6 erros ao escovar os dentes das crianças

Uma higiene bucal bem feita ajuda a prevenir problemas de saúde bucal, principalmente nos pequenos. Evite cometer esses 6 erros ao escovar os dentes dos seus filhos.
6 erros ao escovar os dentes das crianças
Vanesa Evangelina Buffa

Escrito e verificado por a dentista Vanesa Evangelina Buffa.

Última atualização: 26 março, 2024

Os adultos são responsáveis pelos cuidados com a saúde bucal dos pequenos, isso é uma realidade. Portanto, se você deseja que os dentes deles permaneçam saudáveis e brilhantes, evite esses erros ao escovar os dentes dos seus filhos.

Lembre-se de que a higiene oral tem um papel fundamental na manutenção da saúde oral dos pequenos. Lidar com esse hábito de forma correta e frequente ajuda a prevenir patologias bucais. Por outro lado, uma escovação inadequada pode desencadear consequências negativas na vida das crianças. Explicamos quais são os maiores erros na hora de escovar os dentes das crianças e como você pode evitá-los.

1. Começar a escovar os dentes das crianças tarde demais

Muitos pais acham que escovar os dentes de leite não é necessário e por isso não o fazem. Por serem dentes que caem e mudam com o tempo, consideram que não merecem nenhum cuidado. Isso não só não é verdade e também é perigoso.

As cáries podem começar assim que os dentes aparecem. Por isso, é necessário iniciar a limpeza bucal das crianças antes mesmo da erupção do primeiro elemento dental.

O site da Academia Americana de Pediatria recomenda começar a limpar as gengivas do bebê antes do nascimento dos primeiros dentes. Para fazer a higiene, você deve passar um pano úmido ou uma escova de silicone massageadora sobre a gengiva e a língua do seu filho.

Quando os primeiros dentinhos aparecem na boca, é necessário iniciar a escovação. Para isso, deve-se utilizar uma escova pequena com cerdas macias e uma pequena quantidade de creme dental com flúor.

2. Deixar as crianças escovarem os dentes sozinhas

Acreditar que as crianças podem escovar os dentes sozinhas é um dos erros frequentes que alguns pais cometem. Apesar de os pequenos quererem realizar a sua própria higiene oral, essa ação cabe aos adultos para que seja feita de forma correta.

Você pode dar ao seu filho uma escova de dentes para brincar, familiarizar-se com a escovação e praticá-la. Ensine a ele a técnica adequada, conte os minutos necessários para uma limpeza profunda e verifique seu progresso. Contudo, independentemente disso, você ainda é o adulto encarregado de fazer a limpeza adequada.

As crianças não têm destreza manual suficiente para alcançar todas as superfícies dentárias e escovar os dentes corretamente até os 8 anos de idade. Até essa idade, você deve fazer a limpeza dental do seu filho.

Quando a criança começa a limpar a boca sozinha, seu trabalho não termina. Você ainda é o responsável por acompanhar a escovação e garantir que ela seja feita corretamente. De acordo com um artigo de revisão publicado na International Journal of Pediatric Dentistry, as crianças que escovam os dentes sem supervisão correm maior risco de desenvolver cáries.



3. Realizar uma técnica de higiene incorreta

Os pais devem realizar a técnica correta de higiene bucal em seus filhos desde o início. Manter a ordem evitará deixar áreas sujas e ajudará os pequenos a aprender a técnica desde cedo.

Fazer uma correta escovação dos dentes das crianças deve levar entre 2 e 3 minutos. Você deve encontrar uma posição confortável que ajude a visualizar a boca do seu filho e alcançar todos os dentes. Seu filho também deve estar relaxado para aproveitar esse momento de sua rotina diária.

O ideal é seguir sempre a mesma sequência: você pode começar pelos dentes de cima, limpando as faces externas, depois as internas e por fim as superfícies mastigatórias. Ao terminar, os mesmos movimentos são repetidos nos elementos inferiores. Também é importante que você limpe as gengivas e, ao final, higienize a língua.

Os movimentos devem ser suaves, sem exercer muita pressão, mas precisos. Assim você fará uma limpeza eficaz sem ferir a boca do seu filho. Dependendo da idade do seu filho, complemente a higiene oral com outros produtos específicos como enxaguantes, fio dental ou escovas interdentais.

4. Usar a escova de dentes errada

Para realizar uma escovação correta é fundamental o uso do instrumento correto. Para crianças, escolha uma escova de dentes com cabeça pequena, cerdas macias e cabo confortável para alcançar o fundo da boca.

Os pequenos podem participar na escolha da sua escova de dentes. Existem modelos com motivos coloridos e desenhos infantis que podem motivar as crianças a se interessarem pelos cuidados com a saúde bucal.

Além do tipo de escova de dente, é importante que o instrumento esteja em boas condições. Pesquisa publicada no International Journal of Dental Hygiene sugere que escovas de dentes com desgaste extremo são menos eficazes do que aquelas com pouco ou nenhum desgaste.

A American Dental Association (ADA) recomenda substituir sua escova de dentes a cada três a quatro meses. A substituição do instrumento deve ser feita mais cedo se as cerdas estiverem desgastadas ou muito abertas.

5. Não escovar o suficiente

Outro erro comum na hora de escovar os dentes das crianças é não ter tempo suficiente para limpá-los. A ADA recomenda escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia por dois minutos de cada vez.

Incorporar a higiene bucal em momentos específicos da rotina diária, como ao acordar ou antes de dormir, evita que a atividade seja negligenciada. Além disso, medir o tempo pode se tornar uma atividade motivadora para as crianças. Usar um cronômetro que elas controlam ou cantar uma música que dure o tempo indicado durante a escovação são estratégias divertidas e úteis.



6. Usar muita pasta de dente

Colocar muito creme dental com flúor é outro erro que os pais costumam cometer ao escovar os dentes dos filhos. Por acreditarem que com mais produto os dentes recebem mais proteção, exageram no seu uso. Mas essa overdose de flúor pode causar fluorose, uma alteração no desenvolvimento dos dentes.

Uma declaração publicada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relatou que cerca de 40% das crianças entre 3 e 6 anos usam muito creme dental. Esse excesso aumenta o risco de gerar manchas e descoloração permanente nos elementos dentais.

Para evitar alterações na dentição das crianças, os pais devem se certificar de colocar a quantidade de pasta de dente de acordo com a idade da criança:

  • Uma porção do tamanho de um grão de arroz para crianças de 0 a 3 anos.
  • Quantidade equivalente a uma ervilha para crianças de 3 a 6 anos, quando ela aprende a cuspir.
  • A partir dos 6 anos, a quantidade pode ser aumentada para uma porção de 1 cm ou semelhante ao tamanho de um grão-de-bico.

É importante que os pais coloquem a pasta de dente nas escovas dos filhos e evitem que os pequenos manipulem e engulam o produto. Dessa forma, evitam-se os danos que podem advir do consumo excessivo de flúor.

Escove bem os dentes das crianças e sem erros

O fato de os adultos saberem da importância de escovar os dentes das crianças e aprenderem a fazer isso corretamente ajuda a evitar erros. Cuidar da saúde bucal das crianças exige aprendizado, perseverança e responsabilidade. Aprender primeiro para depois ensinar faz parte da transmissão desse hábito tão importante que acompanhará os pequenos ao longo de toda a vida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.