É permitido fazer abdominais estando grávida?

30 de maio de 2018
São muitas as inquietações das mulheres quando vão dar à luz, especialmente, se for o primeiro parto. Algumas das dúvidas estão relacionadas com a realização de exercícios físicos durante a gravidez. Vamos contar tudo a seguir.

Fazer abdominais estando grávida é recomendável para algumas mulheres. Descubra quais são os exercícios mais indicados, em que fase da gestação é apropriado fazê-las e quais são os benefícios.

Posso fazer abdominais estando grávida?

Sim, em alguns casos o médico autoriza esse tipo de exercício físico depois de uma avaliação prévia. Se o seu diagnóstico for positivo e você estiver decidida a fazer abdominais estando grávida, as seguintes recomendações vão ajudá-la:

Como se preparar para realizar exercícios abdominais?

Antes de começar os exercícios, é indispensável se preparar. O ideal é usar uma roupa adequada com a qual você se sinta confortável. Além disso, é bom ter em mente que você deve beber água suficiente para evitar a desidratação.

Agora, se você se sentir mal-estar ou ficar doente, suspenda a rotina de exercícios abdominais até que você melhore e procure seu médico. O mesmo vale caso você apresente temperaturas elevadas.

Além disso, se você não estiver acostumada a fazer exercícios físicos o melhor é que vá fazendo pouco a pouco. Ao fazer abdominais estando grávida, você deve usar a técnica adequada para conseguir os melhores benefícios.

mulher fazendo abdominais na academia

3 abdominais indicados durante a gestação

Durante a gestação, os músculos abdominais se distendem. É por isso que realizar os exercícios adequados vai ajudar você a fortalecê-los e conseguir uma rápida recuperação no período pós-parto.

Exercícios para realizar sentada

Coloque as mãos sobre no abdômen e apoie as costas sobre uma parede mantendo-as eretas. Inspire o ar e encha sua barriga, em seguida expire o ar, esvaziando sua barriga; como se você quisesse encostar o bebê na coluna.

Com as costas eretas sem mover o pescoço nem os ombros, comprima a barriga suavemente como se você quisesse esconder a gravidez. Mantenha-a assim, inale o ar e eleve os ombros enquanto o peito incha. Repita a sequência completa.

Exercícios de lado

Deite-se do lado direito, dobre levemente a perna e estenda o braço direito. Coloque o braço esquerdo atrás da cabeça e levante a perna esquerda o máximo que você conseguir. Troque de lado, e faça várias repetições.

Exercícios de joelhos

Este é um dos mais comuns. Você deve ficar na posição de quatro com as costas eretas e a cabeça alinhada com a coluna. Em seguida, vá arqueado as costas pouco a pouco e relaxe enquanto controla a sua respiração.

Fases da gravidez para fazer abdominais

Durante o primeiro trimestre de gestação, você pode fazer abdominais de maneira confortável. No entanto, a partir do segundo trimestre, você deverá fazê-las com menor intensidade, já que vai encontrar dificuldade por causa do crescimento da cintura.

no terceiro trimestre, você deverá suspender os abdominais e realizar exercícios de baixo impacto sob estrita supervisão médica.

Benefícios de exercitar os músculos abdominais

Fortalecer os músculos do abdômen durante a gestação é uma decisão excelente, sem dúvida alguma você vai se sentir com mais energia e vitalidade.

Além disso, eles vão ajudar você a controlar a ansiedade e o estresse gerado pela incerteza sobre como vai se sair tudo relacionado com o nascimento do bebê. Trabalhando o abdômen, você ajuda a compensar o aumento da curva lombar causada pelo peso.

Por um lado, também ajuda a reduzir as cãibras nas pernas e tonifica os músculos das costas, fortalecendo sua postura e o movimento das articulações. Por outro lado, permiti que você concilie o sono com mais facilidade.

grávida no médico

Os estudos comprovaram que os exercícios físicos durante a gravidez encurtam o processo de trabalho de parto e reduzem o risco de sofrer doenças relacionadas com o peso, como, por exemplo a diabetes gestacional.

Outro benefício é que ajudam a controlar o movimento intestinal, já que durante a gestação é comum ter prisão de ventre. Além disso, favorece a respiração durante o parto.

Precauções que você deve tomar ao fazer abdominais durante a gestação

É muito importante levar em consideração que as mulheres grávidas não devem fazer exercícios abdominais que se praticam de modo habitual e frequente.

Uma razão é que você ao se colocar de barriga para cima provoca uma pressão no cordão umbilical impedindo a transmissão de oxigênio ao bebê.

Isso também afeta a sua saúde, já que por estar deitada de barriga para cima provoca a diminuição da pressão sanguínea, o que pode gerar mal-estar, desmaios e enjoos. Além disso, reduz a quantidade de oxigênio que chega ao bebê, que se vê afetado consideravelmente.

Para evitar tudo isso, mantenha seu médico informado sobre a sua rotina de exercícios e se há alguma mudança importante nela. Além disso, se você apresentar dor abdominal, sangramento vaginal ou outro mal-estar deverá procurar seu médico imediatamente.

Se o seu especialista aprovar, siga em frente; seguindo as recomendações adequadas você vai ver os múltiplos benefícios trazidos pelos exercícios.

Recomendados para você