Os esportes mais praticados pelos adolescentes

12 Agosto, 2020
A prática esportiva, além de proporcionar benefícios à saúde, também contribui para o processo de socialização dos jovens. Quais são as alternativas mais populares entre os adolescentes?

Centenas de jovens passam grande parte do tempo fazendo atividades físicas. Há diversas opções, mas, sem dúvida, existem algumas modalidades que se tornaram os esportes mais praticados pelos adolescentes.

São muitos os benefícios de praticar esportes durante a adolescência. Há um melhor desempenho escolar e um incentivo à disciplina e à responsabilidade. Além disso, o esporte também mantém os jovens afastados dos problemas típicos dessa fase da vida, tais como vícios ou más companhias.

Todo jovem está cheio de preocupações e tem muita vontade de aprender. Eles querem demonstrar as qualidades e habilidades que possuem e, para isso, há diversas possibilidades esportivas. Descubra quais são as favoritas dos adolescentes.

Quais são os esportes mais praticados pelos adolescentes?

Esportes com bola mais praticados pelos adolescentes

Os esportes mais praticados pelos adolescentes

  • Vôlei: ao praticar esse esporte, é possível melhorar a coordenação por causa da movimentação exigida dentro de quadra e da necessidade de atenção constante na bola para evitar que ela toque o chão. Da mesma forma, os reflexos são aguçados por causa da necessidade de resposta rápida. Praticar vôlei aumenta a flexibilidade e também incentiva a integração e a cooperação por meio do trabalho em equipe.
  • Tênis: o movimento constante desse esporte proporciona aos jovens agilidade e flexibilidade, além de melhorar a capacidade aeróbica e cardiovascular. A disciplina necessária para desenvolver o uso correto da raquete e sua dinâmica com a bola aumentam a coordenação olho-mão.

Outras alternativas de esportes mais praticados pelos adolescentes

  • Ginástica: a ginástica reduz a sensação de cansaço, pois gera altos níveis de energia. A prática constante dessa atividade proporciona maior flexibilidade e coordenação, pois quanto mais o corpo for movimentado, mais elasticidade vai conquistar, até atingir um limite de alongamento ideal.
  • Atletismo: nessa modalidade, corrida, saltos e lançamentos se unem. Trata-se de uma atividade integral, que fornece múltiplas habilidades físicas aos jovens. Recomenda-se que sua prática comece após os 10 anos de idade, de modo que é um dos esportes mais praticados pelos adolescentes.
Os esportes mais praticados pelos adolescentes

Uma escolha pessoal

Além das atividades mencionadas acima, também existem muitas outras opções que começam a ganhar espaço entre os adolescentes. Entre elas, vale destacar o parkour, o bmx e o breakdanceEste último estreou recentemente como esporte olímpico nos Jogos Olímpicos da Juventude, assim como a escalada.

Sejam esportes muito populares ou não, o importante é que os jovens encontrem uma opção que os deixe satisfeitos e complemente sua rotina diária. A disciplina que a prática esportiva exige vai contribuir para a formação do caráter, além de auxiliar no desenvolvimento corporal e promover novas e melhores relações sociais.

  • Sánchez, E. (2017, 1 noviembre). ¿Cómo pueden enriquecernos las artes marciales? Recuperado de https://lamenteesmaravillosa.com/pueden-enriquecernos-las-artes-marciales/
  • González, L. (2018, 9 diciembre). Los beneficios de practicar un deporte. Recuperado de https://mejorconsalud.com/beneficios-practicar-deporte/