Escalada para crianças

11 de fevereiro de 2020
São muitas as atividades que os pequenos de casa podem fazer com a chegada do bom tempo. Uma delas é a escalada para crianças. Além de fortalecer os seus músculos e fornecer resistência física, é um esporte muito divertido, mas que deve ser praticado sempre sob uma rígida supervisão dos adultos.

A escalada para as crianças é um dos esportes mais completos em relação ao desenvolvimento da resistência, da coordenação e da força física. Trata-se de uma atividade que fomenta o espírito de superação, já que encoraja a alcançar os objetivos.

Escalada para crianças: é segura?

Em geral, uma das perguntas mais frequentes dos pais é: a escalada é um esporte seguro para as crianças? A resposta é sim, ela é segura e por isso conta com um grande número de praticantes.

Esse é um esporte que é praticado sempre sob a supervisão de pessoas qualificadas. De fato, as crianças são acompanhadas por uma pessoa que as guia e ensina a utilizar corretamente os equipamentos. Igualmente, a equipe ensina as crianças a se concentrarem no que estão fazendo e a aproveitarem a atividade de uma forma correta.

Certamente, quando falamos de crianças, a aprendizagem é baseada em brincadeiras. Além disso, o melhor desse esporte é que ele não exclui a família. Os pais são bem-vindos e podem se juntar à atividade sempre que desejarem.

A partir dos 4 anos de idade, pode-se inscrever as crianças nesse esporte, ainda que cada centro tenha os seus próprios limites de idade. Por exemplo, há centros que não admitem crianças menores de 8 anos.

Escalada para crianças

Brincadeiras de escaladas

A escalada para crianças tem como objetivo ensinar a elas esse esporte enquanto elas se divertem. Para isso, existem diferentes formas nas quais as crianças poderão desenvolver ao máximo a sua resistência, força e potencial em geral. E tudo isso enquanto brincam e se divertem com os amigos.

Entre as variedades e as ideias para fazer uma escalada divertida, estão:

Ditado

O ditado é um dos muitos jogos que podem ser colocados em prática para fazer da escalada uma atividade mais divertida. Ele consiste em fazer com que a primeira criança que escale até o objetivo marque, ao mesmo tempo, a sua rota para o resto dos seus companheiros. Assim, os demais devem subir pelo mesmo trajeto para vencer.

Às cegas

Esse tipo de escalada deve ser feita sem luz ou vendando os olhos da criança. A criança deve alcançar o seu objetivo se baseando exclusivamente na sua intuição e, claro, no tato.

Cão-guia

Cão-guia é outra variante de escalada sem luz. Entretanto, a diferença reside no fato de que um dos colegas poderá indicar lá de baixo para a criança a direção que ela deve agarrar para alcançar a meta. O cão-guia vai indiciar para o outro colega os passos a serem seguidos.

Palhaço

Outra variante da escalada muito divertida é conhecida como o palhaço. Em diversos pontos da parede de escalar, devem ser colocadas peças de roupa divertidas e engraçadas. Por exemplo, um nariz de palhaço, um chapéu, uma gravata etc. Se, para chegar ao seu objetivo, a criança passar por algum desses pontos, ela deve colocar a peça em questão.

Material para escalar com as crianças

A escalada sempre foi uma atividade esportiva que requer vários elementos para manter a segurança em todo momento. Portanto, quando se trata de crianças, esses dispositivos são obrigatórios, além da supervisão constante de um ou de vários adultos.

Escalada para crianças

Alguns dos materiais fundamentais que toda criança deve ter para realizar uma escalada segura são:

  • Capacete de segurança. O ideal é que o capacete seja do tamanho apropriado para a cabeça da criança.
  • Baudrier integral. Seguindo com os complementos para a escalada, o baudrier integral constitui um dos equipamentos essenciais para esse esporte. O recomendável é que ele seja integral para que as crianças não caiam se rodarem.
  • Sapatilhas. As sapatilhas são um elemento importante, mas não imprescindível, especialmente se a criança estiver começando essa atividade. Nesse caso, é suficiente que ela tenha tênis confortáveis.
  • Polia. A escalada para crianças sempre deve incluir uma polia para maior segurança. Nesse caso, o recomendável é manter a corda estendida a todo momento, especialmente no começo da escalada.

A escalada para crianças é uma atividade muito divertida e desafiadora. Entre os seus grandes benefícios, vai ajudar os pequenos a terem mais confiança em si mesmos.

Com essa prática, as crianças desenvolverão ao máximo a sua força e a sua resistência, enquanto alcançam pouco a pouco os objetivos. Por fim, se houver a presença das medidas de segurança necessárias e sempre sob a supervisão de um adulto, a escalada é um esporte consideravelmente seguro.