Dora a Aventureira: por que nossos filhos gostam tanto?

10 Novembro, 2017

Dora a Aventureira é uma série de desenhos animados, criada nos Estados Unidos no ano 2000. É uma série destinada a crianças em idade pré-escolar e foi traduzida para 25 idiomas. Atualmente, é transmitida em 125 países.

Essa série é considerada um clássico da televisão infantil. Seu grande sucesso é resultado de uma boa combinação entre entretenimento, educação e transmissão de valores.

Um dos aspectos mais interessantes é que essa série televisiva estimula a participação dos espectadores. Isso é de grande valor em termos educativos, pois chama a atenção e permite progredir no conhecimento.

Assim é Dora, a Aventureira

Dora Márquez é uma menina de 7 anos de idade. Seu grande amigo é “Botas”, um macaco de 5 anos que a acompanha em todas as suas aventuras. Em cada episódio, Dora tem que encontrar alguma coisa que foi perdida. Às vezes ela também ajuda “Botas” a realizar alguma tarefa que ele precisa fazer.

Dora sempre pede às crianças que estão assistindo para ajudar a alcançar seu objetivo ou para resolver os problemas que aparecem no caminho. Ela conta também com a colaboração do “Mapa” e da “Mochila”. Esses são dois personagens que sempre têm uma participação ativa nos episódios.

A série tem um esquema parecido com o de um videogame interativo. Tudo se desenrola em função de tarefas específicas e os espectadores contribuem para a sua realização. Há perigo, emoção, mistério e todos os ingredientes para que as crianças se envolvam no programa.

Cada episódio de Dora a Aventureira tem uma duração de aproximadamente 23 minutos. A série completou oito temporadas, com um número total de capítulos que supera os 150. Seu sucesso foi tão grande que já se fala de uma marca de geração a partir desse programa.

As qualidades da série

Dora a Aventureira

Dora a Aventureira está entre as séries favoritas das crianças e isso não é mera casualidade. Além do divertido esquema de apresentação das histórias, também é um espaço através do qual são ensinados conhecimentos e transmitidos valores. Essas são algumas das suas grandes qualidades:

  • Ensina a participar. Dora incentiva uma atitude ativa das crianças. Na série ela pede para as crianças gritarem ou a ajudarem a encontrar alguma coisa. Isso faz com que as crianças entendam que sua posição no mundo deve ser dinâmica, e não passiva.
  • Contribui com a familiarização de outro idioma. A série original foi feita em inglês e nessa versão as crianças eram ajudadas a aprender algumas palavras em espanhol.  Nos outros idiomas, a mesma coisa é feita para aproximar os pequenos do inglês. O método que empregam faz as crianças incorporarem palavras básicas.
  • Sensibiliza as crianças em relação ao meio ambiente. A natureza e os animais são elementos que estão muito presentes em Dora a Aventureira. Essa é uma grande contribuição para sensibilizar as crianças que vivem em meios urbanos.
  • A música também ajuda. As músicas e os temas musicais estão presentes o tempo todo. Isso fortalece as habilidades da audição e da memória, além de contribuir para uma excelente ambientação.

Dora a Aventureira e os valores

Dora a Aventureira

A forma de interagir dos personagens da série também tem uma intenção formativa. O antagonista é o Raposo, que sempre quer enganar para roubar os objetos de Dora. Esse personagem é o modelo de um mau relacionamento com os outros e as crianças entendem isso.

Quando Raposo tenta roubar alguma coisa de Dora, ela pede para que as crianças que a assistem gritem: “Raposo, não pegue”. Dessa maneira, as crianças também se transformam em agentes de valores.

Em Dora a Aventureira, a amizade tem um grande valor. Dora e o seu amigo Botas são um verdadeiro exemplo de solidariedade, apoio mútuo e afeto. A série chama a atenção para a importância da cooperação e do trabalho em equipe. Os personagens que aparecem têm a atitude de ajudar as pessoas.

Um elemento importante é que Dora, nos vários caminhos que percorre, conhece outras culturas. Em relação a cada uma, ela assume uma posição de curiosidade e respeito. Dessa maneira, ela comunica às crianças uma perspectiva multicultural, na qual as diferenças não são fonte de conflito, mas de complementação. Esse é um dos muitos acertos da série.

Esse programa também ensina elementos básicos e necessários para se ter relações sociais saudáveis. Por exemplo, cumprimentar e se despedir. Isso é uma coisa que as crianças apenas estão começando a conhecer na idade pré-escolar. Dora também ensina a agradecer, tanto no próprio idioma como em inglês.

Imagem de capa, cortesia de ChameleonsEye/ Shutterstock.com