5 dicas para escolher um colchão para crianças

A escolha de um bom colchão proporcionará às crianças o bem-estar e a qualidade de sono que elas precisam. Aqui estão algumas considerações a ter em conta.
5 dicas para escolher um colchão para crianças

Escrito por Yesibeth Rincón

Última atualização: 16 fevereiro, 2023

Sua prioridade como mãe é o bem-estar e o conforto de seu filho em todos os aspectos de sua vida. Isso também acontece porque quando você vai para a cama você tem o conforto necessário para um descanso relaxante e reparador. Neste artigo, indicaremos algumas dicas para escolher um colchão para crianças.

As crianças correm e brincam muito, por isso seu nível de atividade é alto e quando vão dormir exigem o conforto que um bom colchão pode oferecer. Saber escolher o colchão certo estará entre as suas tarefas se quiser dar um descanso de qualidade ao seu filho. Vejamos alguns cuidados a ter em conta na hora de comprar um!

Confira as dicas para escolher um colchão para crianças

O melhor colchão é aquele em que seu filho dorme e descansa bem. No entanto, ao sair para comprá-lo, você deve levar em consideração alguns critérios que ajudarão a decidir. Por exemplo, além do conforto, não deve representar nenhum risco para o seu filho, para que não cause alergias, problemas de coluna ou distúrbios do sono. Agora sim, vamos conhecer algumas dicas para escolher um colchão para crianças.

Opte por um colchão que proporcione adaptabilidade à medida que a criança cresce, mas sem abrir mão da firmeza para evitar problemas na coluna. Por exemplo, pode ser látex natural ou fibra de coco.

1. Escolha o que melhor se adapta ao seu estágio de crescimento

As características que um bom colchão para seu filho deve ter dependerão da fase de crescimento em que ele se encontra. Por exemplo, se for um bebê, você precisará de um colchão para berço e é fundamental que seja firme, hipoalergênico e higiênico, além de ser feito com materiais orgânicos e livre de contaminantes. É comum que sejam feitos de látex natural ou que contenham lã virgem ou algodão orgânico para evitar o aparecimento de alergias.

Mas se seu filho já tiver entre 18 meses e dois anos, é provável que ele seja tão grande que não caiba mais no berço. Este é o momento de trocar as camas e os colchões. Nesse caso, seria bom encontrar móveis que sirvam para seu filho dormir até os 10 ou 12 anos.

Nesse sentido, recomenda-se que nos primeiros anos de crescimento da criança a firmeza do colchão seja alta, pois um colchão macio fará com que ela afunde e adote uma má postura.

2. Aposte em um colchão confortável

O aspecto mais importante é que o colchão seja confortável, pois o conforto do seu sono será decisivo para o seu crescimento saudável. A falta de sono pode causar na criança problemas de irritabilidade, falta de desempenho e dificuldade de concentração. Portanto, um bom colchão será essencial para um descanso adequado.

3. Prefira materiais orgânicos

Escolha um colchão de látex natural ou fibra de coco para o seu filho, o que garantirá sua firmeza. Além disso, observe que contém lã natural ou algodão orgânico, o que o tornará respirável, hipoalergênico e oferecerá bom conforto. Além disso, são confeccionados com tecido térmico para que não gerem frio nem calor. Muitos têm tratamento antiácaro.

Os materiais de fabricação são fundamentais na escolha de um colchão para a criança, pois disso depende sua qualidade. Procure um que seja respirável, hipoalergênico e, acima de tudo, confortável para o pequeno.

4. Decida o tipo de colchão

Dependendo das necessidades do seu filho, será o tipo de colchão que procura. Por exemplo, pode ser mola ou espuma viscoelástica. Cada um desses tipos tem suas vantagens.

  • Colchão de molas ensacadas: permite maior respirabilidade. Além disso, são um tipo de molas que formam a estrutura do colchão e que são encapsuladas de forma independente, favorecendo assim a adaptabilidade do corpo da criança ao colchão.
  • Colchão viscoelástico: ideal se você procura maior conforto. A espuma viscoelástica é perfeita para oferecer uma superfície de apoio muito confortável.

5. Observe o tamanho certo para a cama

Antes de comprar qualquer colchão você deve olhar as medidas. Escolha o tamanho certo para a cama onde você vai colocá-lo. Não precisa ser tão grosso quanto os colchões de adultos, já que os usados por crianças têm entre 12 e 18 centímetros de altura.

Ofereça um descanso reconfortante para o seu filho

Descansar bem é vital para as crianças, porque, enquanto elas dormem, a função de crescimento é ativada e seu cérebro consolida o que foi aprendido durante o dia. Por esta e muitas outras razões, o descanso de qualidade é essencial para as crianças. Assim, um bom colchão adaptado à sua idade e fase de desenvolvimento será o seu grande aliado. Procure escolher bem para que seu filho tenha o descanso reconfortante que merece.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Merino M, Álvarez A, Madrid J, Martínez M, Puertas F, Asencio A, Romero O, Jurado M, Segarra F, Canet T, Giménez P. Sueño saludable: Evidencias y guías de actuación. Revista de Neurología. 2016; 63 (2): 1-27. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5796326
  • Kanopa V. Sueño seguro, lactancia y colecho. Archivos de Pediatría del Uruguay. 2022; 93 (1). Disponible en: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S1688-12492022000101802&script=sci_arttext
  • Canapari C. ¡Todos a dormir?: La guía del sueño reparador para bebés, niños y padres. Editorial Océano; 2020. Disponible en: https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=AvLPDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT13&dq=colch%C3%B3n+para+cama+de+ni%C3%B1os&ots=hjXx52Lkd5&sig=ODd8TB1a6Hi-yT4FY9EQ1PGVmtk#v=onepage&q=colch%C3%B3n%20para%20cama%20de%20ni%C3%B1os&f=false

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.