Sinais de atraso na fala em crianças

· 2 de dezembro de 2018
Os ciclos de desenvolvimento em crianças progridem em diferentes ritmos. Por esse motivo, é difícil definir o que seria um ritmo normal, pois é necessário respeitar o desenvolvimento de cada criança.

Neste artigo, veja alguns indícios de atraso na fala das crianças separados por idade.

Cada indivíduo é um mundo diferente. Apesar disso, é importante ter alguns critérios sobre os padrões de desenvolvimento para identificar se a criança está se desenvolvendo como deveria ou não.

Por exemplo, uma criança com 20 meses de idade que nunca disse uma palavra deve ser levada ao médico. É importante identificar se a criança tem algum problema de audição ou algum problema relacionado à fala.

Estar consciente disso é importante para poder avaliar a situação da criança e saber exatamente o que acontece para que ela possa receber ajuda adequada o mais cedo possível.

É necessário conhecer alguns sinais de atraso na linguagem para poder identificar se a criança está tendo dificuldades na fala ou, até mesmo, saber se realmente sofre de algum atraso.

É importante poder detectar esses sinais desde cedo para que, com uma boa ajuda, os problemas sejam resolvidos no tempo adequado e o atraso não aconteça. A seguir, descubra alguns sinais que indicam se uma criança sofre de atraso na fala.

atraso na fala

Sinais de atraso na fala em crianças em idade pré-escolar

A seguir, listamos alguns dos sinais de atraso na fala que você deve considerar durante o crescimento do seu filho. Se estes ou outros sintomas aparecerem, fale com seu pediatra imediatamente.

É importante levar em consideração as idades das crianças para saber se elas estão em bom desenvolvimento ou não.

‘Falar é a melhor maneira de se comunicar’

– Anônimo –

2 anos

Fique atento se uma criança de dois anos tiver dificuldades para pronunciar as palavras e só conseguir imitar o padrão de fala, sem pronunciar frases inteiras.

Além disso, também é importante observar se ela fala apenas algumas palavras eventualmente e não consegue transmitir mensagens usando a linguagem. Ou, ainda, se a criança apresenta dificuldades para entender instruções simples.

Em casos mais sérios, é possível que ela não apresente nenhum tipo de fala ou apenas se comunica por palavras soltas.

atraso na fala

3 anos

Se a criança de três anos apresentar problemas para se comunicar com outras pessoas, ela podem até mesmo ser incapaz de formar frases curtas resultando em uma comunicação muito limitada.

Essa falta de linguagem pode fazer com que ela se sinta muito frustrada em muitas ocasiões, se manifestando em ataques de birras e problemas de comportamento. Preste atenção se ela não for capaz de explicar o que quer ou do que precisa.

4 anos

Nesta idade, é preocupante se uma criança não souber como construir frases, entender várias palavras ou instruções. Ademais, se ela apresentar dificuldade no uso correto de “eu” ou “você”, também é um sinal de alerta.

Assim como as crianças de 3 anos de idade, essa falta de comunicação efetiva pode levar a comportamentos inadequados por não conseguir expressar suas necessidades em palavras.

5 anos

Aos cinco anos, é alarmante se as crianças não entenderem comandos simples ou se não forem capazes de pronunciar seu próprio nome ou de outra pessoa conhecida corretamente.

Outros sinais que você deve prestar atenção é se seu filho ainda tem dificuldades para usar o tempo passado corretamente ou se não usa o plural ao falar.

Também é preocupante se ele não for capaz de contar histórias ou coisas que aconteceram na escola, por exemplo.

Se você notar que seu filho começa a ter dificuldades para falar ou se apresenta alguns sinais de atraso, não hesite em procurar imediatamente o pediatra para fazer uma avaliação adequada.

É importante ter um diagnóstico o mais cedo possível para poder encontrar a ajuda de que o seu filho precisa. O atraso na linguagem pode não ter nenhuma consequência com uma estimulação precoce da fala.