Histórias curtas em inglês para crianças

3 de dezembro de 2019
Para qualquer criança, ler em um idioma diferente do seu é uma tarefa difícil. Para que as histórias em inglês as ajudem a aprender o idioma sem que fiquem entediadas ou cansadas, é necessário escolher histórias motivadoras e divertidas.

O fato de aprender um outro idioma tem muitos efeitos positivos. Isso não só é muito útil para viajar e muito necessário em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, como também melhora a memória, bem como a capacidade de ouvir e de se concentrar.

O inglês é, sem dúvida, um idioma que abre as portas para uma melhor educação e um melhor emprego. É por isso que aprender inglês é uma excelente ideia e o ideal é fazer isso desde pequeno.

Já foi comprovado que as crianças aprendem qualquer idioma muito mais rapidamente e de uma forma natural. E quanto menores elas forem, melhor.

À medida que vamos crescendo, torna-se cada vez mais difícil aprender uma segunda língua. Uma das melhores e mais divertidas maneiras para as crianças aprenderem inglês é por meio de histórias.

Se já souberem ler, elas podem fazer isso em voz alta e, se ainda não souberem, os pais podem ajudá-las. É uma ótima oportunidade para compartilhar momentos divertidos e muito educativos.

Por que ler histórias curtas em inglês com as crianças?

As crianças são como esponjas: absorvem informações muito mais facilmente do que os adultos. Portanto, aprender inglês por meio de histórias será muito simples e divertido para elas.

Ao ler histórias curtas com as crianças, não só estimulamos o gosto pela leitura e o aprendizado de outro idioma. Também é uma oportunidade de passar um tempo com elas e ensinar valores, falar sobre outras culturas, ensinar a respeitá-las, etc.

É possível reservar, por exemplo, um dia específico de cada semana para se dedicar à leitura de pequenas histórias em inglês com as crianças. Se forem muito pequenas, elas podem ouvir e ir conversando sobre a história e fazendo perguntas. Se já souberem ler, vocês podem fazer isso juntos, um de cada vez, e também será divertido.

Há também a possibilidade de baixar audiolivros em formato mp3 ou mp4 para ouvir. Será incrível recuperar a magia de ouvir histórias, e as crianças certamente vão adorar.

Por que ler histórias curtas em inglês com as crianças

Que tipo de histórias escolher?

Certamente , a primeira coisa a ter em mente é que sejam histórias ilustradas, com muitos desenhos. Sem dúvida, isso ajudará as crianças a entender a história e se familiarizar com os personagens.

Mas também é importante se certificar de que a leitura seja apropriada para a idade da criança e o nível de inglês que ela seja capaz de entender, bem como que as histórias sejam curtas.

Dessa forma, pouco a pouco, o grau de dificuldade e imersão na nova língua pode ser aumentado. Se a criança tiver muita dificuldade para compreender, o momento deixará de ser divertido e se tornará uma tarefa que ela não vai querer repetir.

Também é uma boa ideia escolher histórias que tenham mensagens que ensinem valores. Muitas histórias infantis ensinam valores tais como amizade, solidariedade, respeito… Assim, é possível aproveitar essas histórias para conversar com as crianças sobre esses assuntos.

Exemplos de histórias curtas em inglês para crianças

Há algumas histórias curtas em inglês para crianças que são ideais para ajudá-las a aprender esse idioma.

  • Uma delas é Pinóquio. Apesar de ser um clássico, a história do boneco de madeira cujo nariz cresce quando ele mente nunca sai de moda. As crianças adoram!
  • Outra história em inglês que não deve ficar de fora é The Princess and the Pea, a famosa história de A Princesa e a Ervilha.
  • The Ugly Duckling, a famosa história do Patinho Feio, de Hans Christian Andersen.
  • Há também títulos como The Snowman ou O boneco de neve, que conta a história de algumas crianças que decidem fazer um boneco de neve em uma manhã muito fria e o boneco acaba ganhando vida.
Exemplos de histórias curtas em inglês para crianças

  • The Hare and the Turtle é a versão em inglês da fábula A Lebre e a Tartaruga. De fato, todos esses títulos são lindamente ilustrados e as crianças certamente vão gostar muito deles.
  • Em O menino ganancioso (Greedy Boy), os mais jovens da casa vão aprender sobre a generosidade e a parte ruim da cobiça.
  • The milkmaid and her pail é uma história em inglês para crianças que fala sobre a ganância e seus efeitos. Basicamente, é a conhecida fábula da leiteira e suas contas ambiciosas.
  • Em O Mago Merlim (Merlin the Wizard), as crianças aprendem inglês através da história e das façanhas do conhecido mago.