Educação virtual: 5 coisas que você deve saber

27 de julho de 2019
O que você deve saber antes de matricular seu filho em uma escola virtual?

A escolha da educação virtual sobre as escolas tradicionais é uma tendência crescente. Cada vez mais pais comparecem a reuniões pedagógicas mediadas pela tecnologia porque encontram muitas vantagens nessa opção. Por exemplo, uma família que precisa se mudar constantemente pode pensar que uma instituição que não requeira deslocamento seja uma boa opção para seus filhos.

“Um fator de grande influência na educação à distância é o uso das tecnologias. A comunicação sem contato é feita através da mídia e o aluno desenvolve com maior ênfase sua autonomia, autorregulação, disciplina e hábitos de estudo, pois ele mesmo é o responsável por aproveitar ao máximo seu processo de formação acadêmica”.

-Ferroni e Velásquez (citado por César Augusto Sierra)-

Ao falar sobre educação virtual ou cyber-escolas, devemos começar sabendo que elas devem ser aprovadas pelos Departamentos de Educação de cada país. Os currículos devem ser endossados ​​pelo governo para que os padrões e requisitos estabelecidos para instituições públicas e privadas presenciais sejam cumpridos.

Vantagens da educação virtual

1. Flexibilidade

Com a educação virtual, os alunos e suas famílias têm a possibilidade de escolher os espaços e horários mais convenientes.

Os anos escolares geralmente têm a mesma duração e calendário que as escolas presenciais, mas os horários são variáveis. Muitas vezes há a opção de entrar em contato com um tutor a qualquer momento ou, ainda, acessar as lições gravadas que estão armazenadas.

2. Tempo disponível

Na educação tradicional, as crianças passam aproximadamente oito horas do dia em atividades escolares. O dia acadêmico, os intervalos, o deslocamento e as horas de trabalho fora da sala de aula abarcam grande parte do tempo.

jovem estudando em casa

Com as salas de aula virtuais, ocorre o contrário, sessões de aula eficazes são de aproximadamente cinco ou seis horas diárias. Além disso, existe a opção de avançar conteúdos nos assuntos em que bons resultados são obtidos.

3. O custo da educação virtual

Ao contrário do que muitos acreditam, em muitos aspectos é mais barato recorrer à educação virtual. A1s quantias dedicadas ao transporte e a certos elementos necessários no estudo presencial, por exemplo, são economizadas.

O investimento inicial deve ser feito em um bom computador, fones de ouvido, microfone e outros materiais solicitados durante o processo.

4. Recursos multimídia

Não é segredo que crianças e adolescentes da sociedade moderna têm uma afinidade especial com a tecnologia. O fato de poder acessar fontes interativas de aprendizado, animações e espaços de aprendizado mais semelhantes a uma rede social do que a uma sala de aula convencional pode ser uma grande fonte de motivação.

5. Desenvolvimento da autonomia

Quando as crianças se envolvem e são responsáveis ​​por seus próprios processos de aprendizagem, elas desenvolvem qualidades como disciplina e independência.

Além disso poderão se dedicar mais a temas ou assuntos de maior dificuldade e, igualmente, dar mais tempo a eles, já que com menos estresse serão mais facilmente assimilados. Outra vantagem é que cada aluno pode aprender no seu próprio ritmo.

Desvantagens da educação virtual

  • Aqueles que são contra esse tipo de formação acadêmica argumentam que falta interação social. Embora existam atividades coletivas assistidas por meio de plataformas, o contato humano não se concretiza.
  • Falhas tecnológicas são fatores que podem dificultar o processo educativo em um ambiente virtual. Se você não tiver acesso a um bom equipamento de computador ou a uma conexão rápida com a Internet, haverá dificuldades para estudar as lições da maneira esperada.
  • Como todos os alunos são diferentes, alguns exigem mais apoio e motivação do professor e dos colegas. Além disso, aqueles que têm dificuldade para se concentrar ou para fazer bom uso do tempo encontrarão muitas distrações estudando em casa.
  • Existem instituições virtuais que não são endossadas pelas organizações reguladoras da educação formal. Se uma dessas instituições for escolhida, poderá haver problemas ao validar os graus obtidos e aprovados pelo aluno.
educação virtual tablet

A educação virtual é uma maneira de responder a uma demanda da sociedade atual. Mais e mais pessoas optam por esse modelo de treinamento que tem muitos pontos a favor e outros que não agradam a todos. Em suma, antes de optar por um tipo de escolaridade, é necessário avaliar quais estratégias podem funcionar melhor para cada criança.