Dicas de como baixar a febre nos bebês

· 29 de março de 2019
Quando queremos aliviar alguma dor do bebê em casa, a melhor opção para fazer isso é seguindo conselhos com produtos naturais e evitando a automedicação antes de fazer uma consulta com um especialista.

Em alguns casos, os bebês apresentam variações na temperatura corporal e, como mãe, é natural que nos preocupemos. Isso não acontecerá por muito tempo, já que, uma vez que você aprenda o que pode fazer em casa para baixar a febre nos bebês, cuidará dessa pequena emergência com muito mais confiança e sem estresse.

Desde o momento do nascimento, o bebê luta de forma rudimentar para se adaptar à temperatura do meio em que tem de viver. É uma mudança de certa forma brusca para ele, por isso, devemos prestar atenção para que a temperatura seja semelhante àquela que estava acostumado a desfrutar no ventre materno.

A temperatura normal dos bebês

O bebê nasce com cerca de 37,7 – 38,2 graus centígrados de temperatura retal, a qual baixa um grau e, em seguida, é recuperada com facilidade. Nesse sentido, a temperatura axilar é mais baixa do que a registrada na virilha e esta, por sua vez, menor do que a retal.

O pequeno perde calor através da respiração, da atividade muscular e da transpiração pela pele. Quando, pelo contrário, a temperatura aumenta, não há motivo para se alarmar. Não significa necessariamente que seu bebê está com alguma doença infecciosa, vírus, bactérias ou outro problema.

Esse aumento deve-se, em alguns casos, ao calor por excesso de roupas. No entanto, também podemos estar presenciando o início de alguma doença, na pior das situações.

Essa elevação de temperatura corporal pode ocorrer durante a noite, quando muitas vezes se torna impossível sair de casa para ir ao médico. São nessas situações que você deve aplicar algumas dicas úteis para baixar a febre nos bebês.

Lembre-se, é claro, de que isso é apenas uma solução paliativa para resolver a situação no momento. Se o quadro persistir, não deixe de visitar o pediatra, o mais rapidamente possível.

Dicas que você pode usar para baixar a febre nos bebês

Manter o corpo do bebê ventilado

Não devemos manter o nosso bebê agasalhado demais, já que isso contribui para aumentar ainda mais a temperatura corporal. Quando apresentar febre ou dor, devemos optar por peças de vestuário de algodão, já que favorecem a transpiração e são muito mais frescas.

febre axilar

Não dê banho no bebê com água morna

Quando a criança está com febre, muitas mães cometem o erro de dar banho utilizando água muito fria. Eles desconhecem que, dessa maneira, podem piorar o quadro febril do bebê.

O que, sim, recomenda-se é dar um banho com água na temperatura ambiente ou, até mesmo, um pouquinho morna. Os choques bruscos de temperatura não são recomendados para ninguém, muito menos para um bebê.

Aplicar compressas

Esse truque foi passado de geração em geração. As compressas são muito eficazes na hora de baixar a temperatura. Elas devem estar impregnadas de água fria, mas não gelada, e devem ser posicionadas em locais estratégicos. Por exemplo: na testa, na planta dos pés, nas palmas das mãos e na parte de trás do pescoço.

Se você notar que, em algum momento, mesmo depois de ter seguido todas as dicas para baixar a febre nos bebês, ela continua aumentando e atinge por volta de 39°C, deve levar seu bebê imediatamente para um centro de saúde.

Hidratar o bebê

É de suma importância fazer com que o bebê beba líquidos constantemente, já que quando se apresenta um aumento de temperatura corporal, a criança tende a perder água por meio da transpiração.

É importante evitar a todo o custo a desidratação. Para fazer isso, nós podemos oferecer à criança sucos de frutas refrescantes, como melancia. Também é benéfico canja de galinha ou soro caseiro.

Borra de café

As borras de café podem ser utilizadas com toda a confiança. O café deve ser moído e molhado e ser usado da mesma forma que fazemos com as compressas frias. Contudo, nesse caso, ele só deve ser colocado nos pés e nas palmas das mãos do pequeno.

Fatias de batata crua

Assim como as compressas frias, as fatias de batata crua também são boas quanto na hora de baixar a temperatura corporal dos bebês. Assim como a borra de café, você pode colocá-las nas plantas dos pés e palmas das mãos.

bebê está com febre

Ventilação controlada do espaço

Quando o bebê está com alta temperatura corporal, devemos mantê-lo em um local arejado, mas não com correntes de ar frias e fortes. Certifique-se de que ele permaneça deitado e muito tranquilo para evitar agitações em excesso, com a finalidade de diminuir a febre.

O monitoramento da temperatura deve ser feito em um período tempo não maior que 30 minutos. Se você notar que, em algum momento, apesar de ter aplicado todos os truques para baixar a febre nos bebês, ela continuar aumentando e atingir por volta de 39 graus centígrados, deve levar seu bebê imediatamente para um centro de saúde.

De forma alguma automedique o seu bebê. Apesar de você poder aplicar essas dicas naturais de forma paliativa, não utilize essas opções junto com os medicamentos que tem em casa. Sempre é melhor que um especialista determine o que deve ser administrado em cada caso.

  • Murahovschi, J. (2003). A criança com febre no consultório. Jornal de Pediatria. https://doi.org/10.1590/S0021-75572003000700007