9 dicas para escolher produtos de higiene para o seu bebê

A pele do bebê tem características distintas que requerem certas considerações ao escolher produtos de cuidado.
9 dicas para escolher produtos de higiene para o seu bebê
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 07 outubro, 2023

Escolher produtos de higiene para o bebê é uma das principais preocupações dos novos pais. A pele das crianças é mais delicada e sensível que a dos adultos, portanto nem todas as opções são adequadas para elas. Aqui vão algumas dicas para você escolher os mais adequados.

Estas são as recomendações para a escolha de produtos de higiene para o seu bebê

A pele dos bebês ainda não está totalmente madura, então algumas das funções que o estrato córneo deve cumprir ainda não estão desenvolvidas. Por isso, na hora de escolher produtos de limpeza para o pequeno, algumas considerações devem ser levadas em conta.

1. A pele deles é diferente da sua

A água sozinha é insuficiente para limpar a pele do bebê. Os pequenos precisam de pelo menos dois banhos por semana, e com água morna. Lembre-se de que, em comparação com os adultos, a pele deles é mais vulnerável ao ressecamento devido às células superficiais menores, menos microflora normal e menos lipídios da pele.

Portanto, a pele dos bebês é mais suscetível às mudanças ambientais (umidade e temperatura), bem como às mudanças sazonais.

2. Os ingredientes não devem conter produtos químicos

Devido à importância da barreira cutânea, é imprescindível o uso de produtos de higiene para bebês que tenham sido submetidos a estudos adequados de tolerância cutânea. É sempre recomendável ler atentamente os componentes antes de comprar qualquer produto.

Os emolientes ou limpadores são adequados para uso em bebês, pois possuem pH neutro ou levemente ácido e possuem tensoativos e conservantes em sua composição.

3. Os produtos devem ser naturais

Embora existam produtos rotulados como 100% naturais, muitos deles não são isentos de aditivos ou conservantes nocivos. Por isso, procure investigar os componentes desconhecidos que aparecem no rótulo dos produtos antes de comprá-los para confirmar se o conteúdo é seguro.

4. Preste atenção na composição dos produtos

Você deve sempre ler a composição dos produtos antes de comprá-los. Estes não devem conter substâncias fortes que possam causar desconforto ou reações alérgicas.

O ideal é que não contenham parabenos, pois a pele dos bebês tem a capacidade de absorvê-los com mais facilidade, o que os torna mais propensos a possíveis efeitos nocivos.

Os ftalatos também são componentes com propriedades perigosas que estão associados a várias patologias ou condições, de acordo com estudos publicados pela Indoor Air.

5. Se um funcionar bem, você não precisa trocá-lo por outro

O custo e a disponibilidade de produtos de higiene para bebês podem impedir seu uso adequado e consistente em alguns ambientes. No entanto, se os pais tiverem certeza de que o uso não prejudica os processos normais de maturação da pele e não causa reações adversas, seu uso deve ser continuado.

Procure comprar produtos de higiene que sejam reconhecidos por seus padrões de segurança e qualidade.

6. Escolha produtos hipoalergênicos

Os produtos hipoalergênicos são formulados para apresentar o menor risco possível de reações alérgicas. Existem, inclusive, produtos para cuidados com a pele do bebê aprovados por dermatologistas e pediatras. Estes são feitos especialmente para agir com suavidade na pele delicada e sensível dos bebês.

Os surfactantes usados em alguns produtos de higiene para bebês são usados para remover suor, sebo, depósitos e óleos da pele.

7. É melhor que não tenham conservantes nem perfumes

Alguns produtos de higiene para bebês podem afetar a função da barreira da pele ao remover os componentes lipídicos da pele e, assim, aumentar a permeabilidade.

Em vez disso, as loções hidratantes preservam, protegem e aumentam a barreira natural, fornecendo-lhe lipídios e evitando a perda de água.

8. Escolha o pH certo

A grande maioria dos limpadores syndet tem um pH neutro ou ácido e é formulada para ser mais suave que o sabão. Por isso, o uso desse tipo de loção ajuda a manter a pele do bebê equilibrada e saudável.

Além disso, ajuda a proteger a pele contra agentes irritantes do meio ambiente. Ou seja, produtos que não sejam neutros podem gerar ressecamento e causar erupções cutâneas, coceira ou irritação.

9. Consulte o pediatra

A pele do bebê é delicada e propensa a ressecamento e irritação. Portanto, devem ser escolhidos produtos de cuidado suaves, mas eficazes, bem como aqueles que protegem a pele do bebê de irritantes ambientais, como fraldas e poeira.

O melhor é sempre consultar o pediatra, que vai indicar os produtos certos para o cuidado da pele do pequeno. Além disso, o especialista conhece os ingredientes dos produtos e as características da superfície da pele dos recém-nascidos para recomendar as melhores opções.

A importância dos produtos de higiene para o bebê

A pele dos bebês deve ser limpa, massageada e hidratada regularmente. Além disso, é suscetível ao ressecamento e não se adapta bem a produtos usados por adultos. Por isso, é importante escolher uma variedade de produtos feitos especialmente para atender às necessidades das crianças.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gfatter R, Hackl P, Braun F. Effects of soap and detergents on skin surface pH, stratum corneum hydration and fat content in infants. Dermatology. 1997;195(3):258-62. doi: 10.1159/000245955. PMID: 9407174.
  • Blume-Peytavi U, Lavender T, Jenerowicz D, Ryumina I, Stalder JF, Torrelo A, Cork MJ. Recommendations from a European Roundtable Meeting on Best Practice Healthy Infant Skin Care. Pediatr Dermatol. 2016 May;33(3):311-21. doi: 10.1111/pde.12819. Epub 2016 Feb 26. PMID: 26919683; PMCID: PMC5069619.
  • Braun F, Lachmann D, Zweymüller E. Der Einfluss eines synthetischen Detergens (Syndet) auf das pH der Haut von Säuglingen [Effect of a synthetic detergent (Syndet) on the pH of the skin of infants]. Hautarzt. 1986 Jun;37(6):329-34. German. PMID: 3087911.
  • Hsu NY, Lee CC, Wang JY, Li YC, Chang HW, Chen CY, Bornehag CG, Wu PC, Sundell J, Su HJ. Predicted risk of childhood allergy, asthma, and reported symptoms using measured phthalate exposure in dust and urine. Indoor Air. 2012 Jun;22(3):186-99. doi: 10.1111/j.1600-0668.2011.00753.x. Epub 2011 Nov 16. PMID: 21995786.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.