Benefícios de tocar um instrumento durante a infância

25 de abril de 2020
O amor pela música e pelos instrumentos musicais, juntamente com a possibilidade de aprender a tocar um instrumento, é uma ferramenta importante na educação das crianças. Além disso, é um ótimo recurso para promover a criatividade dos nossos filhos.

A possibilidade de aprender a tocar um instrumento durante a infância traz muitos benefícios, pois um dos melhores recursos existentes para desenvolver a criatividade e as habilidades cognitivas da criança.

O amor pelos instrumentos musicais também é uma atividade benéfica para as crianças, estimulando a responsabilidade, o trabalho em equipe e o companheirismo, entre outros fatores.

Por que é importante tocar um instrumento durante a infância?

Aprender a tocar um instrumento musical, mesmo durante a idade adulta, representa uma oportunidade valiosa para treinar o ouvido, as habilidades motoras e a criatividade. Além disso, também significa desenvolver uma atividade extracurricular que motiva a pessoa e que talvez possa ser praticada de maneira profissional no futuro, se ela assim desejar.

Os benefícios de tocar um instrumento durante a infância

Habilidades cognitivas

Um dos principais benefícios de aprender a tocar um instrumento durante a infância é a possibilidade de desenvolver e melhorar as habilidades cognitivas de forma significativa.

Em relação a isso, tocar um instrumento tem efeitos importantes no desenvolvimento do cérebro. Além disso, também fortalece outros tipos de habilidades, tais como o pensamento crítico e lógico.

Por outro lado, a música estimula a atividade neuronal, de modo que os neurônios se tornam muito mais eficientes na transmissão dos diferentes sinais. As crianças que aprendem a tocar violão, piano ou qualquer outro instrumento precisam adquirir o hábito de se concentrar.

Capacidade de coordenação

A possibilidade de tocar um instrumento como piano, violino ou violão, entre outros, melhora a capacidade de coordenação da criança. O principal motivo é que esse tipo de atividade requer, na maioria dos casos, que sejam feitos movimentos consistentes com as mãos e que também sejam aprimorados os sentidos auditivo e visual, tudo ao mesmo tempo.

Benefícios de tocar um instrumento durante a infância

Menos estresse

Embora possa parecer inacreditável, as crianças passam por situações estressantes da mesma forma que os adultos. Nesse sentido, tocar um instrumento musical é uma das melhores opções para as crianças conseguirem relaxar enquanto se conectam e se concentram no aprendizado da música.

Quando a pessoa se concentra em onde colocar as mãos e como ler a partitura, a sua mente relaxa e esquece tudo o que traz preocupação.

Bem-estar emocional

O ensino e o hábito de tocar um instrumento promovem o bem-estar emocional de crianças e adultos. É importante que a criança se divirta com essa atividade, para que ela libere toda a energia acumulada e consiga se sentir melhor consigo mesma.

Otimização da memória

Outro dos grandes benefícios de aprender a tocar um instrumento é o desenvolvimento e a otimização da memória. Por exemplo, vários estudos científicos demonstraram que a música é uma das ferramentas mais eficazes para a prevenção e o tratamento do mal de Alzheimer.

Inclusive, muitos adultos com Alzheimer melhoraram um pouco a sua capacidade cognitiva através da música, ao se lembrarem de canções e se conectarem com o sentimento que elas expressavam.

Competências linguísticas

Outra das habilidades que é altamente reforçada pelo aprendizado e pela prática de um instrumento musical é a linguagem.

As letras das músicas, assim como os próprios instrumentos musicais, são ferramentas maravilhosas que ajudam as crianças a expandir o seu vocabulário. Além disso, também estimulam o uso correto da língua.

Confiança

Tocar um instrumento musical geralmente desenvolve uma confiança excepcional nas crianças. Essa autoconfiança reforça, por sua vez, a autoestima dos pequenos, de modo que eles vão conseguir enfrentar os diferentes problemas e desafios do seu dia a dia com uma atitude muito mais positiva e segura.

“As crianças passam por situações estressantes da mesma forma que os adultos. Tocar um instrumento musical é uma das melhores opções para que elas consigam relaxar.”

Habilidades sociais

As habilidades sociais saudáveis ​​também são reforçadas por meio da aprendizagem de um instrumento musical. A razão? As crianças aprendem desde muito cedo a interagir com os outros de uma forma mais eficaz. Com a autoconfiança e a autoestima saudável, a criança terá menos medo de estabelecer relações de amizade.

Benefícios de tocar um instrumento durante a infância

Senso de responsabilidade

Aprender a tocar um instrumento também desenvolve um senso de responsabilidade na criança. A criança precisa praticar e cumprir com seus deveres para evoluir, ainda mais se tocar junto com outras crianças. Nessa situação, ela deve ser responsável e pontual, tanto para o seu próprio desenvolvimento quanto para o benefício do grupo.

Assim, como podemos ver, tocar um instrumento durante a infância tem muitos benefícios. É uma atividade extracurricular que vai ajudar os pequenos da casa a desenvolverem todas as suas habilidades ao máximo. Então, não pense duas vezes e incentive seu filho a escolher um!