Ensine a criança a mostrar respeito quando surgem desavenças
É em momentos de discussão que seu filho deve aplicar tudo que você o ensinou em relação à educação formal. Neste artigo, queremos falar sobre como ensinar seu filho a mostrar respeito quando surgem desavenças.
Tenha em mente que a falta de respeito, muitas vezes, leva ao conflito e à violência física e verbal.
Como ensinar meu filho a demonstrar respeito quando surgem desavenças?
Mamãe, ensine ao seu filho adolescente que em suas relações sociais ele pode ter que encarar diariamente opiniões e características diferentes de cada pessoa.
Diga que, em alguns casos, esses indivíduos irão compartilhar dos mesmos ideais que você. Mas, caso não o façam, merecem ser ouvidos e tratados com respeito da mesma forma.
Pensamentos como:
- Eu tenho cem por cento de razão
- As minhas considerações nunca estão erradas
- São os outros que devem corrigir seus erros
- Tenho certeza de que minha opinião é a que deve prevalecer
Não devem ser pensamentos que invadam a cabeça do seu filho sempre que ele estiver frente a um confronto.
Desde pequeno, você deve tê-lo criado para ter seus próprios ideais e para que seja capaz de emitir opiniões com base na avaliação do mundo que o rodeia.
Mas era também durante essa fase que você deveria tê-lo ensinado a enfrentar seus erros. Se você ainda não conseguiu fazer algo a respeito disso, não se preocupe. Certamente, ainda há tempo.
Ensine seu filho adolescente a saber perder tranquilamente, pedir desculpas e aceitar os pontos de vista dos outros quando os dele estiverem errados.
A seguir, te apresentamos três perguntas que você pode ensinar ao seu filho para que ele possa moderar seu comportamento e ser bem-sucedido nas situações de desacordo.
Ensine a criança a mostrar respeito quando surgem desavenças
Para mostrar respeito quando surgem divergência de opiniões, seu filho em primeiro lugar deve se perguntar:
Número um: Como saber se sou eu quem está errado?
Número dois: Como fazer com que os outros aceitem e se deem conta de que eu estou certo?
Número três: Como mostrar respeito quando surgem desavenças?
Em seguida, responda:
Como saber se sou eu quem está errado?
Para descobrir se é você quem está errado, busque uma terceira e uma quarta opinião.
Se a maioria pensa diferente de você, as chances de você estar certo são poucas. Assim, peça que te expliquem e façam você entender seus pontos de vista.
Mas não desista de suas convicções tão rápido, tente também expor o que você pensa.
Lembre-se de Galileu Galilei era só mais um. Mas ele mostrou ao mundo inteiro que a terra era redonda e girava sobre seu próprio eixo em uma época em que todos pensavam que era plana.
Como fazer com que os outros aceitem e se deem conta de que eu estou certo?
Para fazer com que os outros aceitam e se deem conta de que é você quem está certo, tente falar tranquilamente e exponha seus pontos de vista com clareza quantas vezes for necessário.
Responda todas as dúvidas que possam surgir e tente tratar as pessoas que estão ouvindo com o respeito que merecem.
Se, no final, elas ainda não entenderem ou continuarem em desacordo, então você vai ter a difícil tarefa de tentar persuadi-las e convencê-las com a prática. Assim, dê exemplos e fale sobre as experiências dos outros.
Como mostrar respeito quando surgem desavenças?
Para mostrar respeito quando surgem desavenças, coloque-se no lugar dos outros e trate-os como você gostaria que eles te tratassem.
“Trate os outros como você gostaria de ser tratado”
-A Bíblia-
Temos certeza de que seu filho será o mais educado e coerente dos jovens.
Mamãe, a obstinação, o egoísmo e o egocentrismo fazem parte dos seres humanos. Embora não queiramos, são características que aparecem de vez em quando.
Você pode ter educado muito bem seu filho. Mas você deve saber que ele sempre estará vulnerável, e em qualquer momento poderá ficar à beira de perder a paciência e esquecer todos os valores que você tem passado a ele.
Lembre-se de que ninguém gosta de abaixar a cabeça e muito menos aceitar que está errado.
Por essa razão, você deve educar seu filho para se manter firme em suas convicções quando realmente estiver certo.
E sempre que ele puder, deve manter a compostura e não desrespeitar seus colegas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alvaro, A. (2019b, 20 mayo). El arte de persuadir con respeto y sabiduría. Recuperado de https://lamenteesmaravillosa.com/el-arte-de-persuadir-con-respeto-y-sabiduria/
- Castro, M. A. (2019, 5 junio). 5 estrategias para mejorar la empatía. Recuperado de https://lamenteesmaravillosa.com/5-estrategias-para-mejorar-la-empatia/