Como entreter as crianças trabalhando em casa

Trabalhar em casa não é fácil, muito menos quando se tem filhos pequenos. Aprenda como entretê-los durante o seu dia de trabalho.
Como entreter as crianças trabalhando em casa

Última atualização: 22 Setembro, 2021

No mundo de hoje, trabalhar em casa tornou-se a norma. Até não muito tempo atrás, o oposto era a regra, e a maioria dos pais trabalhava fora de casa.

Embora essa nova modalidade tenha seus benefícios, também acarreta alguns prejuízos: causa ansiedade, estresse e culpa nos pais de crianças pequenas. Porque mesmo que agora eles vejam mais os filhos, isso não significa que tenham mais horas para eles.

Encontrar o limite entre a jornada de trabalho e a vida pessoal é extremamente difícil. Principalmente quando as crianças exigem atenção constante e não se tem uma boa organização estabelecida.

Não é apropriado que as crianças apenas vejam televisão durante a sua jornada de trabalho, mas não é possível parar o tempo todo para atendê-las. Portanto, a carga mental pode se tornar paralisante, e você precisa encontrar uma solução que beneficie a todos.

Entreter as crianças trabalhando em casa

As pessoas que nunca trabalharam em casa com a presença dos filhos podem pensar que não é tão difícil assim. Mas a realidade é diferente, já que entretê-los por um dia inteiro não é uma tarefa simples.

As crianças pequenas podem passar horas brincando, desde que você esteja ao lado delas física e emocionalmente. Porque trabalhando em casa você está perto de corpo, mas a cabeça está em outro lugar. Os pequenos percebem isso e, consequentemente, exigem mais atenção.

Quando as crianças são mais velhas, é provável que seu comportamento piore se ficarem entediadas ou não souberem o que fazer. Nessas situações, o nervosismo aflora e surgem as discussões. Mas é importante não deixar que a situação chegue a esse ponto.

É fundamental encontrar uma forma de os filhos se divertirem e, ao mesmo tempo, aprenderem a respeitar o horário de trabalho dos pais. Principalmente se apenas um deles cuidar das crianças o dia todo.

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a conciliar suas atividades de trabalho com sua vida familiar.

1. Estabeleça rotinas para os dias de semana

 

Como entreter as crianças: cronograma visual.

As rotinas são ferramentas fundamentais para a organização familiar. Elas permitem que as crianças compreendam a dinâmica da casa e antecipem diferentes eventos, sem reagir exageradamente às mudanças.

Antes de iniciar sua jornada de trabalho, converse com seus filhos e organize o dia da família. Apenas quando os pequenos entendem o que está acontecendo é que eles poderão cooperar com você.

Você pode criar um cronograma visual, mostrando claramente quando as atividades serão realizadas e quais delas a criança terá que realizar sozinha.

Lembre seus filhos de que, mesmo que você esteja fisicamente ao lado deles, em algum momento do dia terá que prestar atenção no trabalho.

2. Peça colaboração para que mais tarde você possa dedicar todo o seu tempo a eles

No caso de serem um pouco mais velhos, você pode atribuir aos seus filhos algumas tarefas domésticas. Por exemplo, organizar ou arrumar o próprio quarto. Assim, a casa ficará em melhores condições e as crianças terão colaborado com você para lhe dar mais tempo livre depois.

Se eles fizerem as coisas certas e respeitarem o seu horário de trabalho, no final da semana você poderá recompensá-los. Não necessariamente com objetos materiais, mas com algo que os gratifica. Pode ser o seu jantar preferido, um plano familiar ao ar livre ou algo que você deixou pendente para uma ocasião especial.

3. Evite sobrecarregar-se com atividades que requerem sua atenção

Se um dia você tiver um evento importante no trabalho, evite comprometer-se com seus filhos para fazer outros planos. Nesse dia, limite as atividades que requerem sua supervisão.

Uma boa ideia é sugerir que as crianças desenhem ou pintem enquanto você estiver trabalhando ou dê a elas um quebra-cabeça de acordo com a idade. Também é ótimo marcar no relógio o tempo que elas terão que permanecer naquela atividade, para que depois possam desfrutar de um momento juntos e livres de responsabilidades.

Os jogos de construção também são uma boa maneira de entreter seus filhos por um tempo, sem se preocupar com eles. Além disso, eles vão gostar de criar usando a imaginação, e o tempo vai passar voando.

Conciliar trabalho e família

Lembre-se de que educando com tranquilidade, e evitando brigas e tensões, você obterá melhores resultados. As crianças se adaptam às rotinas muito mais rápido do que os adultos.

Aproveite essa condição e as ensine a colaborar com você durante sua jornada de trabalho. Grandes recompensas virão desses esforços, como aproveitar um tempo exclusivamente para si mesmas.

Pode interessar a você...
O desafio de cuidar das crianças e trabalhar em casa
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O desafio de cuidar das crianças e trabalhar em casa

Devido à atual situação, cada vez mais pais estão se unindo ao desafio de cuidar das crianças e trabalhar em casa. Veja algumas dicas!



  • Reyes, L. (2021) Trabajar desde casa: La ultima guía. Editorial: Independiente