Dicas para que o meu filho seja um estudante produtivo

27 de fevereiro de 2019
Se você deseja que o seu filho seja um estudante mais produtivo, não basta incentivá-lo a passar muitas horas sentado estudando. O seu sucesso real dependerá de muitos fatores e, sem dúvida, você poderá ajudá-lo a alcançar isso.

Sobressair-se na área acadêmica não é uma tarefa tão fácil quanto parece ser. Costumamos partir do pressuposto que colocar os nossos filhos em uma boa escola ou revisar os seus deveres de casa já é suficiente.

No entanto, muitas das vezes, quando chegam as notas no final do semestre, notamos que o nosso filho teve um desempenho mediano ou baixo. Quais são as dicas para que o meu filho seja um estudante produtivo?

Para conseguir que o seu filho seja um estudante produtivo, não basta fazer com que ele passe o dia todo estudando ou que tenha um QI alto. Deve haver uma junção de múltiplos aspectos, que incluem uma boa alimentação ou receber os estímulos visuais e afetivos adequados.

Sabemos que esse tema pode ser complexo, mas para encontrar soluções que realmente funcionam para o seu filho, não deixe de ler as dicas que traremos a seguir.

O que significa ser um estudante produtivo?

A produtividade está relacionada a render no colégio e obter o sucesso no desempenho escolar ao final do curso. No entanto, devemos entender que a produtividade deve estar vinculada à eficiência, e não às antigas crenças que afirmavam que ser produtivo era fazer o máximo possível ou estar ocupado o tempo todo.

Por isso, para que a criança seja produtiva, partimos do ponto de partida de que o tempo que ela investe em fazer as tarefas e estudar não seja necessariamente longo, mas, sim, que deva ser um tempo em que esteja concentrada e consiga reter o máximo de informações. Além disso, ela deve ser capaz de compreender o que foi lido.

Para alcançar esse objetivo, múltiplos fatores contribuem para que a criança se sinta confortável e tenha todas as ferramentas à mão. Assim, ela poderá cumprir as suas obrigações corretamente. A seguir, apresentamos algumas dicas para atingir essa meta.

crianças tendo aula de tecnologia

Dicas para que o meu filho seja um estudante produtivo

1. Boa alimentação e descanso

É importante que você comece com o básico: uma boa alimentação e um bom descanso. Em primeiro lugar, o café da manhã contribui com 25% das calorias diárias que o organismo precisa para funcionar corretamente.

As crianças que não se alimentam antes de ir para a escola apresentam pouca energia durante as aulas, déficit de atenção, dores de cabeça e não conseguem reter a informação corretamente. O mesmo ocorre quando não descansam o suficiente à noite.

A recomendação, então, também se aplica às atividades durante a tarde. Certifique-se de que seu filho almoce ou lanche antes de começar a estudar. E também, se possível, que ele tire uma pequena soneca.

2. Ter um espaço adequado para o estudo

O seu filho deve ter uma escrivaninha ou uma mesa para realizar as suas tarefas. Deve ser um local onde ele se sinta confortável e onde não haja distrações, como a TV. Lembre-se também de que menos é mais na hora de decorar a área de estudo das crianças.

Por isso, confira sempre que sobre a sua mesa só esteja o computador ou notebook, canetas, cadernos, livros da disciplina que vai estudar e nada mais. Retire da mesa, o celular ou o tablet e qualquer brinquedo que possa distrai-lo.

Lembre-se de que o tempo que investe em fazer as tarefas e estudar não precisa ser necessariamente longo, mas deve ser um tempo em que o pequeno esteja concentrado e retenha informações.

3. Usar uma cadeira ergonômica para estudar

Continuando com o espaço de estudo, é importante se certificar de que o pequeno tenha à mão o melhor mobiliário para que ele se sinta confortável. Isso inclui ter uma cadeira ergonômica.

A maioria dos pais desconhece o fato de que, se a cadeira do seu filho for inadequada, ele ficará constantemente inquieto e mudando de posição. Como consequência, não conseguirá se concentrar no que estiver lendo, o que dificulta muito a sua produtividade.

pai ajuda o filho a ser um estudante produtivo

4. Colaborar ativamente com o seu filho

Você deve ser sempre cúmplice e ajudar o seu filho. Não deixe de prestar toda a ajuda que ele pedir com os deveres. Se ele precisar fazer trabalhos em grupo com os seus colegas, deixe que façam em casa. Outra boa dica é verificar periodicamente a visão do pequeno para observar se ele está precisando ou não de óculos.

Por fim, lembre-se de proporcionar vitaminas emocionais ao seu pequeno, pois uma criança com alta autoestima acredita em si mesma e tem mais segurança no que faz. Portanto, o bem-estar somado aos fatores citados anteriormente o conduzirão a ter um melhor desempenho escolar.

  • Vara Miranda, L. A., & Mesquita, C. (2008). Estilos de aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizaje. http://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004