10 dicas para evitar que as crianças passem mal no carro

Muitas crianças sentem enjoo ao viajar no carro. Essa condição geralmente começa após os dois anos de idade e continua durante a infância. A seguir, daremos 10 dicas para evitar que seu filho desenvolva esse sintoma irritante.
10 dicas para evitar que as crianças passem mal no carro
Leidy Mora Molina

Escrito e verificado por a enfermeira Leidy Mora Molina.

Última atualização: 04 novembro, 2022

Evitar que as crianças passem mal no carro é uma das tarefas prioritárias dos pais no planejamento das férias. O enjoo de movimento é conhecido como cinetose e ocorre ao se deslocar em um veículo de transporte, como carros, barcos, trens ou aviões.

Esta condição pode persistir durante toda a infância e durar até aproximadamente 12 anos de idade. Depois, desaparece gradualmente na fase adulta. Embora seja mais provável que ocorra em viagens mais longas, também pode ser desencadeada em viagens curtas, como idas à escola. A seguir, daremos 10 dicas para evitar que as crianças passem mal no carro.

Podemos evitar que as crianças passem mal no carro?

O enjoo de movimento também é conhecido como cinetose ou enjoo de carro. É uma condição que ocorre quando o cérebro recebe informações conflitantes dos ouvidos internos e de outras partes do corpo, como olhos, nervos das articulações e músculos.

Isso acontece porque a sensação de movimento recebida pelo olho não está relacionada com a aceleração percebida pelo ouvido interno (responsável pelo equilíbrio), nem com a posição adotada pelo corpo. É uma condição que costuma ser comum durante a infância devido à imaturidade do cérebro nessa fase para controlar o equilíbrio. Por outro lado, embora nem todas as crianças sofram com isso, o fator hereditário é uma das causas de seu aparecimento.

Embora outras causas que desencadeiam episódios de cinetose não tenham sido estabelecidas, alguns estudos relacionam a cinetose grave a problemas de enxaqueca, otite média recorrente e deficiências vestibulares em crianças.

Sintomas da cinetose

A cinetose é mais comum em bebês até os 3 anos, embora em algumas crianças dure até os 12 anos. É acompanhada por sintomas bastante irritantes, como os seguintes:

As náuseas e vômitos são sintomas comuns quando as crianças sofrem de enjoo.

Conheça 10 dicas para evitar que as crianças passem mal no carro

Felizmente, os enjoos de movimento podem ser evitados. Se o seu filho tende a sofrer com eles com frequência quando está no carro, no ônibus ou no trem, lembre-se das recomendações que compartilharemos abaixo para evitar esse sintoma irritante.

1. Atenção às refeições antes de colocar a criança no carro

Não ofereça refeições copiosas ao pequeno antes de sair de carro nem deixe-o ficar de estômago vazio. Em ambos os casos, existe o risco de tonturas. É melhor oferecer um lanche leve. Alimentos muito condimentados, gordurosos, ácidos e de odor intenso também podem favorecer esse incômodo sintoma.

Ofereça um biscoito, torrada ou cereal seco antes do deslocamento. Doces de gengibre ou limão são uma boa escolha quando a náusea ataca ou para evitá-la. Se a viagem for longa, em cada parada você pode fornecer frutas, legumes, pão ou mingau de aveia.

2. Ajuste a localização e a postura da criança nos assentos

A localização da criança dentro do veículo é fundamental se você quiser reduzir o enjoo. Lembre-se de que, embora o banco do passageiro seja o que menos provoca tonturas, as crianças não podem sentar-se no banco da frente até atingirem aproximadamente 1,36 metros de altura, ou seja, até por volta dos 12 anos de idade.

Por enquanto, convém que viajem no banco central traseiro, pois nessa posição a criança fixa o olhar para frente e não para os lados. Desta forma, limitamos a exibição de movimento rápido.

3. Promova a ventilação dentro do carro

O calor piora a sensação de enjoo dentro do carro. Por esta razão, é aconselhável manter as janelas abertas para que o ar possa circular. Especialmente quando os sintomas de tontura começam. No caso de ligar o ar-condicionado de forma que atinja a traseira do carro, a temperatura recomendada é entre 21 e 23° graus Celsius.

Se você viajar no verão, escolha roupas macias e confortáveis feitas de tecido respirável para a criança. Lembre-se de colocar roupas fáceis de tirar, caso precise fazer uma troca rápida durante a viagem.

4. Mantenha a criança distraída durante a viagem

Toque músicas infantis e incentive a criança a cantar. Você também pode contar algumas histórias divertidas, fazer charadas e levar seus brinquedos favoritos. Tudo isso a fim de entreter a criança durante sua viagem no carro para evitar tonturas.

5. Dirija com cuidado

A maneira como você dirige tem uma influência significativa no enjoo. O piloto precisa dirigir suavemente e evitar acelerações bruscas ou frenagens repentinas. Se a estrada tiver muitas curvas, você deve dirigir com mais cuidado.

6. Faça algumas paradas

Se for fazer uma viagem longa, é recomendável fazer paradas frequentes, a cada 2 ou 3 horas, para que as crianças possam respirar ar fresco e esticar as pernas. Além disso, você pode aproveitar o momento para oferecer alimentação e hidratação.

O uso de telas pelas crianças durante a viagem aumenta as chances de elas sofrerem de enjoo. Idealmente, elas podem fixar os olhos em objetos distantes ou observar a paisagem.

7. Evite o uso de telas

O uso de tablets ou celulares durante o deslocamento no carro aumenta o risco de tontura. Por isso, devem ser evitadas atividades em que a criança tenha que fixar os olhos em um objeto próximo, como ler ou jogar videogame.

Isso ocorre porque o cérebro assume que a criança está em pé e não coordenará com os estímulos recebidos pelo ouvido, que detectará o movimento. Idealmente, devemos tentar fazer com que o pequeno se concentre em objetos distantes na paisagem, como nuvens ou montanhas.

8. Encontre horários adequados para viagens longas

Em climas quentes, é aconselhável viajar pela manhã ou à noite, quando o ambiente é mais fresco. Esses horários também favorecerão o sono da criança. Enquanto o pequeno dorme, não há risco de tontura.

9. Mantenha a criança hidratado

Beber água evita os enjoos. Portanto, certifique-se de que seu filho se mantenha hidratado durante o passeio de carro. O ideal é que a água esteja fria, principalmente se estiver quente no ambiente ou se a criança começar a sentir náuseas. Evite oferecer refrigerantes e bebidas com cafeína.

10. Medicamentos sob indicação pediátrica

Alguns medicamentos, como a difenidramina ou o dimenidrinato, ajudam a prevenir o enjoo no carro. No entanto, podem causar efeitos colaterais e fazer as crianças se sentirem tontas ou sonolentas. Se o problema se tornar muito frequente, o pediatra deve ser consultado e, se julgar pertinente, administrar a dose adequada desses medicamentos.

Outra maneira de prevenir o enjoo é com escopolamina, um medicamento que está disponível como adesivo e é colocado atrás da orelha.

Se a criança estiver tonta, é conveniente parar o carro, pedir para que ela feche os olhos e se deite de costas em um local ventilado. Você pode colocar compressas frias em sua testa para aliviar os sintomas.

Leve os itens necessários em caso de emergência

Não se esqueça de levar trocas fáceis e roupas sobressalentes para o seu filho. Além disso, é necessário ter alguns sacos plásticos e lenços de limpeza à mão, caso o pequeno sinta vontade de vomitar. Dessa forma, você poderá cuidar rapidamente da situação e continuar sua viagem sem maiores transtornos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.