Diferenças entre educar crianças e adolescentes

Além de existirem diferenças específicas de cada etapa na educação de uma criança e de um adolescente, a empatia, o respeito e o carinho são fundamentais para conseguirmos nos conectar em ambos os casos.
Diferenças entre educar crianças e adolescentes
Maria Fátima Seppi Vinuales

Escrito e verificado por a psicóloga Maria Fátima Seppi Vinuales.

Última atualização: 09 novembro, 2023

A infância e a adolescência apresentam seus próprios desafios na hora de educar. A necessidade que uma criança tem de estar perto de seus pais é muito diferente, e às vezes até contrária, do que um adolescente experimenta. Vamos ver um pouco mais sobre essas diferenças.

No cérebro da criança e do adolescente

Álvaro Bilbao, no seu livro El cerebro del niño explicado a los padres refere-se ao fato de termos três tipos de cérebros, cada um com as suas próprias características e contribuição particular. Estes são os seguintes:

  1. Reptiliano: é o mais primitivo e trata da nossa sobrevivência.
  2. Emocional: é aquele que nos ajuda a buscar emoções agradáveis e evitar ou resolver as desagradáveis. Além disso, nos permite distinguir essas emoções umas das outras.
  3. Racional: é aquele que nos permite tomar decisões, organizar e raciocinar, entre outras funções.

O desafio com as crianças, segundo Siegel e Payne Bryson em seu livro O Cérebro da Criança, é a integração: ou seja, acompanhá-las nesse processo que as leva a usar os três cérebros. Isso porque, em tenra idade, elas usam mais o cérebro reptiliano e o emocional.

No caso dos adolescentes, vale ressaltar que os jovens já desenvolveram e aprenderam normas, regras de convivência e limites. Ou seja, eles já estão “com o cérebro cheio”, nas palavras de Siegel e Payne Bryson. Porém, será também uma fase de desafios, de refazer alguns caminhos e de começar a exercer sua autonomia. É nesse ponto que os jovens muitas vezes confrontam seus pais, pois precisam construir sua própria identidade.


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Embora existam coincidências em relação às crianças, por exemplo, os adolescentes também vivem da intensidade emocional, mas possuem outros recursos para entender o que lhes acontece, além de adquirir novos.

Quais diferenças existem entre educar crianças e adolescentes?

Algumas das diferenças que podemos estabelecer são as seguintes:

A demanda por atenção é diferente

A experiência dos pais indica que as crianças exigem muita atenção em atividades bastante previsíveis e repetitivas. Por exemplo, higiene (trocar fraldas ou escovar os dentes), comer e brincar, entre outras. Além disso, elas precisam de proximidade e contato físico junto com demonstrações de afeto.

Por sua vez, os adolescentes já são mais independentes e não precisam que os auxiliemos em atividades como as mencionadas. No entanto, eles precisam que tenhamos outros alertas ativados. Nomeadamente: primeiras experiências sexuais, contato com substâncias como o álcool ou drogas ou o uso que fazem da internet e das redes, entre outros.

De forma alguma isso significa que os adolescentes não precisam de afeto. No entanto, a educação com jovens requer um equilíbrio medido entre proximidade e distância. Ou seja, esteja perto, mas não invada seu espaço.

Interesses e preocupações

É claro que em cada fase da vida, nosso cérebro muda e expandimos nossa experiência. Portanto, algumas coisas nos chamam mais a atenção do que outras, enquanto com muitas outras nos desencantamos.

Por exemplo, espera-se que, entre o primeiro e o segundo ano de vida, as crianças sintam medo e angústia ao se separarem dos pais. Contudo, isso também pode acontecer com um adolescente, em raras circunstâncias, como se eles tiverem que se separar devido a uma cirurgia ou uma longa viagem.

No caso do adolescente, ele pode começar a se preocupar com sua aparência física, sua imagem corporal ou com a opinião de seus amigos. Além disso, surgem algumas questões existenciais, como quem eu sou e o que faço neste mundo.

Pessoas de referência

Quando as crianças são pequenas, a família e os adultos próximos são suas figuras de referência. Esse grupo então se expande, principalmente quando a criança passa a frequentar outros espaços, como creche ou escola.

Na adolescência ocorre a “desidealização” dos pais: ou seja, os pais tornam-se pessoas de carne e osso, com seus defeitos e virtudes. Nesse sentido, agora é o grupo de pares que se torna uma figura de confiança e referência para o jovem. Nessa época, os adolescentes começam a passar mais tempo com os amigos do que com a família e passam mais tempo fora de casa.

Não há dúvida de que os pais são as figuras de referência para os filhos. No entanto, no caso dos adolescentes, eles também têm seu grupo de pares.

Algumas recomendações sobre as diferenças ao educar crianças e adolescentes

Além das diferenças, entre as os pontos principais que podemos levar em conta para acompanhar a educação de crianças e adolescentes, encontramos os seguintes:

  • Definir limites. Isso implica, no caso das crianças, explicar por que é importante respeitar certas regras (protegê-las ou evitar a dor, entre outras). No caso dos adolescentes, os “sim e não” já estão mais claros, mas é preciso relaxar e negociar novas regras, como horários, saídas e autorizações.
  • Mostramo-nos receptivos e abertos, dispostos a ouvir e estar presentes. No caso dos adolescentes, apesar de se distanciarem, é importante que nos aproximemos deles, nos interessemos por suas atividades e perguntemos como estão.
  • Ser um exemplo. Os pequenos sempre observam como agimos, o que dizemos e fazemos.



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Dê o que seu filho precisa em cada estágio

É importante saber quais são as características e diferenças de cada fase da vida para atuar a partir de uma educação respeitosa. Caso contrário, corremos o risco de acelerar o processo, pressionando-o e não dando o tempo necessário para cada aprendizado.

Entender a diferença entre educar crianças e adolescentes nos permite dar respostas mais adequadas e empáticas. Além disso, escolha melhores estratégias. Ao mesmo tempo, não se trata de comparar se educar crianças ou adolescentes é melhor ou pior, mas simplesmente diferente.

Por fim, não devemos nos confundir e acreditar que os adolescentes não precisam mais de nós como pais ou adultos. O carinho e a atenção devem estar sempre presentes, só que se transformam na medida em que nós e as relações mudam.


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  • Bilbao, Alvaro (2015) El cerebro del niño explicado a los padres.Plataforma Actual.
  • Siegel D. y Payne Bryson T. (2020). El cerebro del niño. Alba Editorial.

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