Estratégias que podem ser usadas em casa para crianças com dificuldades de aprendizagem

Se o seu filho tem dificuldades de aprendizagem, não perca estas estratégias para ajudá-lo durante a aprendizagem em casa.
Estratégias que podem ser usadas em casa para crianças com dificuldades de aprendizagem

Última atualização: 23 Janeiro, 2021

Imagine que você está sentada à mesa da sala ajudando o seu filho a fazer o dever de casa. Você faz o possível para que ele se mantenha concentrado, mas mesmo algo tão simples quanto apontar um lápis pode fazer com que a concentração dele desapareça. Seu filho tem dificuldades de aprendizagem e é necessário que isso seja levado em consideração. Por isso, vamos apresentar algumas estratégias que podem ser usadas em casa, adaptadas às suas reais capacidades.

Talvez você pense que fazer o dever de casa com crianças com dificuldades de aprendizagem é muito complicado, mas, na verdade, não precisará ser dessa forma, graças a estas estratégias que podem ser usadas em casa.

Estratégias que podem ser usadas em casa para crianças com dificuldades de aprendizagem

Estratégias que podem ser usadas em casa para crianças com dificuldades de aprendizagem

Esforço de equipe

Entre em contato com o professor do seu filho para discutir os hábitos durante as tarefas. Fale sobre quanto tempo ele gasta fazendo a lição de casa e o quanto ele se distrai enquanto deveria estar fazendo as tarefas. Você também precisará descobrir quais são as expectativas do professor em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento intelectual do seu filho.

Da mesma forma, será fundamental que você faça um plano de trabalho para ajudar a criança a resolver os problemas que deverão ser enfrentados em casa. Faça-a entender que embora seja um esforço de equipe e que o professor e você estejam ao lado dela para tudo o que ela precisar, ela também precisa fazer a sua parte para progredir na sua própria aprendizagem.

Pausa divertida de cinco minutos

Se o seu filho ficar frustrado com uma tarefa, o ideal é fazer uma pausa para fazer algo divertido juntos. Você pode tirar cinco minutos para dar uma caminhada, ouvir uma música engraçada ou fazer um lanche. Isso pode ajudar a quebrar a frustração que ele está sentindo, para que ele possa retornar à sua tarefa com uma nova perspectiva.

Ele poderá retornar aos deveres com uma energia renovada e com vontade de fazer as coisas ainda melhor. Se ele for mantido frustrado e sentado durante muito tempo para fazer a mesma coisa repetidas vezes (sem conseguir), você não precisa dar a resposta, mas também não pode permitir que ele fique bloqueado emocionalmente. É por isso que o descanso divertido é tão importante.

Tabela de conclusão de tarefas

Criem juntos uma tabela de conclusão de tarefas e coloque-a na geladeira ou em qualquer outro lugar para que o seu filho possa vê-la facilmente. Criem uma própria ou pesquisem na internet uma tabela para baixar e imprimir em casa confortavelmente.

Marque um “X” cada vez que o seu filho concluir uma tarefa. Você também pode recompensar a criança com um pequeno prêmio quando ela completar a tabela. O que realmente importa é reconhecer as conquistas do seu filho, por menores que sejam, da maneira que você achar mais adequada.

Compartilhar a leitura, uma das estratégias que podem ser usadas em casa para crianças com dificuldades de aprendizagem

Ler um capítulo inteiro de um livro pode ser demais para algumas crianças com dificuldades de aprendizagem. Para que a criança não se estresse tanto e não fique sobrecarregada com a leitura, você precisa ajudá-la nessa tarefa. É importante ajudá-la a amar a leitura e a entender como isso é importante.

Estratégias que podem ser usadas em casa para crianças com dificuldades de aprendizagem

Para isso, você pode fazer o seu filho ler o primeiro parágrafo ou frase e, se ele for um novo leitor, você pode ler uma grande parte do texto para que ele continue posteriormente com outra pequena parte.

Assim, as informações da história ficarão mais interessantes. É necessário fazer pausas para reforçar os conceitos apresentados. Isso ajudará a manter o seu filho engajado e interessado na tarefa que deve fazer.

Ouvir música calma

Colocar uma música calma enquanto as crianças fazem as lições de casa não precisa ser algo ruim, mesmo que o seu filho tenha dificuldades de aprendizagem e para se concentrar. Se você escolher a música certa, ela não será uma distração, longe disso. O que importa é que seja melódica e que não tenha uma letra que a criança possa entender.

Dessa forma, a melodia vai ajudá-la a ver a tarefa como algo mais agradável e, além disso, ela também poderá apreciar a música. Se você souber tocar algum instrumento, tocar uma música calma durante o dever de casa do seu filho pode ajudar a bloquear ruídos que costumam atrapalharEle também pode usar fones de ouvido se a música incomodar outros membros da família.

Por fim, esperamos que essas estratégias que podem ser usadas em casa para crianças com dificuldades de aprendizagem sejam úteis para oferecer as melhores opções de estudo em casa para os seus filhos.

Pode interessar a você...
A aprendizagem colaborativa em sala de aula
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A aprendizagem colaborativa em sala de aula

A aprendizagem colaborativa em sala de aula se baseia na necessária interação e comunicação entre os alunos, o professor e o ambiente.