Como trocar a fralda corretamente? Aprenda passo a passo

7 de agosto de 2019
Colocar a fralda no bebê é um desafio, principalmente se você não tem experiência em cuidar de crianças. No entanto, você pode aprender a trocar a fralda corretamente e, assim, o seu bebê ficará limpo e confortável.

Para saber como trocar a fralda corretamente, você deve levar algumas dicas em consideração. Durante as primeiras semanas do recém-nascido, você tem a oportunidade de praticar, porque a troca de fralda deve ser constante a fim de garantir uma boa higiene e, assim, evitar problemas na pele do bebê.

Como trocar a fralda corretamente passo a passo

Antes de começar a trocar a fralda, você deve ter tudo o que vai usar. Lembre-se sempre de que não é conveniente deixar a criança sozinha, principalmente se ela não estiver no berço.

Portanto, você deve ter à mão uma fralda descartável ou de pano limpa, sabonete, água e uma toalha. Além disso, também conte com creme para assaduras e lencinhos umedecidos se você não estiver em casa.

Prepare uma área segura e confortável perto de uma torneira ou que, pelo menos, tenha um pequeno recipiente com água e sabonete por perto. Isso porque você deve lavar os restos de urina e fezes sempre que possível.

Em seguida, coloque a criança no trocador e retire a roupa da cintura para baixo. Retire as fitas autoadesivas da fralda e abra-a. Levante as pernas e, se houver evacuações, arraste a frente da fralda para trás.

Então, lave o bebê com água e sabonete. Caso não seja possível, use lenços umedecidos para garantir que os órgãos genitais fiquem limpos. Dessa forma, você evitará possíveis infecções.

Para finalizar, seque a área com delicadeza, utilizando a toalha ou os lencinhos. As dobras da pele devem ficar limpas e livres de umidade. É aconselhável aplicar creme para assaduras na virilha, ao redor das nádegas e na parte da frente. Certifique-se de espalhá-lo bem e de não aplicar muita quantidade.

Colocar a fralda corretamente

Aprender a colocar a fralda é um dos passos mais importantes para saber como trocar a fralda corretamente. A primeira coisa que você deve fazer é abrir a fralda e colocá-la embaixo do bebê.

Em seguida, estenda a parte da frente e passe-a por cima dos genitais, de modo a cobrir toda a frente da criança. Se for um menino, tenha cuidado para que a fralda fique um pouco pendurada a fim de reter adequadamente a urina.

trocar a fralda corretamente

A parte da frente deve estar na mesma altura da de trás, ao redor da cintura do bebê. Na sequência, solte as fitas autoadesivas que estão na parte de trás da fralda.

Por fim, prenda-as o suficiente, mas sem pressionar muito nem deixá-las muito soltas. Isso é essencial para que não haja vazamentos.

Dicas práticas para trocar a fralda do bebê

Se você está no processo de aprender como trocar a fralda corretamente, pode adquirir a experiência necessária para realizar essa tarefa com as seguintes dicas.

Primeiramente, você deve limpar muito bem a vulva ou o prepúcio se houver fezes presentes. Além disso, é recomendável não usar lenços umedecidos com frequência, mas apenas em caso de emergência. Isso porque eles causam alergias e erupções cutâneas em algumas crianças por causa dos seus componentes e pH, que são inadequados para elas.

Além disso, alterne os tipos de fralda quando estiver em casa e, especialmente no verão, você pode tentar usar as de pano. Elas permitem que o bebê se movimente melhor e também que a pele transpire. Além disso, são mais leves.

Por outro lado, o uso constante de fraldas descartáveis provoca alterações na pele da criança, pois dificulta a transpiração.

“Antes de começar a trocar a fralda, você deve ter à mão tudo o que vai usar. Lembre-se sempre de que não é conveniente deixar a criança sozinha.”

Outras sugestões são colocar roupas fáceis de tirar ao trocar a fralda, dispensando peças como bodies sem aberturas ou pijamas de uma peça só. Dessa forma, você economizará tempo e evitará que a criança fique desconfortável.

Não é apropriado usar alfinetes para prender as fraldas de pano. Hoje em dia, existem fraldas com fechos autoadesivos semelhantes aos das descartáveis.

Por outro lado, você deve trocar a fralda com frequência. Naturalmente, após cada deposição, mas também após a alimentação e depois dos cochilos. É aconselhável lavar as mãos tanto antes quanto depois de cada troca de fralda para não infectar o bebê com bactérias.

Colocar a fralda corretamente

Motivos de problemas na pele do bebê causados pela fralda

Os mais frequentes são a irritação por causa da urina e das fezes nas fraldas da criança. Elas causam a dermatite de fralda. Outras causas são atribuídas ao atrito ou à fricção quando as fraldas ou roupas ficam muito apertadas. Nesses casos, surge uma erupção na pele da criança.

Outro fator que influencia é o uso de produtos novos, tais como uma marca diferente de lenços umedecidos, fraldas, sabões ou amaciantes. Eles podem causar erupções cutâneas e vermelhidão na pele da criança, principalmente na área onde a fralda é colocada.

Vale a pena destacar que esses problemas devem ser tratados rapidamente, pois pode haver a proliferação de fungos e bactérias que causam infecções graves.

Em conclusão, você não precisa mais se preocupar se não souber como trocar a fralda corretamente. Com essas sugestões, você poderá conseguir fazer isso e também vai cuidar da higiene do seu bebê de forma perfeita.