Evite criar uma criança narcisista com esses 6 passos

13 Julho, 2018
Encontrar um narcisista é cada vez mais comum nessa época de selfies. Veja como não criar uma criança narcisista!

Você como mãe pensa que seus filhos são especiais e, de certa forma, você tem razão. Mas evite criar uma criança narcisista!

Todos e cada um de nós somos pessoas únicas e especiais. No entanto, dizer constantemente a uma criança que ela é especial exagerando suas capacidades pode causar efeitos adversos.

Não podemos deixar de mencionar que esse problema também tem um componente genético e que depende de outros fatores ambientais. Neste artigo, damos algumas dicas para evitar criar uma criança narcisista. Você vai ver que a chave é o equilíbrio.

1.- Estimule o desempenho da criança sem se esquecer de ensinar sobre a humildade

É sempre bom ajudar seu filho a empregar todos os esforços para realizar qualquer trabalho e a se manter motivado para alcançar seus sonhos e anseios. Nada na vida se conquista se não há um apoio ou se não há automotivação e disciplina.

O lema neste caso seria “Seja o melhor que você pode ser”. Estimule seu filho a se sentir bem com suas conquistas, mas sempre mostrando que ele não é melhor que as outras pessoas. Você deve ajudar a equilibrar essa balança entre ter confiança e, ao mesmo tempo, manter a humildade.

2.- Cuidado com os privilégios

criança narcisista

O conceito de narcisismo poderia ser definido na frase “Sinto que sou o centro do universo”. Esta é uma autopercepção sobre o ambiente que as crianças desenvolvem a partir da relação estabelecida principalmente com os pais.

Portanto, evite criar uma criança narcisista ao eliminar os privilégios exagerados. Em especial, é importante que seu filho não se sinta superior aos seus colegas.

3.- Não permita agressões de nenhum tipo

Sob nenhuma circunstância se deve permitir a crueldade. É importante que seu filho aprenda a ser assertivo. É normal um pouco de agressividade à medida que as crianças se desenvolvem, especialmente com as crianças da mesma idade. Mas você deve trabalhar com seu filho o sentido da empatia.

É especialmente importante não deixar que as crianças zombem ou maltratem os bichinhos de estimação ou os use para fazer algum malabarismo. Se você vir seu filho fazendo isso, por favor corrija-o imediatamente para evitar criar uma pessoa narcisista. Explique o que sente uma pessoa indefesa e abusada por alguém mais velha e mais forte que ela.

4.- Aceite incondicionalmente seu filho como pessoa

A base de uma confiança segura e com uma boa autoestima infantil é a aceitação. Seus filhos precisam saber que são amados e respeitados como são. Mas isso não significa que você deve apoiar os deslizes deles.

Quando seu filho cometer um erro, você deve corrigir. Somente tente fazer com que ele esteja consciente de que esse erro não vai custar seu amor de mãe.

5.- Deixe que seus filhos sofram as consequências de suas ações

Não tente proteger seu filho todas as vezes que ele estiver infeliz ou quando algo não estiver indo tão bem. Se você é do tipo de pai ou mãe que vai correndo para a escola pedir para o professor dar méritos adicionais ao seu filho porque ele não entregou a tarefa, então você não está agindo corretamente.

Um método melhor seria estabelecer um horário e fazer seu filho terminar as tarefas e os deveres. Deixe que seu filho enfrente as próprias responsabilidades com os professores quando não cumprir com os próprios deveres e evite criar uma criança narcisista.

6.- Mostre aos seus filhos os próprios erros

criança narcisista

Buscar a perfeição e o sucesso são atividades dignas. Mas ser um perfeccionista completo é um problema quando os erros aparecerem. (E fique sabendo que eles aparecerão.( Se você mostrar aos seus filhos que os erros e o fracasso fazem parte da vida, eles aprenderão a viver melhor.

Estarão prontos para corrigir seus erros e conseguirão seguir adiante, transformando-se em pessoas maduras, decididas e multifacetadas.

Trabalhe e evite criar uma criança narcisista

Uma criança narcisista não nasce assim, ela se torna. E, na maioria das vezes, esse comportamento é responsabilidade dos pais. Seu filho se torna uma criança narcisista quando a infância dele sofre uma supervalorização por parte dos pais ou por parte de algum adulto que convive constantemente com ele.

É bom trabalhar a autoestima do seu filho sempre que ele não mostrar a você que acha que não merece e não tem valor para as pessoas. Afinal, ele vive em uma sociedade e deve estar preparado para tratar as outras pessoas com o mesmo senso humanista com que ele deseja ser tratado.