5 dicas para escolher calças de maternidade

No mercado existe uma variedade de estilos, modelos, cortes e tecidos de calças de maternidade. Aqui, indicamos algumas dicas para você fazer a escolha certa. Confira!
5 dicas para escolher calças de maternidade

Escrito por Yesibeth Rincón

Última atualização: 08 julho, 2023

Você está grávida e percebe que sua barriga começa a crescer e você não tem mais nada no guarda-roupa? Com o passar das semanas, as roupas vão ficando menores e você tem que comprar tamanhos maiores. Não se assuste, isso é normal quando se espera um bebê. O ideal é usar roupas largas com uma faixa ajustável na cintura. Nesse caso, queremos orientar você e indicar algumas dicas para escolher calças de maternidade.

Este tipo de roupa vai dar à você a mobilidade de que necessita no dia a dia, seja para trabalhar, fazer compras ou visitar a casa de um amigo. Com elas, você sentirá conforto, mas quais usar? Damos algumas dicas para você saber escolher.

Confira as dicas para escolher calças de maternidade

Na hora de escolher sua calça, seja qual for o tipo, o mais importante é experimentá-la para saber se ela se adapta ao seu corpo e ao seu gosto. No mercado existem muitos estilos, tecidos, modelos e cores. Aprenda aqui as chaves para saber escolher as calças de maternidade.

1. Escolha cintura baixa e ajustável

Uma das dicas para escolher calças de maternidade é inclinar-se para aquelas com cintura baixa e ajustável. Este modelo é ideal porque oferece a possibilidade de alongar e reduzir a pressão na região lombar e abdominal, além de suavizar a silhueta.

A calça de cintura baixa pode ser usada durante toda a gravidez e até mesmo após o parto. Também costuma ser a melhor escolha para os dias quentes de verão.

Os jeans de algodão com cintura ajustável são ideais para a fase da gravidez, pois proporcionam conforto e permitem que você fique na moda!

2. Escolha entre uma variedade de jeans

No mercado existem muitas opções de roupas para gestantes. Assim você pode encontrar diversos modelos, inclusive jeans para maternidade confeccionados em tecido de algodão para que sua barriga tenha uma excelente acomodação. Há também modelos de tornozelo estreito ou largo, cintura baixa ou alta, corte reto e com cós ajustável ou elástico, o que fará você se sentir confortável e na moda.

3. Evite tecidos rígidos

Ao escolher calças de maternidade, você deve prestar atenção ao seu tecido. O melhor nesses casos é o algodão, que, além de proporcionar conforto, confere frescor e permite a transpiração, principalmente no verão. Pelo contrário, evite tecidos rígidos e opte por aqueles como a lycra, que lhe darão maior mobilidade.

4. Use seu tamanho normal de calça

Ao escolher a sua calça de maternidade, recomenda-se comprar o seu tamanho habitual. Lembre-se de que o que vai crescer é a sua barriga. Para isso, observe bem o modelo e a largura e altura do elástico na cintura. Isso permitirá que sua barriga caiba no cós da calça.

Por exemplo, se você usar tamanho médio, as calças de maternidade que caberão em você serão de tamanho M. No entanto, como mencionamos anteriormente, é essencial sempre experimentar as roupas antes de comprá-las, pois nem todos os corpos são iguais, nem crescem na mesma proporção.

Escolha calças do seu tamanho para poder usá-las mesmo após o parto. Não se esqueça de que o que cresce é a barriga.

5. Procure calças que lhe sirvam durante toda a gravidez

Outra dica a seguir é optar por calças de maternidade que sejam úteis para você durante toda a fase de gestação. As peças confeccionadas com elastano e que possuem elástico largo na cintura são perfeitas para usar durante os nove meses. Procure aquelas que podem ser lavadas muitas vezes sem danificar o tecido. Nesse sentido, as mais aconselháveis são as de algodão.

Estilo e conforto na gravidez

Atualmente, vemos que as roupas para gestantes estão cada vez mais bonitas e modernas. Assim, ao usar uma calça de maternidade você vai vestir uma roupa com estilo e ao mesmo tempo com o conforto que as grávidas exigem. Lembre-se de que é uma roupa que você pode usar por muito tempo. Por isso, deve optar por tecidos frescos e elásticos, mas principalmente que sejam do seu agrado e que embelezem a sua silhueta.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Stoppard M. Nuevo libro del embarazo y nacimiento. Colombia: Editorial Norma; 2000. Disponible en: https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=v3vxwPx_jO0C&oi=fnd&pg=PA6&dq=ropa+para+embarazadas&ots=QD-5dnxrBr&sig=jFGsvNa4qCTy2E5ZUo4uEiVaON0#v=onepage&q&f=false
  • Walroth I. El arte del embarazo. Edición de lujo. Canadá: Friesens Corporation; 2002. Disponible en: https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=9YodAgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=ropa+para+el+embarazo&ots=_hEMitKT5B&sig=CdT_HxVTbZMQ4stFuZdphaPOCzM#v=onepage&q=ropa%20para%20el%20embarazo&f=false
  • Angulo J, Arenas M. Desarrollo de la boutique de ropa para embarazadas. Perú: Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas: 2015. Disponible en: https://repositorioacademico.upc.edu.pe/handle/10757/595173

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.