Esportes para praticar na praia com as crianças

2 de junho de 2018
A praia é um cenário perfeito para a diversão, especialmente nos meses de verão. Além disso, é uma ótima opção para praticar esportes, fortalecer a saúde e consolidar os laços emocionais com a família e com os amigos.

A prática de esportes na praia com as crianças, com uma progressão gradual em termos de esforço físico, é uma alternativa maravilhosa para os membros mais jovens da família. Como com qualquer tipo de disciplina do esporte, é aconselhável sempre adaptar as práticas de acordo com as características de cada criança.

Através de um exame prévio e de um parecer médico, será possível definir em que condições os nossos filhos se encontram; isso nos ajudará a agir de acordo com as possibilidades imediatas de cada um.

Não podemos nos esquecer de que o corpo das crianças é frágil; todos os exercícios ou esportes têm que servir sempre para o fortalecimento físico e mental, e nunca devem fazer mal à sua saúde.

“Mente sã, corpo são”, diz um antigo ditado do tempo dos gregos. No entanto, ele ainda é extremamente atual, isso porque os momentos de lazer aumentaram, mas observa-se um distanciamento das crianças com relação à natureza.

Esportes praticados na praia pelas crianças: uma opção fantástica

Dentre todas as paisagens e lugares ideais que existem ao ar livre, o favorito é o mar; melhor ainda se for durante o verão. Essa época é excelente para praticar esportes na praia com as crianças.

A areia da praia é altamente benéfica para a saúde, pois age como um esfoliante para a pele e elimina as células mortas. Além disso, correr sobre ela faz com que os músculos trabalham o dobro e produzam mais energia e adrenalina.

Com relação à água do mar, ela também tem muitos benefícios, contanto que as medidas de segurança pertinentes forem tomadas. Em primeiro lugar, quando se pratica natação, todos os músculos são exercitados, já que todo o nosso corpo está em pleno movimento.

crianças andando de caiaque

Por essa razão, nadar é um dos esportes de praia mais importantes que existe; ajuda os pequenos a melhorar a coordenação e a controlar a respiração. Tudo isso gera uma melhora na capacidade cardiorrespiratória.

Dentre os benefícios que esse esporte oferece, podemos mencionar o fato de que promove o bem-estar, uma vez que a criança interage com outras pessoas, se afastando dos barulhos da cidade; isso gera a liberação dos hormônios da felicidade (das endorfinas). Além disso, a natação em alto mar implica em um esforço maior, por isso, os benefícios dessa prática serão duplicados.

Após descarregar toda a energia durante a sua estadia na praia, seja dentro ou fora da água, as crianças também poderão descansar e relaxar nesse belo lugar. Esse merecido descanso contribui para o seu desenvolvimento intelectual e físico da maneira positiva.

Diferentes esportes que as crianças podem praticar na praia

São inúmeros os esportes que podem ser praticados na praia pelas crianças. Entretanto, há alguns que se tornaram os favoritos da maioria das pessoas. Eles são:

  • Natação em mar aberto
  • Vôlei
  • Futebol

Outros esportes menos populares, mas que são igualmente benéficos e divertidos são:

Mergulho

Ele permitirá que você se aproxime das profundezas do mar, da sua flora e da sua fauna. Para realizá-lo, você só precisará de nadadeiras, óculos de mergulho, máscara para respirar. Uma preparação prévia poderá ser necessária, dependendo do caso. E sempre é importante contar com supervisão e orientação de um profissional.

Corrida na areia

É recomendável praticar esse esporte com tênis próprio, porque eles ajudam que a pisada seja firme e tenha um impacto menor nos tornozelos e joelhos. Essa atividade favorece a circulação sanguínea.

“Correr sobre a areia faz com que os músculos trabalham o dobro e produzam mais energia e mais adrenalina.”

Outros esportes que podem ser praticados na praia

Graças ao amplo espaço da praia, existem outras atividades divertidas que exigem maior amplitude espacial. Entre os mais conhecidos estão: esconde-esconde, corrida, pula carniça entre outros.

Eles não são considerados esportes, mas a atividade física é bem intensa, razão pela qual trazem alguns benefícios do esporte.

Nesses jogos, que podem ser praticados na praia pelas criança, é possível reunir um grande número de crianças de idades diferentes; consequentemente, a diversão é garantida para todos.

meninas brincando de ciranda

Corrida com obstáculos

As corridas podem ser feitas com fitas, sacos plásticos, com um copo plástico cheio de água ou com uma colher com um limão. Ganha aquele conseguir pegar mais fitas adesivas, chegar antes, derramar menos água, ou não derrubar o limão, isso vai depender da modalidade escolhida.

O pula carniça

A criança deve ficar abaixada como se fosse um obstáculo para ser saltada por outras pessoas, que colocam as mãos nas suas costas. Se tiver muitas crianças, aquela que for saltar primeiro se abaixa para as outras poderem pular sobre ela também.

Passar por debaixo da corda

Duas crianças sustentam uma barra ou uma corda reta; as outras fazem uma fila e vão passando por baixo sem tocá-la. O objetivo é ir abaixando a barra ou a corda, aumentando, consequentemente, o nível de dificuldade da brincadeira. Não tem problema nenhum se a criança cair, já que a areia consegue absorver todo impacto da queda.

Como você pode ver, existem muitas atividades e jogos que podem ser praticados, independentemente de vocês passarem um ou mais dias na praia com as crianças. Além disso, os esportes que podem ser praticados na praia pelas crianças terão um impacto positivo na sua saúde.

Recomendados para você