
O medo da água é relativamente comum entre crianças pequenas e pré-escolares. Isso pode persistir durante toda a infância se não for resolvido a tempo, por isso é aconselhável abordar o problema desde o início.
A dieta mole para crianças inclui alimentos leves e fáceis de serem digeridos. Ela é realizada a pedido do médico e como consequência de alguma doença. Saiba mais sobre ela no seguinte artigo.
A dieta mole para crianças é produto da incapacidade de consumir alimentos sólidos. Trata-se de uma dieta de proteção gástrica, que inclui alimentos de fácil digestão para o estômago e que pode ser causada por várias razões.
Na lista de alimentos da dieta mole, estão aqueles que são fáceis de mastigar e engolir. Os alimentos moles possuem uma textura suave e contêm alto teor de fibra.
Como mãe, você deve ter em conta que uma dieta mole não tem que ser chata e sem gosto, nem deve ser usada como forma de tortura para a criança.
Lembre-se de que esse tipo de dieta deve ser aplicada de modo temporário e que o pequeno logo deve voltar a comer alimentos sólidos, de forma progressiva.
Neste artigo, nos aprofundaremos sobre a dieta mole para crianças, explicaremos quais são alimentos presentes nela e oferecemos algumas dicas sobre como cozinhar os alimentos.
Esse tipo de alimentação pode variar um pouco, dependendo da razão pela qual se inicia a dieta. Geralmente, é recomendada por um curto período de tempo até que se resolva a dificuldade.
Durante esse intervalo de tempo, certifique-se de oferecer alimentos atrativos para a criança. Isso é muito importante para que ela se alimente bem e para que possa obter as calorias, as proteínas e outros nutrientes necessários para o seu crescimento e recuperação.
A dieta mole limita ou elimina os alimentos que são difíceis de serem mastigados e engolidos, como podem ser o caso das frutas e verduras cruas, pães mastigáveis e carnes duras.
Trata-se de uma alimentação generosa em relação a proteínas, na qual os alimentos fritos e as comidas apimentadas não são aconselháveis.
Do mesmo modo, também não são bem-vindos a maioria dos cereais ou bebidas com gás. Sem esquecer aquelas frutas que contêm pele e sementes, que devem ser eliminadas da dieta do pequeno.
Esta é uma lista que inclui alguns dos alimentos que o seu filho pode comer se tiver que seguir uma dieta mole. Lembre-se de dar asas à imaginação na hora de preparar os pratos para animar o pequeno!
“Aquele que toma remédio e rejeita a dieta, desperdiça as habilidades do médico”
—Provérbio chinês—
Os alimentos que fazem parte dessa dieta são fáceis de serem digeridos e podem ser amolecidos ainda mais ao serem cozidos ou triturados. Você pode usar frutas e vegetais enlatados ou cozidos, em vez de variedades cruas ou secas.
Além disso, lembre-se de utilizar a quantidade mínima de azeite para não fazer mal ao estômago da criança. Você deve preparar os alimentos da seguinte forma:
Estas são as dicas que você deve levar em consideração se o seu filho estiver seguindo uma dieta mole:
Para terminar, lembramos que uma dieta mole para crianças trata-se de algo casual, fruto de um mau estado. Apesar de tudo, deve-se ter em conta que é uma oportunidade maravilhosa para que o seu filho aprenda a comer alimentos de uma forma saudável.
Se você perceber que a recepção por parte dele é boa, pode manter alguns dos pratos em sua dieta habitual.