Por que é importante escolher bem os sapatos das crianças?

· 18 de maio de 2018
Os pés do seu filho são frágeis. Por isso, você deve prestar atenção especial quando for escolher os sapatos das crianças. Neste artigo, vamos analisar as características que vão ajudar você a escolher os sapatos mais adequados para seu filho.

Escolher bem os sapatos das crianças é fundamental. No entanto, às vezes é difícil encontrar o modelo correto entre a grande variedade de produtos que encontramos nas lojas.

Você deve ter em mente que os sapatos ideais para as crianças devem respeitar os critérios de conforto, flexibilidade e leveza. No entanto, há algumas características que variam de acordo com a idade da criança e que é preciso levar em consideração.

Um bom par de sapatos ajuda as crianças a ter uma boa postura, o que os torna um fator importante no processo de crescimento dos pequenos. Ao mesmo tempo, escolher bem os sapatos das crianças terá um impacto positivo no desenvolvimento físico em longo prazo.

Características importantes para escolher bem os sapatos das crianças

A seguir, vamos descobrir quais são as características essenciais a se considerar para escolher bem os sapatos das crianças.

1.- Os materiais

Esse primeiro critério é fundamental, pois influencia o conforto e a longevidade dos sapatos. O couro é o melhor material porque é transpirável, flexível, isolante e muito confortável.

Portanto, na hora de escolher sapatos de couro, você deve verificar se o tecido que está presente no exterior, também está no interior dos sapatos. Esse aspecto faz muita diferença.

Em contato com o pé da criança, o forro interior garante conforto e permite que a pele respire. Principalmente no verão! Ao contrário da crença popular, uma criança que usa sapatos de couro sem meias vai suar muito menos do que se estivesse usando sapatos de material sintético.

2.- Com fechos de velcro ou cadarços?

O velcro tem a vantagem de ser muito mais fácil para as crianças. Elas colocam os sapatos e pronto! Mas é tão simples que se transforma numa desvantagem. Assim como é fácil de fechar, também é fácil de abrir.

Além disso, o velcro pode perder rapidamente sua eficiência. Portanto, pode não garantir um bom apoio para os pés, o que é muito importante principalmente nos primeiros anos quando a criança começa a andar.

Com os cadarços, seu filho não vai conseguir tirar os sapatos sozinho. Além disso, os cadarços garantem um bom apoio para os pés. Mas você deve ter cuidado para não apertar demais a fim de evitar que fique apertado nos pés do seu filho. A única desvantagem é que os cadarços podem ser complicados de amarrar se a criança está inquieta. Mas também é bom para ensinar mais uma habilidade às crianças quando aprendem a amarrar os sapatos sozinhas.

“Sempre há um momento na infância em que a porta se abre e deixa entrar o futuro.”

–Graham Greene–

3.- Qual o tamanho?

Sapatos muito pequenos obviamente vão apertar os pés da criança. Mas sapatos muito folgados, talvez comprados com a ideia de durar por mais tempo, vão causar o mesmo inconveniente porque a criança terá que apertar muito para que os sapatos se ajustem ao tamanho dos pés. Sem falar do incômodo para andar.

Por isso, para escolher o tamanho correto, aqui vai a técnica ideal:

  • Primeiro, tire a palmilha de dentro do sapato. Coloque-a no chão e peça para seu filho colocar o pé em cima. Nenhuma parte do pé pode ficar para fora, nem na lateral nem no comprimento.
  • Além disso, deve sobrar um espaço de aproximadamente 1 cm entre o dedo mais comprido e o limite da palmilha para permitir que o pé possa crescer um pouco.

4.- Sapatos completamente baixos ou com uma pequena elevação

Sapatos completamente baixos não são bons para as crianças. Os pés delas ficam melhor sustentados em sapatos com uma pequena elevação. No começo, os pés dos bebês são completamente planos, pois o arco ainda não se formou. Mas quando tiver se formado (por volta dos quatro anos de idade), a criança poderá usar qualquer tipo de sapato.

E para o bebê? Como escolher os sapatos para seus primeiros passos?

Nos primeiros meses, os sapatos para bebês servem principalmente para satisfazer os desejos das mães e dos pais como lindos acessórios que combinam com os conjuntinhos dos pequenos. Mas também desempenham um papel importante de proteção contra o frio ou possíveis machucados.

sapatos das crianças

Na fase em que o bebê começa a andar, seus primeiros sapatos têm a função de sustentação e vão facilitar as primeiras tentativas de ficar em pé e andar sozinho. Portanto, é preferível escolher sapatos adequados para a idade das crianças.

Mas independentemente da idade, sempre prefira sapatos leves e do tamanho adequado. Além disso, sempre preste atenção para seguir a dica do centímetro de folga para que os pés das crianças não fiquem doloridos nos sapatos. Isso significa que teremos que trocar com frequência os sapatos das crianças, pois elas crescem constantemente na infância.

Por fim, esperamos que nossos conselhos para escolher bem os sapatos das crianças tenham ajudado você e que, a partir de agora, você possa usar seus novos conhecimentos para fazer a melhor escolha na hora de comprar os sapatos dos seus filhos.