É bom deixar a criança andar descalça pela casa?

8 de junho de 2018
As crianças adoram andar descalças pela casa. O conflito aparece quando os pais obrigam a colocar os sapatos. Descubra no artigo a seguir qual é a atitude correta que devemos tomar se a criança quiser andar descalça.

Deixar a criança andar descalça em casa é algo que os pais costumam proibir. Neste artigo, vamos aproveitar a oportunidade para analisar se é algo positivo e qual deve ser a atitude correta em relação a essa situação tão recorrente.

Assim como usamos roupas para nos proteger do frio, os sapatos facilitam nossa vida porque protegem os nossos pés. Como você deve ter notado, as crianças adoram tirar os sapatos e andar descalças quando entram em casa. Isso acontece com bastante frequência e a explicação é simples: os calçados incomodam e limitam sua liberdade.

É bom deixar a criança andar descalça pela casa?

Assim como caminhar na praia é considerado algo muito saudável, andar descalço em casa também é. Em seguida, mostraremos algumas razões pelas quais é bom deixar a criança andar descalça em casa. Tome nota pois ao contrário do que você pode pensar, é muito benéfico para a saúde!

1. Desenvolve pés saudáveis

Certamente, as pessoas que sempre andam descalças têm pés mais saudáveis do que aquelas que usam sapatos com frequência. Os sapatos proporcionam condições perfeitas para a produção de fungos e bactérias: eles são quentes, úmidos e escuros.

Um sapato apertado aperta os dedos dos pés e pode afetar a pele, além de causar infecções dolorosas.

2. Pés mais fortes

Quando a criança caminha ou corre com o calçado, os seus pés ficam protegidos. No entanto, quando ela anda sem sapatos, todos os ossos do seu pé, assim como os tecidos dos músculos, tendões e ligamentos ficam expostos.

Deixar as crianças andar descalças em casa é benéfico para sua saúde.

Andar descalço fortalece essas áreas e proporciona pés mais fortes no geral. Isso, por sua vez, melhora o andar e o equilíbrio.

3. Proporciona um equilíbrio melhor

Andar com os pés descalços ajuda as crianças a desenvolver uma boa postura e a aumentar o equilíbrio. De fato, especialistas descobriram que crianças pequenas mantêm a cabeça erguida quando andam descalças.

O fato de andar descalço também nutre, fortalece e promove agilidade nos pés, tornozelos, pernas, joelhos, quadris e músculos dos glúteos. Todas essas partes estão em fase de crescimento nessa idade.

Isso acontece porque os pés descalços permitem que as crianças sintam as texturas do chão enquanto caminham, o que significa que ficam mais propensas a ajustar os seus movimentos pois têm mais contato direto com a superfície.

4. Desenvolve a consciência corporal

Andar sem sapatos conecta as crianças mais diretamente com o seu ambiente, aumentando a consciência de todo o corpo. Quando estão descalças, as crianças desenvolvem força muscular, orientação espacial, equilíbrio e coordenação.

“Os sapatos fornecem as condições perfeitas para o aparecimento de fungos e bactérias: eles são quentes, úmidos e escuros”

5. Melhora os sentidos

Se as crianças usam sapatos ou meias, vão sentir o mesmo em todas as superfícies em que andarem. Com os pés descalços, elas vão conseguir sentir diferentes ambientes de uma forma única, como por exemplo, os azulejos frios do banheiro ou a grama do jardim.

Fazer com que a criança experimente as diferentes sensações vai dar a oportunidade de desenvolver uma consciência real do ambiente.

6. Serve para aprender a andar

Surpreendentemente, os sapatos podem distorcer a maneira com que as crianças aprendem a andar. Quando elas usam sapatos com solas acolchoadas, ficam mais propensas a bater os calcanhares contra o chão em vez de andar suavemente. Além disso, os sapatos têm uma ponta e faz com que elas levantem os calcanhares do chão.

Toda essa assistência adicional afeta a maneira como o pé se desenvolve. Isso faz com que os músculos que desempenham um papel crucial ao caminhar e correr enfraqueçam. Pelo contrário, andar descalço representa uma oportunidade perfeita para as crianças aprenderem a andar sem qualquer ajuda extra.

7. Melhora o sistema nervoso

Andar descalço estimula os pontos de acupuntura do pé. Isso, por sua vez, ajuda a estimular os nervos e as veias, melhorando o sistema nervoso. A dor causada pelas varizes, especialmente em pacientes diabéticos, pode ser reduzida se andarem descalços regularmente.

Concluindo, se você é um daqueles que anda o dia todo atrás dos seus filhos com os sapatos na mão, esqueça essa estratégia. É bom que a criança ande descalça em casa. Por fim, lembre-se de que, se estiver frio, é recomendável que a criança use meias.