Efeitos da cafeína durante a amamentação

Consumir muita cafeína durante a amamentação pode trazer algumas consequências negativas para o bebê. É importante controlar a quantidade de cafeína consumida neste período para ajudar a evitar riscos para a saúde do seu filho.

Muitas mães gostam de beber café em vários momentos do dia. No entanto, elas não conhecem os efeitos para o bebê da cafeína durante a amamentação. Durante a gravidez, o consumo excessivo de cafeína está diretamente relacionado ao risco de aborto espontâneo, parto prematuro e de o bebê nascer com baixo peso.

Há também muitos mitos relacionados aos efeitos da cafeína durante a amamentação. No início dessa etapa, é normal que você se pergunte o que pode acontecer com o bebê se a mãe consome muita cafeína. Embora o café ou as bebidas com cafeína não sejam proibidos, é importante ter consciência de que ela pode sim chegar no leite materno e passar para o bebê. Especialistas recomendam substituir o café por água ou sucos naturais.

Efeitos da cafeína durante a amamentação

Especialistas da Associação Americana de Pediatria consideram o café uma bebida segura de ser consumida durante a amamentação. No entanto, a cafeína pode ter vários efeitos sobre o bebê se o consumo for excessivo.

  • Insônia e outros problemas relacionados ao sono
  • Nervosismo
  • Irritabilidade

Durante a amamentação o bebê pode receber cerca de 7% a 10% da quantidade de cafeína consumida pela mãe

Alguns bebês são mais sensíveis ao consumo de café  do que outros. Isso torna esses efeitos mais fortes em alguns do que em outros. A cafeína permanece muito mais tempo no corpo do bebê pois o organismo ainda não consegue eliminar.

efeitos da cafeína durante a amamentação

Estudos sobre o café e a amamentação

Um estudo recente realizado no Brasil sobre os efeitos da cafeína sobre o bebê, publicado pela revista Pediatrics, concluiu que o humor e o sono dos bebês não seriam afetado se as mães consumirem uma quantidade moderada de cafeína por dia.

Para esse estudo, realizado por Ina Santos da Universidade Federal de Pelotas, 885 mães em fase de amamentação foram entrevistadas. Elas responderam a questões relacionadas ao consumo de cafeína e a qualidade de sono dos bebês com 3 meses de vida. A maioria das mulheres entrevistadas afirmou ter consumido café durante a gravidez e cerca de 14% confessaram o consumo excessivo de cafeína durante o estágio de amamentação.

Os pesquisadores não encontraram nenhuma relação direta entre o consumo de cafeína e os problemas de sono dos bebês. Na verdade, depende do hábito de cada um deles. Nesse estudo também foi mostrado que o consumo moderado de cafeína durante a gravidez e a fase de amamentação pode ser bastante seguro tanto para a mãe quanto para o bebê.

O consumo excessivo de café durante a amamentação pode passar rapidamente para o leite materno

Qual a quantidade de café que pode ser consumido durante a amamentação?

Foi comprovado que a ingestão de 100 mg de cafeína por dia geralmente não causa uma concentração detectável no leite materno. Os especialistas recomendam a ingestão máxima de 300 mg por dia pela mãe, ou seja, 2 ou 3 xícaras de café no máximo, variando a quantidade de café usada e o tamanho da xícara, é claro.

efeitos da cafeína durante a amamentação

Se a mãe seguir as quantidades recomendadas, o bebê não vai acabar consumindo grandes quantidades de cafeína que possam alterar o sono ou a personalidade. A cafeína pode ser encontrada principalmente no café, mas é preciso lembrar que outros alimentos também contêm cafeína. É necessário prestar atenção aos ingredientes dos alimentos preparados e calcular a quantidade de cafeína que nosso corpo está recebendo durante o dia.

O corpo do bebê geralmente é muito delicado e a quantidade excessiva de cafeína durante a amamentação pode trazer várias consequências. Cuide da sua saúde e da saúde do bebê bebendo café com moderação. Mesmo que pareça difícil, lembre-se que é só uma fase. Tudo o que vale a pena vem acompanhado de um pequeno sacrifício. O seu bebê merece isso e muito mais!

Recomendados para você