Posso tomar banhos quentes durante a gravidez?

Os banhos quentes costumam ser relaxantes e reconfortantes durante a gravidez. Mas você sabe o que tem que levar em consideração para que eles também sejam saudáveis?
Posso tomar banhos quentes durante a gravidez?
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 22 dezembro, 2021

A maioria das mulheres toma banhos quentes durante a gravidez. No entanto, esse hábito pode estar associado a alguns riscos. Variáveis como a frequência e a duração podem fazer bastante diferença.

Banhos quentes na gravidez

Os banhos quentes durante a gravidez não são 100% seguros. Na verdade, a principal preocupação relativa a esse hábito reside no risco de aumento da temperatura corporal. Além disso, o uso de óleos especiais na hora do banho não é recomendado (exceto para banhos de aveia ou sais de Epsom).

Qual é a temperatura ideal para você

A temperatura interna do corpo de uma gestante saudável oscila em torno de 37º C. A água deve ser mantida morna, não quente, sendo a temperatura ideal 36,6 ºC.

Portanto, banhos quentes de banheira não são recomendados durante a gravidez devido ao aumento do risco de infecção associado à água parada. Existem termômetros de banheira para crianças que podem ser usados para medir a temperatura da água.

Mulher grávida tomando banho quente.

Cuidado para não escorregar

É importante ter cuidado e atenção para não escorregar ou cair ao entrar e sair do banho, principalmente com o avanço dos trimestres, quando o equilíbrio da mulher pode ficar mais instável devido ao aumento da barriga.

Os tapetes de silicone antiderrapantes fornecem segurança e estabilidade durante o banho. Na verdade, eles também podem ser usados tanto no interior dos boxes e banheiras como no exterior.

Tempo na água

Não é apenas a temperatura da água do banho que é importante, a duração do banho também conta. A imersão em água quente pode aumentar a temperatura corporal e reduzir o fluxo sanguíneo para o bebê, causando estresse. Portanto, se todos os cuidados forem considerados e respeitados, não é contraproducente tomar banhos quentes durante a gravidez.

Se sua pele ficar muito seca após o banho, use loções ou cremes para reter a umidade. Além disso, é aconselhável não demorar muito tempo: 15 minutos no máximo.

As jacuzzis e as saunas são seguras?

Ficar em jacuzzis ou saunas por mais de 10 minutos pode aumentar significativamente a temperatura corporal. Embora mais evidências sejam necessárias, alguns estudos sugerem que bebês nascidos de mulheres que tiveram febre têm maior probabilidade de apresentar anomalias no cérebro e na medula espinhal.

Os sais de banho tendem a alterar o pH da vagina e gerar um desequilíbrio dos seus níveis, com a consequente redução das bactérias favoráveis na região. E o aumento da temperatura pode aumentar o risco de abortos espontâneos.

As jacuzzis ou banheiras de hidromassagem apresentam um risco maior de germes do que as banheiras padrão por se tratar de água parada que é constantemente reciclada a fim de manter uma temperatura mais alta.

Pode ser do seu interesse: O que é a ginecologia estética?

Benefícios dos banhos quentes na gravidez

Por outro lado, existem vários efeitos benéficos dos banhos quentes durante a gravidez. No entanto, os cuidados acima citados devem ser levados em consideração para evitar complicações ou quadros clínicos posteriores.

Reduzir o estresse

Algumas mulheres podem usar os banhos quentes durante a gravidez para relaxar e aliviar a dor. Nesses momentos, a temperatura da água também deve ser controlada.

Os sinais de superaquecimento incluem sudorese, sensação de calor e vermelhidão da pele. Por sua vez, os sinais mais graves podem ser náuseas, tonturas, desmaios e quedas.

Mulher tomando banho quente durante a gravidez.

Aliviar dores nas costas

O calor pode causar desidratação no corpo. Portanto, certifique-se de beber bastante líquido antes e depois do banho.

O relaxamento e o alívio das dores nas costas são os motivos que as mulheres expressam para aproveitar os banhos quentes durante a gravidez. Tanto a pressão da água quanto a flutuabilidade relaxam as articulações e reduzem a sensação de dor.

Preparar o corpo para o parto

Outra preocupação com os banhos quentes durante a gravidez é o aumento da chance de infecção. Portanto, o uso de sais de banho, produtos perfumados ou bolhas não é recomendado, pois seus ingredientes podem causar irritação ou coceira.

Nenhum desses artefatos são necessários para poder relaxar o corpo e encontrar a tranquilidade. O simples ato de acender uma vela ou colocar uma música pode criar um clima que prepara o corpo para o dia do parto.

Os banhos quentes e a gravidez

Durante a gravidez, tomar um banho quente pode parecer uma boa maneira de aliviar dores e incômodos corporais. No entanto, existem certas precauções que devem ser consideradas.

A duração, a temperatura da água, a sua reposição e o trimestre da gravidez são variáveis que devem ser levadas em consideração para que as mulheres grávidas possam curtir seus banhos quentes de forma saudável.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Duong HT, Shahrukh Hashmi S, Ramadhani T, Canfield MA, Scheuerle A, Kim Waller D; National Birth Defects Prevention Study. Maternal use of hot tub and major structural birth defects. Birth Defects Res A Clin Mol Teratol. 2011 Sep;91(9):836-41. doi: 10.1002/bdra.20831. Epub 2011 Jun 6. PMID: 21648056.
  • Waldenström U. Warm tub bath and sauna in early pregnancy: risk of malformation uncertain. Acta Obstet Gynecol Scand. 1994 Jul;73(6):449-51. doi: 10.3109/00016349409013428. PMID: 8042454. https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.3109/00016349409013428
  • Duong HT, Shahrukh Hashmi S, Ramadhani T, Canfield MA, Scheuerle A, Kim Waller D; National Birth Defects Prevention Study. Maternal use of hot tub and major structural birth defects. Birth Defects Res A Clin Mol Teratol. 2011 Sep;91(9):836-41. doi: 10.1002/bdra.20831. Epub 2011 Jun 6. PMID: 21648056. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21648056/
  • Ravanelli, N., Casasola, W., English, T., Edwards, K. M., & Jay, O. (2019). Heat stress and fetal risk. Environmental limits for exercise and passive heat stress during pregnancy: a systematic review with best evidence synthesis. British journal of sports medicine53(13), 799-805. https://bjsm.bmj.com/content/53/13/799
  • Gustavson K, Ask H, Ystrom E, Stoltenberg C et al. Maternal fever during pregnancy and offspring attention deficit hyperactivity disorder. Sci Rep. 2019 Jul 2;9(1):9519. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31266998/.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.