Como melhorar a disfluência da fala

18 Setembro, 2020
Quando a explosão da linguagem acontece nas crianças, às vezes os pequenos têm dificuldade para pronunciar certos sons.

A explosão de vocabulário que ocorre entre os 2 e os 6 anos de idade nas crianças às vezes é acompanhada por alguns problemas de fala. Por isso, a seguir, vamos conhecer algumas dicas para melhorar a disfluência da fala.

Na medida do possível, quando o processo de desenvolvimento da linguagem começar, devemos acompanhar a criança e facilitar a comunicação para que possamos prevenir ou minimizar esses problemas. Você quer saber o que deve e o que não deve fazer para melhorar a disfluência da fala? Encontre tudo o que precisa a seguir!

Como podemos melhorar a disfluência da fala?

Às vezes, quando as crianças começam a adquirir a linguagem, elas têm bloqueios, começam a gaguejar, apresentam dificuldade para pronunciar certas sílabas, etc. Isso as impede de falar com facilidade.

É importante que essas dicas possam ser mantidas ao longo do tempo e usadas tanto em casa quanto na escola. As crianças vão moldar sua linguagem através do que veem ao seu redor. Os professores também passam muito tempo com as crianças, por isso é altamente recomendável que pais e professores caminhem na mesma direção.

melhorar a disfluência da fala

Dicas para melhorar a disfluência da fala

  • Deixar as crianças terminarem de expressar uma ideia que tiverem e não interromper nem terminar as frases por elas.
  • Prestar atenção ao que a criança está dizendo, não em como ela está falando.
  • Não há necessidade de se preocupar com a maneira como a criança fala. Se ela perceber que você está preocupada, imediatamente vai perceber que os pais não estão bem.
  • Enquanto a criança estiver falando, você deve manter contato visual com ela.
  • Você não deve tentar expressar o que a criança quer dizer terminando a frase por ela. É necessário deixar o pequeno falar usando as próprias palavras.
  • Quando a criança terminar de falar, responda devagar e use algum dos termos que ela usou na própria explicação.
  • Caso você esteja fazendo alguma atividade na qual a concentração é necessária e não possa olhar para a criança, é preciso informá-la que, apesar de não estar olhando para ela, você está ouvindo atentamente e prestando atenção nela.

O que deve ser evitado para melhorar a disfluência da fala?

Além das coisas que precisam ser consideradas para melhorar os problemas de fala, também é preciso levar em consideração as coisas que não se deve fazer.

Completar as frases da criança

Nunca tente adivinhar o que ela quer dizer ou terminar as frases por ela, pois, dessa maneira, ela vai se comunicar cada vez menos com você.

Interromper enquanto ela está falando

Você também deve respeitar a vez de falar. Assim, quando a criança terminar de explicar o que ela quer te dizer, então você poderá começar a falar. É importante trabalhar nisso, especialmente se houver irmãos, para que os turnos sejam respeitados, uma vez que as crianças têm menos autocontrole do que os adultos.

Corrigir com frequência

Você não deve criticar a forma como a criança fala, a forma como pronuncia os sons ou as palavras, etc. Se fizer isso, o pequeno acabará percebendo que tem uma dificuldade e ficará bloqueado antes de conseguir pronunciar as palavras ou sons que são mais difíceis para ele.

melhorar a disfluência da fala

Apressá-la para terminar de se expressar

Muitas vezes, sem perceber, apenas através do olhar, você está revelando para a criança sua impaciência e que deseja que ela termine logo de explicar alguma coisa. Você precisa ter cuidado tanto com o que diz quanto com o que demonstra.

Incentivá-la constantemente a falar com rapidez e precisão o tempo todo

Cada criança é diferente da outra e tem os seus próprios ritmos. Portanto, cada criança precisa do próprio tempo para organizar suas ideias e expressá-las. Se você disser que isso deve ser feito rapidamente, a criança pode acabar ficando bloqueada e presa nas palavras e até mesmo no que ela quer dizer.

Falar muito rapidamente

Se você pedir para a criança falar devagar, então você também não deve falar rapidamente. Os pais, conforme dissemos anteriormente, são o modelo de linguagem e fala. Assim, da mesma maneira que você fala, o seu pequeno vai falar.

Fazer a criança ler em voz alta para amigos, vizinhos ou parentes

Se a criança tiver um problema de disfluência da fala e você obrigá-la a ler ou expressar uma ideia para outras pessoas com as quais ela não se sente segura, você só vai provocar a intensificação desses problemas e deixar o pequeno mais consciente de suas dificuldades.

Sobre a disfluência da fala

Essas foram algumas das dicas que devem ser adotadas para melhorar a disfluência da fala. No entanto, nunca é demais dizer que, se os problemas de desenvolvimento da fala forem persistentes e se você não perceber melhoras com essas dicas, deve procurar a ajuda de um profissional para uma avaliação e um tratamento adequado para o problema da criança.