Dormir mais: uma necessidade para as mães

· 30 de novembro de 2018
Dormir mais. O que falar sobre isso? Um luxo ou uma necessidade? Qual a sua opinião? Você acredita que dormir mais pode te ajudar a ser uma mãe melhor?

Devido à quantidade de tarefas e coisas a realizar durante o dia, as mães podem achar que dormir um pouco mais é um grande luxo que não pode ser permitido. Outras podem achar que é uma perda de seu valioso tempo.

Por que dormir mais é benéfico?

Pesquisas recentes demonstraram que dormir mais é essencial para gozar de uma boa saúde. Apesar de nosso horário apertado e nossa atarefada vida como mães, a verdade é que é de vital importância dormir e descansar o suficiente.

O que o sono reparador consegue no nosso corpo é metabolizar os radicais livres e, portanto, prevenir o envelhecimento prematuro e inclusive o câncer.

Por outro lado, quando não se dorme as horas suficientes, se limita no nosso organismo a produção de leucócitos e do hormônio cortisol. Assim, a pessoa fica exposta a contrair mais doenças infecciosas e, inclusive, doenças cardiovasculares. 

Também é possível que as pessoas que dormem mais sejam menos obesas porque, ao dormir, o corpo segrega um hormônio que manda um sinal ao cérebro de que o organismo já comeu o suficiente.

Dessa maneira, fica parado e não dá lugar a desejos desnecessários para acalmar essa necessidade.

Além disso, devemos acrescentar também o estado de prazer e de satisfação produzido por uma boa noite de descanso. Não só a nossa saúde agradece, como também nossos familiares e amigos que estão ao nosso redor.

E a razão para isso é que gozaremos de um bom humor, o que é muito benéfico para começar nossa esgotadora rotina diária como mamãe.

4 grandes benefícios de dormir mais

  • Previne a obesidade
  • Ajuda a prevenir as doenças gastrointestinais
  • Combate doenças como a diabetes
  • Ajuda a ter uma boa saúde e um bom humor

 O sono é o principal alimento na festa da vida

-Shakespeare-

dormir mais

Por que especialmente as mães precisam dormir mais?

Com a chegada do primeiro filho em casa, sem dúvida, o sono e as horas de descanso da mãe são aspectos drasticamente afetados. Dessa forma, a mãe acaba não podendo dormir mais horas do que as necessárias ou até menos que isso.

Não é preciso falar sobre o grande trabalho que realiza uma mãe tanto dentro como fora de casa. Logicamente, isso a deixa exausta e esgotada física, mental e emocionalmente.

Serão muitas as vezes durante a noite que despertará para vigiar, amamentar ou simplesmente observar se seu bebê está bem, dando lugar a uma interrupção constante em seu descanso.

Se as pessoas soubessem o que acontece a um organismo privado do sono, pensariam bem antes de afirmar que dormir é uma perda de tempo

-Deborah Suchecki-

dormir mais

Dicas para dormir mais e melhor

  1. Dê adeus ao cigarro. Além dos perigos comprovados para nossos filhos, o tabaco prejudica as horas de descanso, pois muitos fumantes experimentam sintomas de abstinência durante a noite.
  2. Evite ao máximo possíveis tarefas que exijam muito esforço mental antes de dormir. Se realizarmos tarefas desse tipo, em vez de dormir mais, teremos o efeito contrário, pois iremos demorar mais para relaxar e, portanto, conciliar o sono.
  3. Procure dormir em um ambiente escuro, silencioso e com uma temperatura adequada. Está comprovado que uma temperatura e luz apropriadas propiciam um bom descanso.
  4. Evite estimulantes como café, chá ou álcool antes de dormir. O álcool, ao contrário do que se acredita, não nos ajuda a descansar, pois contribui para a interrupção do sono durante a noite.

Como pudemos ver neste artigo, devemos dar muita importância ao nosso sono. Ou seja, não devemos ver isso como uma coisa que está fora do nosso alcance por sermos mães, muito pelo contrário.

Assim como temos consciência da necessidade de nos cuidar e nos alimentar bem sabendo do benefício que trará aos nossos corpos, da mesma maneira devemos dar a devida importância ao nosso merecido descanso.