É bom lavar o cabelo das crianças todos os dias?

· 19 de janeiro de 2019
O banho é uma das atividades mais importantes na rotina diária de uma criança. Embora os profissionais questionem sobre a conveniência de lavar o cabelo todos os dias, o cuidado das madeixas vai depender do ritmo de vida e das atividades de cada criança.

Existem muitos mitos sobre se lavar o cabelo das crianças todos os dias é bom ou não. Centenas de dúvidas giram em torno do que realmente influencia o crescimento ou a queda. Por isso,vamos abordar esse tópico para verificar se as especulações são verdadeiras.

A frequência da lavagem dos cabelos da criança vai depender de quão ativa ela é, de suas atividades recreativas e do tipo de pele que ela possui.

Por exemplo, um atleta ou então um artista que mexe com tinta, barro ou lama pode precisar de uma lavagem diária dos cabelos.

Além disso, o suor de algumas crianças é mais forte. Isso pode fazer com que sintam coceira na cabeça ou que achem que estão com piolhos ou lêndeas, além de ser bem incômodo.

Outro fator que também influencia na lavagem do cabelo é a idade da criança. Os bebês não precisam ser submetidos a banhos completos pois a sua pele é muito delicada e a higiene excessiva pode causar ressecamento ou até dermatite.

Por outro lado, durante a fase escolar, os banhos que incluem a lavagem dos cabelos dependem do nível de sujeira da criança.

É recomendável lavar o cabelo das crianças todos os dias?

Se você consultar um dermatologista, certamente ele vai dizer que não é necessário lavar o cabelo das crianças todos os dias. Geralmente eles recomendam lavar os cabelos três vezes por semana, durante 3 minutos, massageando o couro cabeludo com água morna.

Para isso, um xampu com pH neutro é o mais indicado. Esse tipo de produto evita a irritação da pele e dos olhos, o que minimiza muitos desconfortos.

Por sua vez, o uso de condicionador é opcional. Ele serve para hidratar os cabelos secos ou danificados e também ajuda a desembaraçar mais facilmente.

Quando entram na fase da pré-adolescência, depois dos 12 anos mais ou menos, as crianças devem lavar os cabelos com mais frequência. Nessa etapa os hormônios começam a entrar em ação. Isso faz com que o corpo libere mais gordura do que o habitual e, assim, o mau cheiro e a sujeira ficam mais evidentes.

Hora feliz, hora do banho

Muitas crianças não gostam da hora do banho. Isso pode acontecer por vários motivos:

  • Os pais as deixam sozinhas no banho desde muito cedo.
  • Elas não gostam da temperatura da água.
  • O xampu ou o sabonete causa coceira ou outra sensação alérgica.
Se você visitar um dermatologista, ele certamente vai dizer que não é necessário lavar o cabelo das crianças todos os dias.

Para evitar que a criança tenha aversão ao banho, é preciso criar um ambiente divertido para esse momento de higiene. Deixe que tomem banho com um brinquedo, de preferência à prova d’água.

Também é possível ler ou inventar histórias. Afinal, tudo é válido na hora de criar um banho divertido para implementar hábitos de higiene que as crianças levarão para a vida toda.

Como cuidar dos cabelos longos em crianças?

A partir dos 6 anos, meninos e meninas começam a se preocupar com vários aspectos de sua aparência. Querem decidir sobre seu corpo ou roupas, por exemplo.

Um desses aspectos é certamente o cabelo. Provavelmente os pequenos vão querer o corte ou penteado da moda ou deixar crescer.

Se você deixar que a criança tenha o cabelo comprido, lembre-se de que o cuidado vai ser maior do que o habitual. Estas são algumas recomendações práticas:

  • Lave o cabelo com um dia de intervalo.
  • Use um bom xampu e condicionador para crianças.
  • Use água morna para manter os folículos capilares em boas condições.
  • Penteie constantemente quando lavar e quando estiver seco.
  • Corte as pontas com frequência.

“Quando entram na fase da pré-adolescência, depois dos 12 anos, as crianças devem lavar o cabelo com mais frequência.”

Dicas para ter madeixas impecáveis

Se você decidir dar mais atenção ao cuidado dos cabelos dos seus pequenos, dê uma olhada no que fazer para conseguir ter o cabelo ideal. Listamos abaixo algumas sugestões:

Não dormir com o cabelo úmido

Isso é essencial. Se a criança lavar o cabelo à noite, é recomendável secar antes de dormir.

O cabelo molhado carrega as bactérias transferidas pela toalha. Consequentemente, o travesseiro as absorve, o que pode causar infecções. Além disso, pode causar coceira, ressecamento e caspa.

Rabos de cavalo ou tranças

Quando o cabelo estiver molhado, é melhor evitar amarrar ou fazer tranças. Caso contrário pode apodrecer ou ficar marcado e quebrar com mais facilidade.

A frequencia de lavar o cabelo das crianças depende das atividades de cada uma

Ter uma boa alimentação

Para ter os cabelos saudáveis, é essencial se alimentar adequadamente para estimular o crescimento ideal dos fios.

Para que isso aconteça, é necessário incluir os seguintes alimentos na alimentação das crianças: ovos, queijo, iogurte, pão integral, sardinha, abacate, banana, tomate e nozes.

Todas essas recomendações vão ajudar a criança a ter um couro cabeludo saudável, limpo e forte para o cabelo crescer de forma saudável.

Além disso, lembre-se de procurar produtos de qualidade, com bons níveis de hidratação e formulados especialmente para o cabelo delicado das crianças.

Por fim, avalie cuidadosamente a necessidade de lavar o cabelo das crianças todos os dias. É melhor lavar somente quando for realmente imprescindível.