde, vitalidade e beleza. Portanto, siga esses conselhos básicos, mas essenciais, e procure investir em produtos dermatologicamente testados para evitar reações alérgicas e transmitir aos seus filhos o hábito de cuidar da pele desde a infância.

Bibliografia:

  • Polcari, I. (2020). Tipos comunes de dermatitis del pañal y tratamientos. Healthy Children. Academia Americana de Pediatría.
  • Schachner L, Andriessen A, Benjamin L, Bree A, Lechman P, Pinera-Llano A, Kircik L, Hebert A. (2021). The Importance of Skincare for Neonates and Infants: An Algorithm. J Drugs Dermatol. 2021 Nov 1;20(11):1195-1205. doi: 10.36849/jdd.6219. PMID: 34784132.
  • Tan MG, Nag S, Weinstein M. (2018). Parental use of sun protection for their children-does skin color matter? Pediatr Dermatol. 2018 Mar;35(2):220-224. doi: 10.1111/pde.13433. Epub 2018 Feb 13. PMID: 29436037.
Pode interessar a você...
Erupções na pele do bebê: o que você deve saber
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Erupções na pele do bebê: o que você deve saber

As erupções na pele do bebê são bastante frequentes, pela delicadeza e sensibilidade desse tecido. Saiba mais sobre esse tema.